Nunca imaginei que construiria uma faculdade trabalhando em um hospital

Anderson Cremasco, diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities no Hospital Sírio-Libanês, fala sobre projeto da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês.

Por Anderson Cremasco

Anderson Cremasco, diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities no Hospital Sírio-Libanês

Nasci em uma pequena cidade no interior do Espírito Santo (sim, sou capixaba) chamada Nova Venécia/ES, e minha mãe, vendo que as oportunidades na região eram escassas, sempre me orientou a estudar para crescer fora dali. Hoje, sendo pai de dois filhos, Juliana (17) e Rafael (13), e casado há 18 anos com Ana Cristina, consigo entender a força que ela teve que ter para me orientar dessa forma.

Saí de casa cedo, aos 17 anos já estava cursando faculdade em São Paulo/SP e, desde então, sempre trabalhei em gestão de hospitais, passando por diversas áreas: financeira, suprimentos, Facilities, projetos e obras, engenharia clínica, manutenção, serviços, segurança e Real Estate.

Em abril de 2020, ingressei no Hospital Sírio-Libanês como diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities. A unidade de educação já era uma realidade, mas focada em pós-graduação lato e stricto sensu; não era foco atuar na área de graduação. A partir do ano de 2021, essa mentalidade começou a mudar e em 2022 decidimos que iríamos abrir uma faculdade: FCSSL - Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês. E por onde começar?

O primeiro passo coube ao time de ensino e pesquisa: escolher os cursos, número de alunos, horários, programas etc. Com isso em mãos, nosso time de arquitetura entrou em ação para traduzir os “desejos” (programa de ensino) em “metros quadrados” (estudo preliminar) e chegamos a uma ideia do tamanho de edifício que teríamos que prospectar (essa foi uma fase bem trabalhosa). Avaliamos mais de 50 prédios, escolhemos um e então iniciou-se toda a discussão de negociação de real estate e contrato de aluguel, foram meses de intensas reuniões com a equipe jurídica do hospital, equipe terceirizada e a equipe do fundo proprietário do prédio.

Já de largada, estávamos com um desafio imenso de prazo para o início das aulas e, se seguíssemos o processo tradicional, não entregaríamos a obra a tempo do início do ano letivo em fevereiro de 2024. Com isso, contratamos um renomado escritório de arquitetura e inovamos com a adoção do modelo de design-build (Também conhecido como D/B, o design-build é um tipo de contrato em que a construtora desenvolve o projeto e também realiza a construção), que aceleraria muito o processo e nos daria a possibilidade de entregar a obra no prazo determinado.

Rodamos o processo, evoluindo para uma concorrência, escolhemos a construtora, seguimos para o contrato da obra e, enfim, o início das obras, mas ainda pairavam vários problemas relacionados a assuntos regulatórios que estavam levando a obra para um “estouro” de prazo.

A obra ocorreu e, como toda obra, também tivemos vários problemas, mas em 28 de novembro de 2023, aos 102 anos de fundação da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, tivemos a festa de inauguração oficial da FCSSL - Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês.

Participar de um projeto desde o momento zero até a entrega da obra e poder ver o feedback dos colaboradores, alunos e professores sobre a qualidade das instalações entregues e como isso está ajudando a melhorar o aprendizado, a experiência e a jornada de nossos alunos é muito gratificante. Com certeza, é um privilégio liderar uma equipe multidisciplinar diversa e imensa em um sentido e propósitos claros que marcam a trajetória de qualquer gestor. O sentimento de realização e dever cumprido é imenso.

Quero finalizar deixando um grande abraço a Léa Lobo e a parabenizando por estar há 25 anos levantando a bandeira da área de Infraestrutura e Facilities Management.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vozes em Facilities Management

Um marco histórico, esta edição especial de 25 anos traz histórias empoderadas de vozes do setor que contam suas realizações no setor de FM.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking