Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Em qual perfil profissional você se encaixa?

Pesquisa identificou novos comportamentos de comunicação, necessidades e pontos problemáticos da nova força de trabalho empresarial

Uma pesquisa encomendada pela Plantronics, líder mundial em soluções de comunicações unificadas e uma das maiores incentivadoras da renovação do ambiente corporativo, realizada com 2 mil profissionais de todo o mundo, descobriu novos comportamentos de comunicação, necessidades e pontos problemáticos da nova força de trabalho empresarial. Cinco perfis de funcionários de grandes empresas foram identificados:

Comunicador de Escritório. O tipo mais tradicional identificado, o comunicador de escritório não leva trabalho para casa e é resistente à adoção de novas tecnologias ou mudanças no sistema operacional da empresa. Em média utiliza 5,9 dispositivos durante o dia, mas se baseia basicamente no e-mail e telefone fixo, mesmo que 42% também afirme que utilize smartphones.

Colaborador de Escritório. Apesar de se dividir entre mais dispositivos, 7,3 por dia, o profissional deste estilo tem maiores problemas para se concentrar quando há ruído no escritório (68%). Grande parte não trabalha sem o fone de ouvido, seja para realizar chamadas ou para escutar música para abafar as conversas paralelas. Fãs de tecnologia e aplicativos que ajudam a facilitar o dia-a-dia, 73% usam o smartphone como ferramenta de trabalho.

Profissional Flexível. O tipo mais buscado pelas empresas atualmente, por sua flexibilidade e adaptação rápida, não apenas gosta de tecnologia, mas é entusiasta; em média utiliza 8 dispositivos diariamente e se preocupa em atrelar o estilo pessoal à tecnologia. Passa 58% do tempo na mesa de trabalho, mas não hesita em trabalhar de casa ou de outros locais, com ajuda de smartphones (80%) e tablets (50%).

Guerreiros da Estrada. Normalmente em posições que exigem contato direto com o cliente, passa a maior parte do tempo fora do escritório ou, ao menos, fora da mesa de trabalho. Em reuniões a maior parte do tempo, utiliza smartphone e notebook como principais ferramentas de trabalho. Nunca fica off-line. Cerca de 35% investem em fones de ouvido Bluetooth e se preocupam em parecer profissional, com uma voz clara e sem ruídos durante as chamadas, que podem ser realizadas de uma sala de conferência ou do trânsito.

Executivo Conectado. Mentes criativas e conectadas geralmente ocupam cargos de gerência. A pesquisa levantou que se identificam como "Nerds de tecnologia" e não valorizam a rigidez, mas tem a capacidade de transitar de uma tarefa para outra com desenvoltura. Estes profissionais equilibram o uso do telefone de mesa, smartphone e computador, extraindo o melhor de cada tecnologia de acordo com a tarefa. Em um dia chegam a utilizar 9,2 dispositivos diferentes para cumprir as obrigações pessoais e profissionais, uma vez que não veem mais barreiras fixas entre um e outro. Por trabalhar em diversos locais, o ruído externo pode ser um problema para 69% dos entrevistados e, por isso, não dispensam música durante todos os momentos do dia. 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP