3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Ernesto de Gouveia Tavares Júnior

Comissionamento em Edificações

Benefícios do curso - O MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades é um grande diferencial na vida profissional. A integração entre as atividades cotidianas de atendimento a clientes com qualidade de serviço e fundamentação e abordagem técnica de todos os aspectos envolvidos nas operações são bastante explorados durante o curso e acabam por fortalecer a percepção do profissional e a inserção deste no mercado. A visão sistêmica, tão difundida no curso, se torna a constante prática, permeando o entendimento empresarial, ajudando a qualificar posturas e procedimentos e consolidando conhecimento.

Tese da monografia - O “Comissionamento de edificações” é um processo técnico de verificações e ajustes, às quais se submetem as edificações e suas operações, e se aplica à construção civil (construções novas e retrofits) e na manutenção das edificações já em operação.

Visa a obtenção de economia de recursos, a correta verificação dos procedimentos de manutenção, a integração com aspectos ambientais, o conforto e segurança das edificações e a integração destes elementos com aspectos de automação predial, entre outros objetivos do processo.  

Historicamente, o processo de comissionamento tem sua origem nos ajustes das embarcações navais complexas (perfeita integração e funcionamento do conjunto) e seu uso estendeu-se às edificações em seus sistemas mais complexos como Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Atualmente, dado as constantes inovações de processos construtivos nos campos tecnológicos e as complexas necessidades das empresas, e visando a qualidade e confiabilidade das operações, o processo de Comissionamento em Edificações tem se tornado parte integrante do planejamento, construção e operação de edificações em países mais desenvolvidos. O processo ainda é pouco difundido no Brasil, pois o comissionamento por aqui se aplica mais a partes isoladas da edificação (instalações elétricas de média e alta tensão, sistemas de ar condicionado, predominantemente). A importância de se comissionar toda a edificação ainda não é largamente difundida na cadeia da construção civil em nosso país, sendo ainda encarado, muitas vezes, como um custo desnecessário.

Além de o procedimento do Comissionamento de Edificações ser um instrumento de apoio para o profissional de Facilities desempenhar com mais segurança o seu trabalho, afinal uma edificação comissionada é mais confiável e eficiente, é também um campo de mão de obra muito afeito à sua execução pelo próprio profissional de Facilities, dado o conhecimento e áreas de atuação deste profissional.

Perfil

Sou formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. USP – Escola Politécnica – Fundação Paulo Vanzolini – Planejamento Estratégico na Construção Civil. Universidade Secovi - Incorporação Imobiliária. Universidade Secovi - Administração de Condomínios / Síndico Profissional.

Como Síndico Profissional há dez anos, atuando em condomínios residências e comerciais, busco oferecer soluções completas para a implantação e gestão desses empreendimentos por meio da experiência adquirida em sindicância profissional, atendendo a legislação vigente, agregando valores e operando com ética, aplicando metodologia própria desenvolvida. 

Dentre meus trabalhos destaco: Cond. Edifício Corporate Park (área total mantida de 39.000 m² e cerca de 60 colaboradores terceirizados fixos); Cond. Pedra Grande (área total mantida de 18.000 m² e 18 colaboradores terceirizados fixos); Cond. Edifício Saint George (área total mantida de 24.000 m², residencial com 160 apartamentos, 2 blocos e 11 colaboradores próprios);Cond. Edif. Diseño Campo Belo (área total mantida de 16.000 m², residencial com 108 apartamentos e 9 colaboradores terceirizados).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP