Condor
 

Carlindo Martins Macedo

A estratégia da terceirização de processos de negócios no gerenciamento de facilidades

Benefícios do curso - Foi nessa primeira turma do MBA/USP - GF, da qual participei, que fundamos a Abrafac, em uma iniciativa de um grupo de líderes dos alunos em conjunto com representantes do GAS e do Grupas. Constituímos a primeira diretoria, promovemos o evento de lançamento e, durante dois anos, lançamos as bases do que hoje é a Associação Brasileira de Facilities. Não preciso nem dizer o quanto foi relevante o curso para a criação e consolidação de networking em facilities nos anos seguintes. Além de todos os benefícios de relacionamento, o MBA proporciona visão estratégica da atividade, atualização de conhecimento específico e a possibilidade de contribuir de forma duradoura para a construção de conhecimento no setor por meio da elaboração da monografia.

Tese da monografia - O tema foi “A estratégia da terceirização de processos de negócios no gerenciamento de facilidades”, e graças à relevância do assunto e a profundidade da revisão bibliográfica proposta, resultou em um paper para o congresso “FM in the Experience Economy”, do CIB W070, realizado em São Paulo. O abstract da monografia ainda permanece atual, mesmo após uma década:

O gerenciamento de facilidades vem crescendo em importância como atividade que abrange todas as funções de suporte às organizações. Além de sua essência demonstrar grande vocação para a terceirização, a crescente qualificação de prestadores de serviços especializados nessa atividade vem viabilizando a adoção dessa prática em todo o mundo. Assim, observa-se uma forte tendência de se adotar a terceirização do gerenciamento de facilidades entre as estratégias de transformação dos negócios. As diversas modalidades de terceirização como a de processos de negócios (business process outsourcing), terceirização extrafronteiras (offshoring outsourcing) e os serviços compartilhados (shared services) demonstram a ampla disseminação dessa ferramenta de gestão, alavancada pela globalização e pela tecnologia da informação e comunicação.

Perfil

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAUMack), MBA em Gerenciamento de Facilities (Poli-USP), especialização pela AOTS – Association for Overseas Technical Scholarship em Latam Facilitators Training (no Japão) e em Gestão de Shopping Centers (Provar-FIA), com passagens em posições de Diretoria Executiva e Senior Management no HSBC, Grupo GPS, ISS Facility Services, Trump International Realty, JLL e Camargo Corrêa. Fundou a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e integra o conselho da CoreNet Global Brazil como Diretor de Educação. Atualmente na BR Properties como General Manager Property Management, baseado no Rio de Janeiro.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP