Condor
 

Transformação estratégica marca o segundo dia do Congresso InfraFM

Palestras exploraram desde a aplicação da ISO 41001 até cases inovadores em workplace, sustentabilidade e economia circular

Por Redação

Transformação estratégica marca o segundo dia do Congresso InfraFM

Foto: Divulgação/ InfraFM


Ontem (10), o segundo dia do 20º Congresso InfraFM reuniu líderes e especialistas para discutir o papel estratégico do Facility Management (FM) na transformação dos ambientes corporativos, com foco em integração, tecnologia e sustentabilidade.

A jornada começou com a apresentação de Américo Oliveira, Senior Facilities Manager na The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, que destacou a evolução do modelo de Integrated Facility Management (IFM) como estratégia para alinhar eficiência operacional à visão de negócios. Na mesma linha, Antonio Neves, executivo em Prevenção de Perdas, Segurança, Riscos Corporativos e Facilities, reforçou os benefícios da centralização de processos para melhorar a comunicação e reduzir custos.

Enquanto isso, no palco paralelo, Alexandre Nascimento, responsável por Real Estate, Facilities Services e Procurement na WTW, explicou como a unificação de compras contribuiu para a conformidade regulatória e mitigação de riscos. Marcelo Sabino, Gerente Administrativo de Facilities & Real Estate na Deloitte, complementou com insights sobre governança e controle de custos.

Seguindo a trilha de liderança em tempos de crise, Lilian Ester Lohmann, Gerente de CSC na Unimed Federação/RS, e Ivson Fonseca, Gestor de Manutenção Predial na Cacau Show, mostraram como momentos de caos podem ser alavancas para inovação e eficiência. Em paralelo, Douglas Pacifico, Diretor de Facility Management & Real Estate América Latina na Bosch, e Ana Paula dAvila, Co-Founder no Mulheres em Facilities e Corporate Real Estate, compartilharam experiências sobre o impacto da Inteligência Artificial no setor, com aprendizados do SXSW 2025.

Na sequência, Giuliana Alves Tavares, Gerente de Operações dos Shoppings Center Norte e Lar Center, e Alexandre Roxo, CEO da RV Gestão, abordaram o valor da ISO 41001 para a valorização estratégica do FM. Já Andrea Braune, Gerente de Facilities da Dow Brasil, e Renato Fusaro, Head de Corporate Real Estate na Cargill, apresentaram dois cases marcantes de workplace global, demonstrando como padronização e inovação podem elevar a performance das operações.

Durante a tarde, André Bresciani, Director Executive Global Infrastructure na Atento, detalhou estratégias para proteger pessoas e instalações no contexto do trabalho híbrido. Em paralelo, Thiago Martins, Diretor de Operações e Gestão Ambiental na Globo, e Homero Carrazzoni, Diretor de Suprimentos, Serviços e Logística, trataram da economia circular e parcerias com fornecedores como pilares da redução de emissões.

As tendências de espaços híbridos e a busca por ambientes mais eficientes foram aprofundadas por Alexandre Teixeira, CEO da Kucca Solutions, e Daiane Silva, Senior Workplace Manager no Pinterest. Já Helena Serafim, Diretora Nacional de Compras de Serviços, e Camila Alves de Santis, Engenheira Ambiental, ambas da Athena Saúde, trouxeram uma nova perspectiva sobre sustentabilidade no setor hospitalar.

A jornada encerrou com um olhar para o futuro: Flávia Costa, da GS1 Brasil, falou sobre decisões estratégicas para o uso de espaços corporativos, enquanto Maris Borges, também da GS1, e Alex Ferreira Gonçalves e Matheus Rocha, ambos da Ancar Ivanhoe Shopping Centers, apresentaram soluções de monitoramento e gestão de resíduos. Por fim, Anna Beatriz Rossi e Ediane Ferreira Barbosa, do Bradesco, destacaram como a inteligência hídrica pode ser um novo diferencial competitivo no FM.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP