Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Fernando Arcos Del Castilho Bado

Percepção da satisfação dos usuários de um prédio de escritório associada ao conceito de Servibilidade das Instalações

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe uma visão mais adequada para o processo estratégico e para a tomada de decisões importantes. A preparação de dois anos é muito voltada à gestão, com boas doses de conhecimento técnico e legal, o que proporciona uma assistência consistente na vida profissional. 

Sem dúvida, não posso deixar de reconhecer a importância das trocas de experiências que tivemos com os profissionais que ministram o curso, pois muitos já vivenciaram os dilemas que enfrentamos e ajudam com o encaminhamento das principais soluções,  adaptadas à realidade individual, é claro.

Outro ponto alto do MBA foi a abordagem prática. Existiram diversas visitas para o entendimento, onde o foco eram as questões vivenciadas nas operações. O compartilhamento das principais interações com os usuários, eficiências e forma de medição (indicadores) dos sistemas prediais, bem como a razoabilidade de cada forma empregada foi muito positivo para a profissão.

Tese da monografia - Fiz a minha monografia sobre a “Percepção da satisfação dos usuários de um prédio de escritório associada ao conceito de Servibilidade das Instalações”. Como a servibilidade é um tema pouco explorado no Brasil, mas amplamente difundido no mercado internacional, despertou minha curiosidade sobre a aplicação prática do tema. 

A servibilidade, ou seja, o atestado se um prédio de fato “serve” para uma determinada ocupação, pode ser ainda muito explorada no mercado e o curioso é que, embora normatizada pela ASTM, é muito flexível. 

Ao final do trabalho, sugeri a continuidade da exploração do tema com o desenvolvimento de indicadores, o que seria uma ótima evolução do assunto, e assim deixei minha contribuição para o mercado de FM.

Perfil

Sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Administração. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo. Possuo mais de 15 anos de experiência profissional em concepção e operacionalização de ambientes e serviços corporativos, expansão e operação de rede de varejo e gestão de estratégia imobiliária. Atuei em construtora, instituição financeira de grande porte e agora lidero a área de facilities da Raízen.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP