Fernando Arcos Del Castilho Bado

Percepção da satisfação dos usuários de um prédio de escritório associada ao conceito de Servibilidade das Instalações

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe uma visão mais adequada para o processo estratégico e para a tomada de decisões importantes. A preparação de dois anos é muito voltada à gestão, com boas doses de conhecimento técnico e legal, o que proporciona uma assistência consistente na vida profissional. 

Sem dúvida, não posso deixar de reconhecer a importância das trocas de experiências que tivemos com os profissionais que ministram o curso, pois muitos já vivenciaram os dilemas que enfrentamos e ajudam com o encaminhamento das principais soluções,  adaptadas à realidade individual, é claro.

Outro ponto alto do MBA foi a abordagem prática. Existiram diversas visitas para o entendimento, onde o foco eram as questões vivenciadas nas operações. O compartilhamento das principais interações com os usuários, eficiências e forma de medição (indicadores) dos sistemas prediais, bem como a razoabilidade de cada forma empregada foi muito positivo para a profissão.

Tese da monografia - Fiz a minha monografia sobre a “Percepção da satisfação dos usuários de um prédio de escritório associada ao conceito de Servibilidade das Instalações”. Como a servibilidade é um tema pouco explorado no Brasil, mas amplamente difundido no mercado internacional, despertou minha curiosidade sobre a aplicação prática do tema. 

A servibilidade, ou seja, o atestado se um prédio de fato “serve” para uma determinada ocupação, pode ser ainda muito explorada no mercado e o curioso é que, embora normatizada pela ASTM, é muito flexível. 

Ao final do trabalho, sugeri a continuidade da exploração do tema com o desenvolvimento de indicadores, o que seria uma ótima evolução do assunto, e assim deixei minha contribuição para o mercado de FM.

Perfil

Sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Administração. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo. Possuo mais de 15 anos de experiência profissional em concepção e operacionalização de ambientes e serviços corporativos, expansão e operação de rede de varejo e gestão de estratégia imobiliária. Atuei em construtora, instituição financeira de grande porte e agora lidero a área de facilities da Raízen.

 

Líderes de audiência

Mercado

Woba lança agentes de IA para gestão imobiliária corporativa e aposta em nova fase do workplace

Plataforma apresentada durante a Expo InfraFM promete apoiar decisões ligadas a custos, operação e experiência dos colaboradores por meio de inteligência artificial aplicada ao real estate corporativo

Mercado

Congresso InfraFM 2026 começa com imersões em operações de referência

Primeiro dia do Congresso InfraFM foi marcado por visitas técnicas em empresas e operações de diferentes segmentos, proporcionando aos participantes uma visão prática sobre gestão de infraestrutura, manutenção, tecnologia, segurança, sustentabilidade e eficiência operacional

AstraZeneca traduz crescimento, bem-estar e brasilidade em novo escritório em São Paulo

Com 2.300 m² na Torre Jatobá, o novo escritório da AstraZeneca em São Paulo foi projetado para apoiar o modelo híbrido, priorizando colaboração, sustentabilidade, acessibilidade e bem-estar dos colaboradores, com elementos de brasilidade e gestão por

Operações

Perder o prazo do LEED pode adiar certificações estratégicas até 2027

Cronograma do GBCI mostra que projetos que buscam certificação antes da Greenbuild ou até o fim do ano precisam antecipar documentação, pagamento e análise técnica

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea