TELELOK
 

Edson Campioni

A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios

Benefícios do curso - Além de obter maior foco nas necessidades de minha profissão, como gestão das áreas financeiras, manutenção e serviços, o MBA/USP - GF trouxe-me conhecimento dos meus pares, profissionais que atuam em diversos ambientes de trabalho. Compreendi mais amplamente que o setor de facilities é um sistema da organização, constituído principalmente por processos gerenciais e de planejamento, onde as entradas são os recursos de vários tipos: humanos, financeiros, energéticos, naturais e tecnológicos e, principalmente, informação e os resultados são os serviços de suporte necessários, produtos da operação do edifício e de seus sistemas. Dimensionei que em todo esse sistema atuam influências externas, exercidas basicamente pela sociedade, mercados, organização e legislação, e internas, exercidas pelos diversos usuários e condições do edifício, seus sistemas e equipamentos. Estas influências interferem na forma como os processos de planejamento são desenvolvidos e, portanto, em seus resultados.

Tese da monografia - Com o título de “A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios” minha monografia objetivou elaborar um guia prático que esclarece o conceito de acessibilidade nas empresas, fornecendo aos Gerentes de Facilidades o acesso a informações de forma rápida e abrangente de modo a sensibilizá-lo para a importância do uso correto dos conceitos impostos pelas normas e legislações vigentes (Lei Federal nº 10.098/2000, Lei Complementar nº 683/92 do Estado de São Paulo, Lei nº 8.213/91e Decreto nº 3.298/99), propiciando maior agilidade nas tomadas de decisão e na solução dos problemas a um custo compatível. 

A comparação dos custos de implantação no início do projeto e o custo da adaptação com o ambiente já em funcionamento encontrou uma relação de 1% para até 25% do valor investido, o que demonstrou ser ideal que os projetos já contemplem esse conceito antes que os ambientes sejam construídos.

Por fim, foi proposto um guia prático com recomendações para as adequações em forma de checklist, possibilitando, a partir da execução destas, o pleno uso por parte de todos.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista, graduado há 18 anos, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, com experiência de 16 anos na área de Facilities/Property/Manutenção/Operação, em empresa farmacêutica americana, gerenciadora e prestadora de serviços, atuando em edifícios, indústrias, centro de distribuição, data center, hospitais, shoppings, entre outros, destacando principalmente: gerenciamento de contratos e de pessoas, planos de manutenção preditiva e preventiva, automação de sistemas prediais, acesso, segurança, telefonia e dados, redução de custos com gerenciamento de contas de energia elétrica, água e afins, gerenciamento de documentação (AVCB, alvará de licença, Cetesb), controle orçamentário e custos, implantação de novos projetos (layout e sistemas prediais), programas de treinamento. 

Como objetivo de meu trabalho, busco integrar pessoas, espaço e tecnologia. Dentre as empresas que trabalhei destaco: JLL (2014), Grupo Brasanitas (2012-2014), CB Richard Ellis (2011-2012) e Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. (1998-2011).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


EXPO E CONGRESSO 2026

Mais lidas da semana

Mercado

Os novos bunkers da era da IA

Campinas e Barueri tendem a se consolidar como importantes polo de data centers

Operações

A.C. Camargo economiza US$ 2 milhões com videomonitoramento e reinveste em atendimento

Implantação de mais de 2 mil câmeras amplia controle, reduz perdas e otimiza processos hospitalares

UrbanFM

Free Flow com DNA nacional reduz custos e amplia eficiência no tráfego rodoviário

Empresa com sede em São J. dos Campos é pioneira na tecnologia brasileira implementada no Rodoanel e que futuramente entrará em operação comercial

Mercado

InfraFM 2025 encerra maior edição da história e já confirma datas para 2026

Encontro reuniu mais de 7 mil profissionais altamente qualificados e promoveu 220 reuniões de negócios

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP