Sorteio Nespresso
 

A força da presença feminina na área de Segurança Patrimonial

Seminário promovido pelo Ciclo do Conhecimento aconteceu no Dia Internacional da Mulher

Por Larissa Gregorutti

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem (8/3), o Ciclo do Conhecimento promoveu com o apoio da Gocil Serviços de Vigilância, em São Paulo, o Seminário: A atuação das Mulheres no Desenvolvimento de Segurança Patrimonial.

Na ocasião, as palestrantes convidadas compartilharam os desafios de sua trajetória e como alcançaram cargos de liderança em uma área que até pouco tempo era predominantemente masculina, mas que nos últimos cinco anos, obteve o crescimento de mais de 140% da presença feminina em segurança patrimonial.

Magna Fernandes, CEO da Forthys Empresarial, comentou que seu interesse pela área de segurança começou quando atuava como operadora de caixa em uma rede de supermercados e percebeu como a equipe de segurança trabalhava no local. Ela contou que era preciso mudar a forma de lidar com as pessoas, principalmente a abordagem daquelas que cometiam a irregularidade, e que, nesse momento, percebeu a importância da capacitação nesse processo.

A partir daí fez o curso de vigilante que lhe abriu portas para o mercado de trabalho. Iniciou sua trajetória com dedicação e determinação, galgando cargos cada vez mais elevados pelo seu compromisso de querer fazer sempre o melhor em sua profissão.

Decidida, concluiu a faculdade de gestão de segurança empresarial e buscou demais cursos que pudessem complementar a sua formação. De vigilante passou ao cargo de supervisora na empresa CSN - Companhia Siderurgia Nacional, liderando uma equipe de 87 pessoas, estando hoje CEO de uma empresa de segurança patrimonial.

Sobre a importância do trabalho de segurança, ao longo dos anos Magna aprendeu que o primordial é desenvolver o trabalho em equipe, conversando com os seus parceiros e trocando informações com todas as áreas, para que todos mantenham o foco em alcançar o resultado esperado pela empresa.

"Ser executivo de sucesso não é ter uma megaestrutura e ganhar tão bem no final. É estar feliz durante o seu trajeto e estar apaixonado pelo o que você faz. É saber que existem pessoas e empresas que acreditam em você, e manter o foco independente do que está no seu caminho".

Cintia Ferreira, Consultora de Segurança Patrimonial da Caixa Econômica Federal (CEF), por sua vez, comentou que no início de sua vida profissional almejava trilhar a área de engenharia civil, e mesmo após formada e já trabalhando na Caixa, conseguiu no banco uma oportunidade na área de infraestrutura, onde conheceu e manteve contato com a área de segurança do banco.

Quando o departamento de segurança entrou em processo de reestruturação, Cintia foi convidada pelo gerente da área para trabalhar em sua equipe. Aceito o desafio, realizou diversos cursos e especializações em que aprendeu os procedimentos de segurança necessários para se trabalhar dentro de um banco.

Sobre o período de 10 anos em que trabalha na área de segurança da CEF, Cintia diz que se apaixonou tanto pela profissão que não se vê exercendo outra atividade, embora as dificuldades que enfrenta por ser mulher. "Existe ainda uma relutância de entender que não importa o sexo do profissional. O que faz a diferença no exercício da atividade é a sua competência e o seu conhecimento. Por isso foi preciso me impor para conseguir respeito como consultora de segurança; conseguir que as pessoas reconhecessem o meu trabalho, me enxergassem como uma profissional competente e confiassem no trabalho que eu exerço".

Hoje atuando em 82 agências na região de Sorocaba, Piracicaba e Campinas, com uma equipe de quase 300 vigilantes, Cintia afirma que está feliz em perceber que as pessoas confiam em seu trabalho de forma plena. "O trabalho que a gente faz dentro da CEF é de proteção das pessoas, mas isso só se concretiza com a troca de confiança, com o esforço de mostrar para as pessoas que elas podem contar comigo", completou.

Por fim, o evento contou com a participação de Francisco Chagas, Comandante de Aviação TAP, que falou sobre a importância da presença feminina na área de segurança. "Quem é o maior especialista do mundo em segurança? A mulher! Ela que é mãe, que concebeu o seu filho, que cuida e se transforma em uma leoa para protegê-lo", afirmou Francisco, que também acredita ser importante que as mulheres exerçam o seu valor. 

"Estabeleçam metas, façam acontecer, não desistam dos seus sonhos. Existem três fatores que definem uma vida de sucesso: o tamanho dos teus sonhos; a qualidade e a direção das tuas ações; e a velocidade das ações. Por isso tenham autoestima, sejam boas comunicadoras, tracem metas, trabalhem, sejam dedicadas, tenham ambições e busquem excelência naquilo que fazem. Se vocês cumprirem essas regras básicas, terão sucesso naquilo que fazem", concluiu.

Fotos: Newton Santos Divulgação Gocil

Comentário(s):

Magna Fernandes - [email protected]
Obrigada Gocil pela oportunidade de palestrar num espaço de uma empresa tão importante no mercado da Segurança. Palestrante Magna Fernandes CEO Forthys Empresarial www.forthys.com.br

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP