Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Fabio Sampaio Bordin

Estudo de aplicação, utilizando a metodologia para avaliação da qualidade em serviços chamada Servqual

Benefícios do curso - Acredito que o profissional que faz seu trabalho com entusiasmo agrega naturalmente conhecimento com a experiência que acumula no dia a dia, mas quando ele consegue complementar este aprendizado com uma revisão acadêmica, conceitual, atualizada e aplicável nos diversos aspectos que envolvem sua atividade, é possível visualizar novas possibilidades de melhorias de processo e de desempenho, além de defender as implantações com mais embasamento teórico, o que melhora as possibilidades de argumentação e convencimento. Confesso que exerci minha atividade na área de gestão de serviços por alguns anos com dificuldade de argumentar com algumas pessoas, no ambiente corporativo, que a qualidade na gestão de serviços é muito mais do que apenas o controle de processos e que estes devem estar focados para o bom atendimento das expectativas do público-alvo que deve ter sido pré-definido, quantificado e estudado no projeto de posicionamento da marca/empreendimento.

O MBA/USP - GF também foi uma oportunidade de ampliação do networking no mercado de Gerenciamento de Facilidades por meio dos professores, alunos, empresas e associações que ali desenvolvem atividades, o que ajuda bastante a acompanhar atualizações e tendências da área.

Tese da monografia - O foco do meu trabalho foi um “Estudo de aplicação, utilizando a metodologia para avaliação da qualidade em serviços chamada Servqual”. Esta metodologia avalia e quantifica a eficiência dos serviços a partir do entendimento da qualidade como sendo a diferença entre as expectativas e as percepções dos usuários de um determinado serviço.

O trabalho procurou, por meio do estudo de caso de avaliação da qualidade de serviços em um campus universitário, demostrar a aplicação dos conceitos teóricos da ferramenta Servqual como uma oportunidade de melhor identificação e gerenciamento das expectativas dos usuários em seus diversos níveis de interação com os serviços (levantamento das expectativas na visão do público alvo; interpretação destes desejos pelo ambiente corporativo; definição das ações de melhoria; percepções do usuário pelo serviço recebido) possibilitando o mapeamento e priorização das ações que agregam alto valor e que estão diretamente associadas a percepção de qualidade, satisfação, comportamentos de afinidade e fidelização ao serviço do usuário.

Perfil

Atuei no Instituto Mauá de Tecnologia como Coordenador de Planejamento para implementar as áreas de Marketing, Eventos e Comunicação de 1995 até 1998 quando fui promovido a Gerente de Manutenção e Serviços, cargo que exerci por 13 anos, administrando as instalações e serviços nos 2 campi da Instituição, que possuem aproximadamente 43.000 m2 de área construída incluindo 54 salas de aulas e 106 laboratórios para os cursos de Engenharia, Administração e Design. Em 2013 assumi a Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento coordenando o novo Plano Diretor para o campus de São Caetano do Sul e o desenvolvimento de sistemas de informática para gestão e suporte aos processos administrativos, relativos às atividades de previsão orçamentária e gestão de aquisições de produtos. Procurei complementar minhas formações acadêmicas em Administração de Empresas/Comércio Exterior (Instituto Metodista) e Engenharia Mecânica (Escola de Engenharia Mauá), com os cursos: Especialização em Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos da Construção Civil (Pece/USP); MBA em Finance Trading (Instituto Mauá de Tecnologia); e MBA em Gerenciamento de Facilidades (Pece/USP). Atualmente cursando MCR (Master of Corporate Real Estate) (Pece/USP) e CoreNet.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP