11ª Expo InfraFM
 

Design de ponta a ponta

SVP Técnico, Construção e Design da AccorHotels América do Sul, Paulo Mancio anuncia o apartamento do futuro e os novos eixos estratégicos da rede hoteleira na busca por tornar inesquecível a experiência do usuário - objetivo que impacta diretamente Facilities Management

Por Érica Marcondes

A AccorHotels parece não ter sentido a crise, pelo menos não na mesma intensidade dos demais nichos de negócios. O ano de 2016 foi recorde em entrega de empreendimentos: 31 novos hotéis na América do Sul, onde a rede contabiliza a operação de 289 hotéis (dos quais 252 estão no Brasil). Além disso, 40 foram renovados e a promessa é de que 2017 siga em um ritmo semelhante.

Os bons ventos sopram de um movimento de transformação, da aposta forte em design, tecnologia e sustentabilidade – eixos estratégicos que visam acompanhar a sociedade e, mais do que isso, atender os diferentes perfis do novo hóspede.

Paulo Mancio, SVP Técnico, Construção e Design da AccorHotels América do Sul, diz ser fundamental buscar inovações, não somente na indústria da hospitalidade, mas nos mais diversos universos que compõem a experiência de uma viagem. 

“Percebemos que aquele produto em que éramos extremamente vencedores – os nossos projetos standards –, há dois anos começou a mudar. Hoje a proposta é oferecer uma dose muito mais forte de design e customização, levando em conta a localização do empreendimento. Em outras palavras: é necessário ousadia, conhecimento apurado sobre novas tecnologias, rigor técnico e muita criatividade para valorizar a hospitalidade e a experiência das pessoas nos ambientes de um hotel”, afirma o executivo, que está na empresa desde 2002.

Um exemplo de como o design pode ser poderoso é o ibis Styles São Paulo Anhembi, inspirado na história da aviação. Até mesmo o entorno colabora para essa atmosfera, uma vez que está situado próximo ao Campo de Marte, aeroporto para aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem, e à Praça Campo de Bagatelle, onde há uma grande réplica em metal do 14 Bis, avião no qual Alberto Santos Dumont fez o seu famoso voo em Paris, em 1906.

No interior do hotel, o piso do lobby simula uma pista de decolagem a fim de conduzi-lo a uma viagem inesquecível. No bar, sente-se em poltronas de aviões e seja recebido pela equipe com um animado serviço de bordo. Nos outros andares, os corredores azuis são o caminho para os 187 quartos com camas de nuvens.

Surpreso? Então veja esta outra proposta: inaugurado em setembro, o Mama Shelter Rio de Janeiro, localizado no bucólico bairro de Santa Teresa, é a marca mais descolada da rede AccorHotels e com tarifas interessantes (diária a partir de R$ 229).

Com assinatura do designer Philippe Starck, os espaços de convívio e lazer refletem uma decoração com muita personalidade, além de programação cultural, bar e restaurante abertos ao público geral, e 55 quartos com atrativos extras. “Um lugar para se divertir e, quem sabe, até dormir”, brinca Mancio.

Ele lembra que a meta é fornecer aspectos únicos e criativos dentro dos empreendimentos. “Não queremos entender apenas do produto, mas também do ser humano que vai usufruir dos nossos serviços. O cliente é cada vez mais plural, quer conhecer novos horizontes, ter experiências únicas e personalizadas”.

Desestruturar para melhor reorganizar

Aliás, fugir do padrão é uma das lições desta reportagem. Sabe aquele projeto hoteleiro que apresenta um espaço para recepção, outro para um bar e um terceiro para o restaurante? Esqueça! Trata-se de um conceito que caiu por terra diante da mudança de comportamento das novas gerações.

O projeto deve nascer com foco no design – contemplando não somente a estética, mas principalmente a funcionalidade. “Hoje, o lobby tem múltiplas funcionalidades. Lá, você pode pedir um café, realizar o seu check-in, participar de uma reunião de negócios. O design acaba desestruturando e reorganizando de uma forma integrada e inteligente o business da empresa”. A estratégia vem atrelada a outro investimento pesado: alimentos e bebidas. Atrair o usuário para dentro dos hotéis, onde o design e a qualidade dos serviços são muito diferenciados.

Uma das revitalizações mais recentes nesse sentido transformou o hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia em um point não só para hóspedes, mas também para executivos e executivas que trabalham nas proximidades e escolhem o local para esticar a noite.

O bar é a primeira coisa que o usuário avista no cenário. O HUB Food Art Lounge é um espaço convidativo que une bar, lounge e restaurante para curtir e consumir. Também recebe uma série de eventos culturais, a exemplo do Art Battle, que traz artistas para competições ao vivo, disputando o voto do público para consagrar o vencedor da noite, enquanto os tradicionais happy hours acontecem às quintas e sextas-feiras.

Abertura de portas por celular 

Outra novidade do Pullman São Paulo Vila Olímpia é a abertura de portas por celular, desde 12 de dezembro o primeiro hotel da América do Sul a adotar a tecnologia. O sistema implantado pela Assa Abloy Hospitality visa proporcionar uma experiência diferenciada desde o check-in, com mais agilidade e segurança. Funciona assim: sem precisar se dirigir à recepção, após a confirmação da reserva a partir do check-in online, o hóspede recebe um e-mail para baixar o aplicativo e habilitar a chave eletrônica para aquela determinada estadia. Em hospedagens futuras, tudo fica mais rápido e cômodo para acessar o quarto: ele recebe uma nova chave digital para o aplicativo já instalado. Todos os hotéis da rede recém-inaugurados já vêm com a solução.

Forte envolvimento de FM

E isso tudo tem um impacto muito interessante para a área de Facilities Management, lembrando que a rede sempre teve uma preocupação latente com a infraestrutura de suas instalações.

Isso porque, FM bem-feito não se atém ao dia a dia. Ele nasce no projeto de uma forma inteligente. E projeto é planejamento, ressalta Mancio. “Quando você começa a pensar bem seu projeto, com certeza a gestão será mais adequada, moderna e eficaz. Esse novo design impacta positivamente na operação, porque os espaços serão curingas, multifuncionais, flexíveis, evitando rearranjos de layout. Hoje pode ser uma recepção, à noite uma balada e amanhã um espaço para reuniões ou uma sala de aula. Junto com ele nada mais natural do que pensar um mobiliário também flexível. É uma questão de tornar nossos espaços inteligentes, preparados para atender esse novo mundo”.

Além do mais, a questão da infraestrutura dos edifícios da rede está intimamente ligada ao tema sustentabilidade, que segue o programa Planet 21, cujos guidelines são colocados em prática com rigor no projeto, implantação e operação dos empreendimentos, na escolha dos equipamentos e tecnologias para eficiência e até mesmo no comportamento dos colaboradores e na forma como fornecedores e clientes são influenciados.

“Sustentabilidade não é discurso. É um tema vasto, intenso, sério e de retorno para a empresa. Quando falamos no uso consciente dos recursos naturais, estamos nos referindo a um assunto que tem um impacto enorme no meio ambiente, na sociedade e nos resultados da empresa. Essa é uma preocupação pra gente”, ressalta ele, com orgulho inclusive do novo projeto da compra de energia no mercado livre, que em janeiro contabilizou sete hotéis e economia de 20% no mesmo mês.

Tecnologia para mais performance 

Para auxiliar essa gestão eficiente, entra em cena a tecnologia. Vanguarda em sistemas de climatização, a AccorHotels implementou recentemente no Caesar Park Ipanema, no Rio de Janeiro, uma reforma completa do ar condicionado, que traz soluções tecnicamente mais confortáveis e acusticamente mais interessantes.

Novos sistemas de iluminação – que oferecem mais conforto, qualidade, performance luminotécnica e eficiência energética – também estão sendo incorporados aos empreendimentos, além de um novo sistema de duchas que reduziu o consumo hídrico de 12 litros para 5,6 litros por minuto, sem perder em performance, graças a uma moderna solução de turbilhonamento que proporciona a maior vazão de água da categoria.

“O FM é um eixo estratégico nesse negócio. A experiência de um banho bom ou ruim é praticamente instantânea na avaliação do hóspede. Hoje ele é o rei. Ele sai do nosso hotel e compartilha a sua experiência em redes sociais e canais especializados”, conta Mancio. Esse dado é tão significativo que 30% da remuneração dos gerentes da rede é baseada na nota que a unidade recebe nos sites de avaliação, conforme citou o CEO Patrick Mendes em entrevista à Você S.A. de fevereiro deste ano.

Apartamento do futuro

Um item novo e relevante a ser observado quando a meta é proporcionar uma experiência positiva para o hóspede é a conectividade. Afinal, com ela vem tudo: televisão, acesso à internet, telefone. E, nesse sentido, a rede hoteleira também traz tecnologias de vanguarda. A promessa é de que essas novidades façam parte do Apartamento do Futuro, cujas surpresas despertarão a vontade de dormir e ao mesmo tempo de não dormir, e não ir embora. 

Mancio forneceu algumas pistas do que poderá ser visto durante a segunda edição do Prêmio Design & Technical Summit – evento que visa antecipar tendências e promover a próxima geração de profissionais do setor hoteleiro, com data marcada para 20 de junho, em São Paulo (saiba mais como participar no Portal INFRA).

O “banheiro do amanhã”, por exemplo, poderá receber uma película que será um adesivo que vira uma televisão. Ou essa mesma película poderá revestir o frigobar para que o usuário visualize os preços dos produtos, a propaganda de uma bebida ou qualquer outra coisa. Imaginação é o que não falta, assim como o trabalho intenso das áreas de Facilities Management e Tecnologia da Informação para mostrar o que serão as novas demandas desse segmento. “Nosso investimento em capital intelectual continua bastante forte. Da mesma forma, estamos abertos às novas tecnologias e ideias, sistemas mais performáticos de ar condicionado, elétrica, hidráulica etc. Qualquer boa ideia é muito bem-vinda, inclusive de novos fornecedores”, confidencia o executivo. “Nossa preocupação é de que amanhã vai ser diferente. Estamos sempre pensando em como inovar e encantar o cliente. Acreditamos em um legado de design e sustentabilidade. Não existe negócio no mundo que não esteja ligado a esses dois temas”, conclui.

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