Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

José Ernesto Fogo Filho

Administração de Condomínios Recém Instalados: Diretrizes para Implantação do Sistema de Gestão Técnica e Operacional

Benefícios do curso - A gestão de prédios e condomínios, apesar de envolver muitas disciplinas e ser complexa, até bem pouco tempo não dispunha de cursos para formação dos profissionais que atuam na área. A maioria dos profissionais de property management, ainda hoje, vem de formações acadêmicas diversas, tudo o que conhecem da matéria de gestão predial e administração de condomínios foi adquirido, trabalhando na área. No meu caso, são 25 anos nessa área, aprendendo on the job a entender as necessidades dos usuários e a oferecer soluções para os problemas cotidianos de um condomínio. A formação acadêmica em Administração de Empresas ajudou-me a superar alguns problemas, mas nem de perto auxiliou com a abrangente lista de disciplinas que se deve conhecer para o ramo. Nessa linha, o MBA/USP - GF, além de acrescentar informações e conhecimento, permitiu-me instrumentalizar o que eu já havia aprendido informalmente. Atualmente há  opções em cursos para gestão predial e de facilidades, mas nenhum deles se equipara ao conteúdo do MBA em GF da USP, que prepara os alunos para atuar no Gerenciamento de Facilidades em nível de alta gerência. Outro ponto que posso citar é o network que o curso proporciona, que é abrangente e enriquecedor. Por fim, a seriedade com que a Coordenação dirige o curso, reflete em reconhecimento aos profissionais que o fazem. Para mim foi um divisor de águas.

Tese da monografia - O tema escolhido, “Administração de condomínios recém instalados: diretrizes para Implantação do sistema de gestão técnica e operacional”, está ligado à minha área de atuação, pois devido ao crescimento dos grandes centros e a verticalização das cidades, o número de condomínios verticais cresceu muito nos últimos anos. Esses empreendimentos tornam-se maiores e mais complexos a cada ano e exige dos gestores de propriedade habilidades e conhecimentos específicos. Mesmo com a existência de muitos profissionais experientes e empresas tradicionais no mercado de administração condominial, é comum verificar a ausência de um plano bem definido para a etapa de implantação de condomínios, causando transtornos aos usuários e gerando conflitos que poderiam ser contornados. A meu ver, o trabalho vem contribuir com o mercado e com os profissionais de FM por criar um guia de procedimentos específicos para a etapa de implantação, auxiliando os gestores no processo, otimizando e agilizando o resultado final, por trata-se de uma compilação de normas e legislações pertinentes, tendo como objeto principal demonstrar um padrão para o processo de implantação.

Perfil

Tenho 25 anos de atuação na área imobiliária, sendo 20 direcionados à área de gestão condominial/predial. Forte experiência em Gestão de Edifícios Corporativos, com foco em otimização de recursos e atendimento a usuários. Gestão de utilidades, de operações e implantação de serviços. Busco a manutenção do patrimônio de maneira que o imóvel seja usado de forma plena e com a eficiência mais próxima da condição prevista em projeto. Elaboração de planos de melhoria e investimentos para Retrofit de Sistemas Prediais, para modernização e redução da utilização de recursos, mas considerando o impacto aos usuários. Atualmente como Síndico Profissional e Consultor para Edifícios Corporativos, dando atendimento a grandes fundos de investimento imobiliários, gerindo em torno de 500.000 m² de ABL em prédios corporativos, R$ 100 milhões em orçamentos ordinários anuais e mais de R$ 50 milhões em investimentos e melhorias. Dentre os prédios da carteira, valem ser destacados: Ed. Brazilian Financial Center; WTorre Morumbi; Brascan Century Plaza Alphaville; Centro Empresarial Senado (RJ).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP