É hora de alavancar sua carreira

Descubra por que os profissionais de Real Estate estão conquistando cada vez mais destaque no ambiente corporativo

Por Léa Lobo e Camila Biajante

Projetar uma carreira de sucesso é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais atualmente. O segredo para alcançar esse objetivo, porém, não oferece fórmulas mágicas. Trata-se da velha e conhecida “reciclagem profissional”. É seguir o sábio conselho: “continue investindo em si mesmo”. E foi assim, seguindo essa dica valiosa, que os executivos citados nesta matéria realizaram o primeiro e único curso da América Latina especializado em Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos, o MCR – Master of Corporate Real Estate, da CoreNet Brazil Chapter.

A designação profissional de MCR da CoreNet Global, no entanto, foi criada em 1982 e faz parte de um programa abrangente de desenvolvimento de carreira para a profissão imobiliária corporativa. O MCR já foi concedido a mais de 2.405 indivíduos desde a sua criação e oferece habilidades essenciais focadas em questões críticas de negócios e competência estratégica.

No Brasil, o curso está já indo para a 5ª turma, com aproximadamente 45 alunos formados, e é o resultado de três anos de elaboração de conteúdo e preparo, onde a CoreNet Brazil, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Escola Politécnica da USP, trabalharam para oferecer a primeira certificação profissional que tem o reconhecimento nacional e internacional.

“As empresas nacionais estão começando a reconhecer esse título, mas as multinacionais, aqui, já conhecem e valorizam muito. Isso é um grande diferencial no currículo”, comenta Milton Jungman, Presidente da CoreNet Global Brazil e Coordenador do MCR no Brasil. “Esperamos que nos próximos anos o número de alunos cresça ainda mais, e que possamos ampliar o curso para outras capitais”, complementa.

Para Gustavo Cardoso, Diretor Jurídico da CoreNet Global Brazil, “essa certificação é fundamental para assegurar a qualidade da mão-de-obra que trabalhará com Corporate Real Estate no Brasil e, internacionalmente, nos Estados Unidos e Europa, principalmente, onde é amplamente reconhecida. O profissional abre enormes perspectivas de carreira ao fazer este curso.”

O MCR está organizado para oferecer 12 disciplinas com cinco aulas de três horas, distribuídas em quatro módulos, com duração de um ano. “Nós temos um cuidado muito grande na seleção, as pessoas precisam comprovar a experiência na área de Corporate Real Estate para poder fazer o curso e obter o MCR. Além disso, o networking feito durante o curso e também no módulo internacional é extremamente importante e pode impulsionar a carreira do participante”, ressalta o Prof. Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça, Coordenador do curso de especialização da FDTE Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos válido para obtenção da designação MCR.

Convidamos alguns executivos de grandes empresas e certificados em Master of Corporate Real Estate para falar sobre as razões que os levaram a fazer o curso; o aprendizado adquirido; e o valor que as organizações empresariais têm atribuído ao Corporate Real Estate. Confira:

CLÓVIS GIACOMOZZI PORTO

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista, pós-graduado pela FIA em Gestão de Projetos; com MBA em Gestão de Negócios pela BSP e certificado pela CoreNet Global no Master of Corporate Real Estate. Profissional com mais de vinte anos de experiência em gestão de Projetos, Real Estate e Facilities Management, tendo atuado em empresas multinacionais de grande porte como AkzoNobel, Organon do Brasil Indústria e Comércio, Schering-Plough e Merck Sharp & Dohme (MSD), sempre à frente das áreas de CREM/FM. Nos últimos seis anos atuou como Gerente Sênior de Manutenção, Facilities e Assuntos Regulatórios no Grupo Fleury, uma das principais empresas de medicina diagnóstica e saúde do País, fundada em 1926 e hoje presente em mais de 140 endereços, em sete estados.

Por que optou por fazer este curso? 

Optei em fazer o curso, pois gostaria de obter maior conhecimento, especialmente nas disciplinas de Real Estate. Porém, não dispunha de tempo suficiente para participar de um MBA. Encontrei neste curso uma forma rápida de me atualizar na área de Facilities e adquirir novos conhecimentos no Corporate Real Estate, por meio de uma associação global e especialista no tema, a CoreNet. O conteúdo programático do curso possui, além das matérias acadêmicas, um módulo de benchmarking contínuo por meio das reuniões da CoreNet Brazil e um módulo internacional. Por fim, além do diploma de conclusão, expedido pela FDTE, recebi uma certificação internacional como MCR (Master of Corporate Real Estate). Ou seja, uma excelente opção disponível no mercado.

Quais foram os maiores aprendizados?

Sem dúvida, os maiores aprendizados não vieram apenas das matérias estudadas, mas sim do enorme benchmarking e networking nacional e internacional vivenciado ao longo do curso. Interações contínuas com os membros da turma proporcionaram trabalhar conjuntamente questões do cotidiano e, por meio de estudos de casos reais discutidos em aula, da troca experiências e da identificação de formas diferentes de se chegar ao mesmo ou a um melhor resultado.

Quais os benefícios dessa especialização para o seu dia a dia profissional?

Além da nova rede de relacionamento e de benchmarking contínuo que construímos (com os MCR’s), atualmente consigo estruturar de maneira mais abrangente e assertiva análises e pareceres, auxiliando a alta liderança da minha organização a tomar decisões relacionadas ao Corporate Real Estate. Outro aspecto importante é a continuidade da membresia junto a CoreNet, com participação mensal em palestras e eventos sobre CREM & FM.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais? 

Sem dúvida Real Estate é a principal área (em custos e importância) relacionada ao meio corporativo que, em geral, “perde” apenas para os Recursos Humanos. Por meio de uma boa gestão do CREM e do FM, não só garantimos a otimização dos custos operacionais, como alavancamos a performance e os resultados empresariais. E a cada dia que passa, essa importante área – que no passado já foi subordinada a diversas outras áreas das empresas – é reconhecida, autônoma, estratégica e já pode ser representada por um gestor dedicado e especialista.

Quais são seus próximos passos profissionais?

Pretendo dar continuidade na minha jornada de crescimento profissional através da assunção de novas e maiores responsabilidades, além da contínua atualização profissional por meio de cursos e especializações como esta. Por fim, pretendo manter minha participação em grupos de networking e benchmarking como a CoreNet, Grupo GAS, entre outros.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria? 

Jamais deixe de se atualizar profissionalmente, independente de quantos anos de experiência você tenha. A cada ano que passa, muita inovação chega ao mercado, assim como mudanças podem proporcionar melhores resultados. Isso só é possível quando olhamos para fora das nossas organizações, pois geralmente ficamos “cegos” por conta da forte rotina. Outro ponto fundamental nos dias de hoje para estar sempre “antenado”, antecipar resultados e mitigar riscos é o benchmarking. Por fim, não deixe de expandir sua rede de relacionamento estratégico através do networking.

DONIZETI ALMEIDA

Mais de vinte anos de experiência em multinacional de grande porte, atuando na área de Gerenciamento de Facilities, liderando as atividades de elaboração e implementação de estratégias, budget, políticas, processos, projetos, liderança e capacitação da equipe para as atividades de Manutenção, Energia e Utilidades, Engenharia, Real Estate, Layouts de Escritórios, Gestão Ambiental, Telecom, Áudio e Vídeo, e Prestação de Serviços, visando confiabilidade, efetividade de custos operacionais, funcionalidade dos serviços e infraestrutura, atualização tecnológica e otimização dos recursos. Formação em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas, pós-graduação em Finanças e MCR – Master of Corporate Real Estate, pela CoreNet Global (EUA).

Por que optou por fazer este curso?

Eu estava em busca de um curso que pudesse dar uma visão mais ampla do contexto de Corporate Real Estate abordando todo o ciclo de vida da propriedade, ou seja, desde o estudo inicial para escolha do modelo de investimento a ser aplicado para definição do imóvel (BTS, aluguel, compra ou construção), passando pelas etapas de projeto, implantação do edifício, manutenção e operação (utilidades e serviços de Facilities) ao longo de 40 ou 50 anos até o momento de realizar nova avaliação para decidir pelo retrofit ou demolição do prédio. O Master of Corporate Real Estate tem exatamente essa abordagem, por isso optei pelo curso.

Quais foram os maiores aprendizados?

O grande aprendizado está baseado na visão que o profissional atual de CREM ou FM deve ter em relação ao seu papel frente às expectativas das corporações. Hoje o CREM tem atuação estratégica e muito próxima do negócio visando suportar às necessidades da companhia. A abordagem atualmente adotada por esses profissionais, de ser focada no entendimento dos propósitos, objetivos e necessidades da empresa, para depois traçar o planejamento para atingir os resultados esperados.

Quais os benefícios desta especialização para o seu dia a dia profissional?

Posso afirmar que são muitos benefícios, além do grande aprendizado e a oportunidade de conhecer o que se faz de melhor em termos de “boas práticas de CRM e FM” no Brasil e no mundo. Também vale destacar o networking que o curso propiciou e, claro, os grandes amigos que eu pude fazer durante o curso.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais?

O CREM tem a grande missão de contribuir para os resultados do negócio colaborando na redução de riscos e custos operacionais, melhoria do ambiente de trabalho e qualidade de vida dos colaboradores, consequentemente contribuir para maior produtividade, tanto individual quanto em grupo, visando assegurar um ambiente sustentável do ponto de visto econômico, social e operacional. O workplace deve ser concebido para atender às necessidades de uso e propósitos da empresa, permitindo, assim, propiciar as pessoas um ambiente colaborativo, de alta qualidade e com condições de contribuir para o aumento do desempenho das pessoas e da companhia. Em resumo, o desafio é entregar recursos (prédios e instalações) e serviços (operação e manutenção), com maior eficiência e efetividade para suportar o core business.

Quais são os seus próximos passos profissionais?

Acho que devemos estar sempre preparados para novos desafios profissionais, seja uma mudança de cargo, mudança de emprego ou liderança de um grande projeto. Para isso, é fundamental buscar constantemente atualização e aperfeiçoamento profissional por meio de cursos, palestras, leitura, networking, entre outras inúmeras maneiras oferecidas pelo mercado de CRE, FM, universidades, associações (como a Abrafac e o IFMA) e a CoreNet. Pretendo continuar participando e acompanhando esse movimento para estar sempre atualizado das boas práticas de mercado. Em 2017, intento fazer outros cursos de especialização oferecidos pela CoreNet nos EUA, tais como o de Senior Leader of Corporate Real Estate (SLCR) e Workplace Management.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria?

Invista no seu desenvolvimento, ele é a chave para seu sucesso. Tenha em mente que aquilo que você faz muito bem hoje não será suficiente amanhã, afinal, tudo muda muito depressa, inclusive as expectativas de seus clientes. Precisamos acompanhar as mudanças.

GERMANO HANDEL 

Profissional com mais de 20 anos na área de serviços imobiliários e desenvolvimento de negócios comerciais na região das Américas, incluindo gerenciamento de projetos, serviços e otimização de propriedades. Sólida experiência em reengenharia e reestruturação de processos operacionais e equipes, implantação e gestão de projetos efetivos de redução de custos e aumento de produtividade. Regional Head of Facilities Management, Capital Projects, Engineering & Sustainability nos últimos quatro anos pelo banco HSBC, incorporado pelo banco Bradesco, no Brasil. Responsável pela área de serviços dentro da área de Gerenciamento de Ativos Imobiliários (Corporate Real Estate) na região das Américas para mais de 70 mil usuários, um portfólio imobiliário de aproximadamente 1,85 milhões de metros quadrados.

Por que optou por fazer este curso?

Trabalhei e morei no exterior por vários anos e, por meio deste curso, encontrei uma forma eficiente de me atualizar a curto prazo sobre as novas práticas e tendências da indústria de Corporate Real Estate e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de me reconectar com o mercado profissional local (networking).

Quais foram os maiores aprendizados?

A nova abordagem mundial de Corporate Real Estate é pautada em eficiência, mas preocupada não somente com o aspecto estrutural, como também pelo aumento de produtividade por meio de melhoria contínua dos espaços e mobiliários, e a respectiva experiência dos usuários finais (customer experience).

Quais os benefícios desta especialização para o seu dia a dia profissional?

A aplicação prática de novos conceitos aprendidos em classe, e a atualização de outros aprendidos durante a carreira, alinhados às novas tendências de mercado.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais? 

A área de Corporate Real Estate tem sido extremamente valorizada nos últimos anos, principalmente em tempos de crise econômica, em que há uma necessidade pujante por novas formas de otimizar os investimentos imobiliários e operá-los de forma inteligente. CRE tem se reposicionado de forma mais protagonista e propositiva dentro das organizações, sendo reconhecida não mais como uma simples área de back office, mas uma área estratégica que agrega valor ao negócio final.

Quais são seus próximos passos profissionais?

Consolidar a minha carreira com mais de 20 anos no mercado de Corporate Real Estate, e seguir assessorando grandes organizações a atingirem seus objetivos estratégicos.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria?

Mantenham-se sempre atualizados e atentos às novas tendências da indústria de Corporate Real Estate e não deixem de desenvolver constantemente suas redes de relacionamento (networking).

LEONARDO KIMIO OGIHARA 

Formado em Turismo pela Anhembi Morumbi-SP, com MBA em Marketing pela ESPM-SP, recém-formado em Master of Corporate Real Estate pela CoreNet. Possui 12 anos de experiência no segmento de CRE/FM, com atuação no setor de Consultoria/TI na Accenture do Brasil por sete anos, onde atuou também em FM, Meio Ambiente e Segurança Corporativa para a América Latina e nos últimos cinco anos no setor de energia, na EDP – Energias do Brasil, na gestão de FM, projects e transaction, com um portfólio de 15 mil imóveis divididos em sete estados brasileiros. Possui também experiência na área de hotelaria, hospitalidade e alimentos & bebidas em empresas, como Marriott, Hotéis Transamérica, Walt Disney World e Mc Donald’s. Atualmente é Gestor Operacional de Infraestrutura da EDP.

Por que optou por fazer este curso? 

O curso, como pensei, foi uma grande oportunidade de atrelar a prática em workplace aos conceitos, cenários atuais (com estudos de caso) e tendências do setor divididas em classe. Além disso, é um ambiente perfeito de enriquecer e praticar o networking com profissionais da área de diferentes indústrias.

Quais foram os maiores aprendizados?

O curso, assim como o MCR Capstone e o Summit anuais da CoreNet com suas respectivas palestras nos proporcionam um termômetro sobre as melhores práticas globais em Workplace com as propostas de solução e de inovação que nós gestores de Corporate Real Estate propomos às empresas nas quais atuamos. Temas como outsourcing, millennials, user experience, projects, transaction, lease management, operation & maintenance, gestão de espaço e qualidade em serviços de facilities fazem parte da grade curricular do curso.

Quais os benefícios desta
especialização para o seu dia a dia profissional?

A especialização nos ajuda a ter dados para uma tomada de decisão mais assertiva junto à alta liderança da empresa, além de despertar novas ideias para tornar a operação de workplace ainda mais eficiente, eficaz e inovadora, resultando em uma melhor experiência do usuário.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais? 

A área de Corporate Real Estate / Workplace está entre os três maiores custos operacionais da empresa (junto com RH e TI), por isso, possui expressiva oportunidade de gerar resultados estratégicos às companhias, além de ser diretamente responsável pelos resultados referentes à experiência dos colaboradores no ambiente corporativo.

Quais são seus próximos passos profissionais?

Demonstrar resultados estratégicos significativos com cada vez mais amplitude dentro da organização, por meio de tomadas de decisão relacionados à gestão de ativos corporativos imobiliários e serviços de facilities.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria? 

O curso de MCR lecionado em São Paulo e concluído nos EUA é o mais completo da América Latina, reconhecido internacionalmente. Todos os profissionais de FM/CRE deveriam fazer o curso, pois proporciona oportunidade de revisão dos conceitos e tendências, além de ser uma oportunidade de enriquecer o networking dentro do ambiente de CRE. Um ganho para o profissional e para o segmento de FM/CRE no País.

WILSON MARTINI 

Administrador e Hoteleiro com formação no Brasil e na Suíça, com mais de 15 anos de experiência em diversas empresas e segmentos, sempre voltadas para prestação de serviços e atendimento a clientes, a maior parte fora do Brasil. Atuou também empreendimentos hoteleiros, eventos e projetos relacionados ao ramo de hotelaria e turismo no Brasil e no exterior. Ingressou no mercado de Facilities/Real Estate em 2011 já na Diageo onde atua até hoje como Gerente de Facilities/Corporate Real Estate para Paraguai, Uruguai e Brasil. Na DIAGEO, além das operações de facilities e frotas, também participou da integração com a Ypióca Bebidas, adquirida pelo grupo em 2012, que incluiu a integração entre as empresas, algumas expansões e a criação de uma cultura de Facilites voltada à área industrial. Além disso, vem apoiando diversos projetos relacionados a workplace em países como Chile, México, Venezuela e Colômbia, seguindo o sucesso de iniciativas no Brasil que inovaram a maneira de trabalhar dentro da própria empresa, trazendo maior satisfação de seus funcionários e eficiências significativas ao negócio.

Por que optou por fazer este curso? 

Vi neste curso uma oportunidade de me especializar mais na minha área de atuação e receber uma certificação com reconhecimento internacional que poucos no Brasil possuem, o que com certeza é um diferencial importante para ser um profissional competitivo no mercado.

Quais foram os maiores aprendizados?

Com certeza o benchmarking continua sendo o melhor aprendizado. Isso porque, o curso é ministrado por profissionais da área que trazem suas próprias experiências para sala de aula, além, é claro, dos alunos que compartilham seus próprios cases, saímos cada dia com um novo aprendizado e um perfeito mix entre teoria e prática.

Quais os benefícios desta especialização para o seu dia a dia profissional? 

Muitos. Tenho até alguns exemplos de assuntos discutidos em aula que já foram úteis no dia seguinte na empresa. Algumas matérias exploram bastante temas que alguns de nós usamos com frequência e temos que contar com a ajuda de profissionais. Isso não significa que deixamos de precisar desta ajuda, mas sabemos utilizá-las melhor e avaliar os parceiros corretos.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais?

A área de CRE é de extrema importância para as empresas. Não cuidamos somente do administrativo, dos contratos de serviços, ou da compra e locação de imóveis. Com um time bom, parceiros bem escolhidos e bastante planejamento, podemos agregar muito mais valor às organizações. Isso não só reflete na parte financeira, mas principalmente, na manutenção ou até mesmo criação da cultura de trabalho, já que estamos muito conectados com esse mundo. Somos especialistas em trabalho e bem-estar, em cuidar de pessoas, e mestres na arte de fazer cada vez mais com menos, sempre focados no principal objetivo que é suportar o objetivo das empresas, por meio do bem-estar das pessoas que delas fazem parte.

Quais são seus próximos passos profissionais?

Logo após a obtenção do MCR minha empresa me ofereceu uma promoção: cuidarei de um portfólio significativamente maior. Foi um reconhecimento imediato não só de meu desempenho ao longo dos últimos anos, mas também dos meus esforços por buscar maior qualificação e exposição no mercado através dos diversos grupos que atuo como Gas e a CoreNet.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria?

Invistam não só na sua reciclagem/educação, mas também no networking. A troca de experiências é a maior ferramenta para seu crescimento profissional. Somos um pequeno grupo de profissionais altamente qualificados, resilientes, responsáveis por grandes resultados em diversos setores, porém, ainda com pouco reconhecimento do mercado. Precisamos continuar nos unindo, trocando experiências e ajudando um ao outro a crescer e trazer visibilidade para esta gratificante, porém, desafiante profissão.

FERNANDO MIYOSHI

Profissional multidisciplinar, formado em Turismo, com especialização em Hotelaria e Eventos no Japão pelo Governo de Kagawa. Possui experiência nos EUA, trabalhando pela Walt Disney World; e com engenharia de desenho automotivo no México. Mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de serviços e atendimento ao cliente. E 11 anos de experiência na área de Workplace, atualmente responsável pelas áreas de Capability, Space Management e Real Estate para América Latina.

Por que optou por fazer este curso? 

Optei em fazer o curso por conta do corpo docente forte; pelo programa interessante, que abrange vários aspectos do Corporate Real Estate; e pelo networking com outros profissionais da área.

Quais foram os maiores aprendizados?

Os maiores aprendizados foram na parte de gestão de projetos e na identificação de riscos.

Quais os benefícios desta especialização para o seu dia a dia profissional? 

Acredito que o mercado tenha profissionais pouco preparados que se alinhem ao pensamento do negócio principal. Essa especialização deixa claro que devemos suportar o negócio, alinhados ao nosso core business, e seus objetivos estratégicos.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais?

Tipicamente o CRE é o segundo ou terceiro maior custo de operação de uma empresa. Qualquer CFO deveria monitorar os custos e os investimentos necessários relacionados a essa área, que costumam ser altos. Cada vez mais, as empresas estão utilizando o workplace como alavanca estratégica para novos negócios, e/ou entendendo sua importância para seus clientes e colaboradores.

Quais são seus próximos passos profissionais?

Continuar desenvolvendo o programa de CRE para a América Latina, onde atuo.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria? 

Entenda e apoie o negócio principal da sua empresa, seja consultivo.

GIOVANNI RUBIN 

Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduado em Direito Imobiliário pela FMU e MCR pela CoreNet. Atualmente, trabalha na American Tower do Brasil, onde atua há quatro anos como advogado em questões contratuais imobiliárias, de cessão de uso, de locação de greenfields e rooftops; realização e coordenação de due diligence e operacionalização de aquisições; questões ambientais; administração de escritórios contratados; análise de risco na aquisição e locação de imóveis, com verificação completa de documentação, inclusive estudos quanto à necessidade de retificação e unificação de área. Além disso, auxilia as áreas internas da empresa que demandam o jurídico imobiliário, especialmente o departamento de Real Estate.

Por que optou por fazer este curso?

Como sou advogado da área imobiliária, vi no curso uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos na área de Real Estate e também os conhecimentos técnicos do dia a dia de uma edificação.

Quais foram os maiores aprendizados? 

Acredito que a troca de experiências entre os alunos durante o curso foram essenciais para um maior aprendizado, podendo verificar na prática o que foi ensinado nas aulas.

Quais os benefícios desta especialização para o seu dia a dia profissional? 

O leque de ferramentas, ensinado durante o curso, foi o maior benefício para o dia a dia profissional, na medida em que é possível aplicar de imediato alguns ensinamentos nos processos da empresa em que trabalho.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais?

A área de Corporate Real Estate tem um papel essencial nas organizações, uma vez que cabe a ela o suporte às demais áreas da empresa.

Quais são seus próximos passos profissionais? 

Apesar do curso, continuo na área do direito, dando suporte a área de Real Estate da empresa em que trabalho, mas com muito mais conhecimento comercial e de gestão de portfólios.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria?

Faça o curso da FDTE e CoreNet, e não deixe de ir ao Capstone e Summit que a CoreNet realiza anualmente no exterior, pois o intercâmbio de ideias é muito valioso.

FÁBIO EIJI KATAGUIRI 

Atua no setor de CRE desde 2007 e durante esses quase dez anos teve a oportunidade de trabalhar em duas grandes empresas: a Accenture, na área de Safety & Security por quatro anos, tendo a oportunidade de transitar por toda a área de CRE; e a EDP – Energias do Brasil, empresa na qual atua até hoje como Especialista de Facilities e Real Estate.

Por que optou por fazer este curso?

Para adquirir mais conhecimento na área em que atuo e pela oportunidade de obter a certificação MCR.

Quais foram os maiores aprendizados?

A partir do momento em que me dispus a fazer o curso, entendo que toda e qualquer informação nova adquirida torna-se um aprendizado, pois aprendi algo que até então não tinha conhecimento.

Quais os benefícios desta especialização para o seu dia a dia profissional? 

Além do conhecimento adquirido, foi fantástica a troca de experiências que tive a partir do trabalho em equipe junto aos meus colegas de curso e docentes que atuam nas principais organizações do mercado.

Na sua visão, qual o valor da área de Corporate Real Estate para as organizações empresariais?

Agregar mais valor para o negócio, profissionalizar os serviços e, assim, ter a oportunidade de gerar receitas não operacionais oriundas de atividades que não são o core business.

Quais são seus próximos passos profissionais?

Multiplicar os conhecimentos adquiridos com a equipe e demais colegas e manter a busca constante do conhecimento dentro da área de CRE.

Se tivesse que compartilhar um recado, uma mensagem, para colegas do segmento de FM e/ou CRE, qual seria? 

Fazendo uma analogia da nossa responsabilidade nas organizações com o sangue que corre no corpo humano: ninguém vê o sangue, porém sempre que acontece algo, um corte, por exemplo, lá está ele. Assim é em nossa rotina, por mais que nosso setor, em alguns casos, possa parecer invisível, nenhuma organização funciona sem. Por isso, valorize-se! Faça diferente e mostre o potencial que você, enquanto profissional, pode agregar à área e ao negócio; busque conhecimento constante e não desista nunca de seus objetivos profissionais.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP