Expo 2025 - Credenciamento
 

Escritório-showroom

LEDVANCE mira em projeto high-tech para imprimir mais qualidade de vida e sinergia aos colaboradores e exposição assertiva para suas soluções de iluminação

Por Érica Marcondes

Líder mundial em produtos inovadores em iluminação, presente em 120 países e fruto da divisão de lâmpadas da OSRAM, a LEDVANCE está de casa nova. O desejo de investir em um ambiente de trabalho mais high-tech surgiu com a desativação da fábrica na cidade paulista de Osasco e, de quebra, da oportunidade de oferecer mais qualidade de vida e sinergia para os cerca de 100 funcionários, transferidos em setembro para um escritório novinho em folha em Barueri.

“Estamos muito animados com este espaço, cujo propósito também é refletir com mais propriedade o nosso core business e melhor atender nossos clientes”, comenta Everton Mello, CEO da LEDVANCE no Brasil e sponsor do projeto. Para apoiá-lo nos aspectos envolvidos neste processo de instalação do novo escritório, o executivo definiu um comitê composto por especialistas de dentro da empresa em recursos humanos, elétrica, hidráulica e afins.

O novo endereço

A boa infraestrutura da região e a proximidade com o antigo endereço (visando não alterar as facilidades de acesso para os colaboradores) foram determinantes para a decisão de instalar a empresa no 12º andar do CEA Corporate Alphaville, empreendimento moderno em estilo neoclássico recém-inaugurado na Alameda Araguaia, 2.104.

Coube à Informov Arquitetura + Engenharia captar as intenções do cliente e traduzi-las em uma área de 1.300m2, onde predomina o layout aberto para maior integração dos times. Fechadas, somente as salas do CEO e CFO, em que as divisórias em vidro duplo cumprem a função de proporcionar ora privacidade (através do acionamento de persianas embutidas), ora transparência sem deixar de lado a proteção acústica, e as salas de reuniões (três maiores e seis menores chamadas de ‘think tank room’ – estas utilizadas para conversas rápidas que exigem privacidade, ligações telefônicas e ainda atividades de criação como design thinking). Todas são dotadas de equipamentos completos multimídia para conference calls.

Forte identidade visual

A entrada principal é marcada por portas de vidro deslizantes que convidam o visitante a adentrar no universo da marca. Um grande painel de LED em vidro retroiluminado no tom laranja assume a posição de protagonista no espaço, que ainda apresenta quatro poltronas Egg também no tom da LEDVANCE e piso vinílico autoportante 91cm X 91cm com referência ao cimento. Importado e de alta resistência, o produto garante uma instalação mais fácil e rápida, pois devido ao próprio peso requer muito pouca cola. “Também é importante lembrar que este tipo de revestimento para utilização sobre o piso elevado facilita muito a devolução da laje no futuro, pois evita a demolição do piso e contrapiso como acontece quando se tem o porcelanato. E isso tem sido considerado na análise dos nossos clientes”, explica Murilo Toporcov, Diretor da Informov.

Do lado posterior da recepção, constituindo inclusive o formato de um feixe de luz, a equipe de arquitetos projetou galerias que funcionam como um showroom aberto. São lounges que permitem ao visitante conhecer as tecnologias da empresa durante o percurso até os demais ambientes do escritório.

Foram desenvolvidos painéis expositores para apresentação de toda a linha de produtos. A fixação dos painéis que abrigam lâmpadas, luminárias e mecanismos de controles eletrônicos foi feita em suportes de aço estruturados no interior das paredes de drywall, dando resistência e permitindo flexibilidade para mudanças futuras. Além disso, escondem perfeitamente o cabeamento em cinco vias — (mais que o dobro dos projetos standard) necessário para permitir que a sede fosse inteiramente automatizada.

Na prática, isso significa que também não há um interruptor sequer pelo escritório. A iluminação é 100% acionada por sensores de presença, 100% LED e dimerizável conforme a luz natural que entra no ambiente – de olho em mais eficiência energética, funcionalidade e produtividade.

Luminárias com difusor antirreflexo

 Anexo ao espaço há ainda uma área de descompressão, onde os colaboradores podem se reunir para pausas salutares durante o dia de trabalho e nos happy hours que acontecem às sextas-feiras.

 Além do mobiliário descontraído e confortável, as luminárias que alternam os tons de luzes e acionadas por sistema de comando de voz permitem criar diferentes cenários, o que dá um toque aconchegante e tecnológico ao ambiente. “É o tema ‘iluminação’ permeando todo o projeto”, lembra Murilo.

Outro destaque vai para as gigantografias com os valores da companhia e alinhadas com a identidade corporativa da LEDVANCE, sem falar nas cadeiras 100% em telas e ergonômicas e nas estações de trabalho em formato orgânico, escolhidas por conferir modernidade e mais movimento à área de staff, cujos gerentes estão alinhados em frente às suas respectivas equipes, nas extremidades do andar.

Mais desafios da implantação

Para cumprir com excelência todas as fases deste trabalho turnkey (chave na mão), em que o cliente tem a facilidade e a garantia de mudar para um escritório 100% funcionando, inclusive com relação ao prazo exíguo de 90 dias (entre projeto e obra), a empresa de arquitetura e engenharia lançou mão de uma ferramenta que tem aproximado cada vez mais públicos de mesmo interesse. “Neste caso, o alinhamento e a comunicação entre as equipes da Informov, o cliente e a administração do condomínio foram beneficiados por um aplicativo de mensagens instantâneas”, contou à INFRA o Diretor Murilo Toporcov.

Em paralelo, foram superados outros desafios, principalmente de implantação. Conhecedora da infraestrutura do prédio e com a experiência adquirida em outras obras, a Informov viabilizou o desenho das salas menores de reuniões de maneira a não obstruir a passagem necessária às janelas do edifício, que possuem  dispositivos de abertura automática para renovação do ar, ativadas pelo sistema de extração de fumaça em caso de incêndio. O uso inteligente do layout, pensado ainda na fase de projeto, poupou tempo, dinheiro e retrabalho.

“É evidente a motivação entre os nossos colaboradores diante deste novo espaço. A Informov desempenhou um trabalho excelente, tendo muito êxito em materializar as nossas necessidades e desejos – desde a etapa do briefing à escolha dos materiais e à qualidade e durabilidade do projeto e execução da obra. Com certeza, toda essa estrutura será um motivo a mais para superarmos o atendimento de qualidade que já vínhamos dispensando aos nossos clientes”, finaliza o CEO Everton Mello.

A LEDVANCE no Brasil conta ainda com outros três escritórios em Recife, Porto Alegre e Goiânia e um Centro de Distribuição de 8.000m2 em Embu das Artes (SP), onde a empresa possui a infraestrutura necessária para armazenar os sensíveis produtos de iluminação com a máxima eficiência e segurança.

Leia também esta reportagem na versão digital da Revista INFRA.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP