Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Andrea de Jesus Filipe

Como criar acessibilidade em prédios já construídos

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a compreender melhor as tarefas e responsabilidades da área; outro ponto positivo foi a troca de experiência que obtive com profissionais que enfrentam a mesma realidade que eu. 

Com o curso, aprendi a estar aberta para mudanças e adaptar-me facilmente a novos projetos ou demandas que surgem no dia a dia, e isso me ajudou a ter menos medo de enfrentar situações que antes eu não teria coragem de encarar, ou seja, deixou-me mais segura para tomar decisões e fazer a gestão de equipes com formações diferentes. 

O MAB é bastante abrangente, nele aprendi desde a elaboração de planilhas para controle financeiro até métodos de recuperação de estrutura e fachadas. 

As aulas com o Professor Moacyr da Graça nos fizeram quebrar paradigmas e refletir sobre fatos/atividades/problemas de uma maneira diferente da que estávamos acostumados, além de simular hipóteses e soluções diversas para os mesmos problemas. Realmente foi o ponto alto.

Tese da monografia - A minha tese foi sobre “Como criar acessibilidade em prédios já construídos”. Nós, responsáveis por facilities, precisamos pensar em situações que podem ocorrer em nosso dia a dia, em maneiras de transformar o ambiente sem afetar ao usuário final. 

Essa monografia ajudou-me a entender melhor o cotidiano de uma pessoa com dificuldades motoras, além de compreender o funcionamento do edifício que foi utilizado como estudo de caso. Agregou-me maior conhecimento sobre o que podemos fazer em edificações já existentes, nas quais as grandes reformas são mais restritas em função de investimento, segurança e sustentabilidade da construção.

Perfil

Possuo formação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, concluída em 1999. Em 2002, retornei à Universidade Presbiteriana Mackenzie onde concluí a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Em 2012 finalizei o MBA em Gerenciamento de Facilidades na Poli-USP. 

Atualmente trabalho em uma multinacional do segmento de Turismo Corporativo, onde atuo como Gerente de Facilidades. Sou responsável pela gestão das equipes terceirizadas de limpeza, bens de consumo alimentício e segurança, além de um quadro efetivo que executa o suporte relacionado à manutenção, compras internas e logística de um escritório de mais de 2.000 m2. 

Anteriormente, trabalhei na Dafiti (2011 a 2014) uma empresa de e-commerce, como Gerente de Facilidades, onde fui responsável pela gestão de 4.100 m2 e um CD - Centro de Distribuição - de quase 20.000 m2 e também na Serasa Experian (2004 a 2011), onde entrei como Engenheira de Segurança do Trabalho e finalizei como Coordenadora de Facilidades.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP