Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Fabiana Giannubilo Stumpf

Gerenciamento de Facilidades em Agências Bancárias: Critérios para Avaliação da Sustentabilidade Utilizando o LEED© FOR Existing Buildings

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF me fez compreender que a área de FM é extremamente técnica. Para ser um bom profissional, além de experiência, é necessário ter conhecimento em diversas esferas de atuação. O assunto vai muito além do bom senso e da criatividade, como muitos pensam.

A área de FM, diversas vezes, não é reconhecida, pois muitos acham que poderiam fazer melhor, porém, não é tão simples assim.

O curso me deu mais segurança e clareza no entendimento de que antes de dar qualquer informação, é necessário analisar os fatos, e ter conhecimento na área de gestão de empreendimentos, manutenção, serviços, riscos e até financeira.

Tese da monografia - A tese de minha monografia foi “Gerenciamento de facilidades em agências bancárias: critérios para avaliação da sustentabilidade utilizando o LEED© For Existing Buildings”. Este tema, na época em que fiz o trabalho, era relativamente novo no Brasil. Estavam surgindo vários prédios certificados no País, na sua maioria na cidade de São Paulo, e o trabalho ajudou os profissionais da área à entenderem um pouco sobre o assunto.

Importante salientar que apesar de muitos prédios já “nascerem” certificados,  no caso do meu trabalho, tratava-se de um estudo de caso de uma agência bancária, que já funcionava e foi adaptada para ser um Green Building. Esta adaptação muitas vezes é custosa demais e a aprovação deste investimento é mais difícil.

Perfil

Antes de atuar na área de real estate, atuei no ramo de hotéis. Sou formada em Hotelaria e Administração, o que forneceu a base para área de FM. 

Em 1997 comecei na Compass Birmann, empresa que depois foi comprada pela LaSalle Partners e posteriormente passou para Jones Lang LaSalle (hoje JLL). Atuei como Assistant Building Manager no Birmann 11 & 12, passei a Property Manager, Facilities Manager, Gerente Regional e fiquei em Chicago por 10 meses em um programa de intercâmbio da JLL, quando trabalhei nas contas do Bank One e Bank of America.

Depois de 5 anos de atuação fui para BRC, empresa do grupo Cyrela, onde implantei e gerenciei o The Park Hall e o Faria Lima Financial Center.

Em 2005, comecei a trabalhar na área de Facilities Management da CBRE, local em que trabalhei por 6 anos nas contas American Express e EDS, como FM e Senior FM. Em 2010, passei de fornecedora à tomadora de serviços trabalhando desde então com fundos de investimento e cuidando como “proprietária” dos imóveis dos fundos, contratando e supervisionando o trabalho das administradoras, administrando os contratos de locação e atendendo aos locatários dos imóveis.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking