Expo 2025 - Credenciamento
 

Adriana Jordão Rios Nunes

Formulação de objetivos estratégicos para a gestão de sistemas de medição individualizada de água em condomínios residenciais

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe inúmeros benefícios à minha atual profissão. E com o passar do tempo esses benefícios só aumentaram.

Quando iniciei o curso, eu era sócia titular em um escritório de arquitetura, o Rodrigues Rios Arquitetura (RRA), onde o foco era a área corporativa. Começar o curso me possibilitou buscar outras áreas de atuação, montei outra empresa, fui convidada para gerenciar o departamento de operações de uma multinacional alemã, onde trabalhei por 8 anos, e cresci profissionalmente, pois fui responsável por dirigir todo o País e a expansão para a América do Sul. Até que, há dois anos, revi minha carreira e percebi que poderia levar toda essa experiência para a empresa onde tudo começou: meu escritório de arquitetura. E foi o que fiz. Retornei à mesma sociedade, agora com foco na multidisciplinaridade e visão global dos sistemas prediais como um todo. Hoje realmente percebo nosso diferencial. Quem nos contrata são diretores de facilities e real estate. E ter conhecimento nessa área, faz toda a diferença no trabalho oferecido. No último ano, mesmo com toda a crise do setor, nossa empresa teve um crescimento de 30%.

Tese da monografia - O mercado de FM é bastante amplo, mas o “todo” pode ser gerenciado da mesma forma: elencando os objetivos, criando fluxogramas de trabalho, fazendo planejamento estratégico, tendo métricas, SLAs, e, principalmente, entendendo que cada tipologia de cliente comporta-se de uma forma diferente, por isso o tema da minha monografia foi a “Formulação de objetivos estratégicos para a gestão de sistemas de medição individualizada de água em condomínios residenciais”. Não podemos ter a mesma expectativa de resposta para um trabalho de FM em uma empresa de 6.000 funcionários e para um condomínio comercial. Este, por sua vez, ainda se difere de um condomínio residencial. 

Todas essas singularidades devem ser levadas em conta no momento do planejamento e da execução. O trabalho deve ser constantemente reavaliado, de forma dinâmica, vendo o que está funcionando, o que não está, entendendo as razões e usando como lições aprendidas.

Perfil

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Atualmente sou sócia diretora do escritório Rodrigues Rios Arquitetura (RRA), empresa associada à Kompas International Architects, onde participo de projetos nacionais e internacionais com foco na área corporativa, e sócia da AirFlow na qual gerencio a instalação e manutenção predial. Tenho experiência de 15 anos na Área Operacional e Comercial. Fui Diretora Regional de Operações da Ista International, responsável pelo desenvolvimento de soluções e novas tecnologias, estruturação de departamento, administração de budget e relação com stakeholders. Também fui Gerente de Facilities na Administradora Zangari ajudando na implantação da área de facilities para condomínios residenciais, por meio do gerenciamento de infraestrutura, contratos, procedimentos de manutenção predial, controle de ativos, entre outros. Atuei como Professora Titular no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Operações - UMC nos anos de 2008 e 2009. E fui Palestrante em treinamentos e cursos em entidades como Secovi e GBC Brasil.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP