Ana Paula Cassago
 

5 grandes obras de engenharia na capital paulista em 2022

Do amplo Museu do Ipiranga à Roda Gigante do Villa Lobos, São Paulo é destaque com importantes lançamentos este ano

Com mais de 12 milhões de habitantes e considerada uma das cinco maiores metrópoles do mundo, São Paulo é o verdadeiro "coração" do Brasil, tanto financeiro quanto social e cultural. Isso acaba por gerar as principais tendências, que são propagadas no restante do país em diversos segmentos, como ocorre na engenharia. Após a pandemia, o setor está em crescimento e com excelentes prognósticos para 2023, sendo o ramo da construção civil considerado um dos setores mais sólidos da produção interna nacional.

Mesmo com as incertezas do mercado, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras, com novos empreendimentos surgindo ou em fase de construção por toda a parte. Tamanha oferta de obras e novos postos de trabalho requer maior conhecimento e boas práticas, visando um melhor aproveitamento de insumos, eficiência, economia e sustentabilidade, dentre outros.

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), entidade sem fins lucrativos formada por Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos, auxilia profissionais e estudantes com diversos cursos na área de avaliações (rurais e urbanas), perícias (judiciais e extrajudiciais) de engenharia, perícias ambientais e inspeções prediais no estado de São Paulo desde 1979. É referência na produção de conhecimento técnico, estudos em engenharia e em cursos alinhados com as transformações urbanas, sociais e culturais.

Os professores do Ibape/SP selecionaram 5 grandes obras na capital paulista em construção ou lançadas em 2022 abaixo, divididos por segmentos:

Museu do Ipiranga: patrimônio histórico

Inativo desde 2013, o Museu do Ipiranga passou quase uma década sendo restaurado para finalmente abrir as portas para o público em setembro deste ano para a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

Sempre lotado de visitantes, o espaço está mais acessível e moderno, com direito a peças multissensoriais e de interação com o público sem, é claro, abrir mão da tradição, com a maioria das peças datando dos séculos 19 e 20.

A obra foi orçada em R$ 235 milhões e estava prevista para, inicialmente, resolver os graves problemas estruturais e risco de desabamento que causaram sua interdição, mas ao longo do processo optou-se pela modernização completa, com o restauro do Edifício-Monumento, ampliação do edifício e revitalização do Jardim Francês.

Reforma do Copan: habitação

Após dez anos de embate entre moradores e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp), a reforma do icônico edifício Copan teve início em 2022. Idealizado por Oscar Niemeyer nos anos 50, o espaço tinha graves problemas de manutenção da fachada, ocasionando queda de pastilhas e infiltrações. A ideia dos responsáveis pela obra é conseguir concluir a revitalização sem comprometer a fachada histórica do edifício.

Faria Lima Plaza: arquitetura

Localizada na avenida homônima, o Faria Lima 949 é um empreendimento inovador lançado este ano, considerado pelo mercado imobiliário "triple A", com a torre comercial reunindo elevados níveis de tecnologia, segurança e conforto. Com custo estimado em 700 milhões de reais e área construída de mais de 40 mil m², recebeu a pré-certificação LEED Gold concedida pelo US Green Building Council, que fomenta a criação de edifícios sustentáveis, eficientes e econômicos,

Novo Rio Pinheiros: revitalização

Considerado um dos exemplos mais bem-sucedidos de revitalização de cursos d'água no Brasil, o Novo Rio Pinheiros já tem impacto positivo na vida dos paulistanos, mesmo antes do processo ser concluído, com a diminuição da poluição e do mau cheiro do local. O projeto está sendo executado pela Sabesp e pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, visando a qualidade de vida à população, visando exemplos positivos aplicados no Texas (EUA), Liverpool (Inglaterra), Paris (França), Atlanta e Nova York (EUA),

A meta é melhorar a qualidade das águas do rio e integrá-lo completamente à cidade até o fim de 2022, reduzindo o esgoto lançado em seus afluentes, ao mesmo tempo em que atende a população do entorno.

Roda Gigante: turismo e lazer

Com lançamento programado para dezembro, a maior roda gigante da América Latina, denominada "Roda Rico", está situada às margens do Rio Pinheiros, no Parque Cândido Portinari, ao lado do Villa-Lobos, e também faz parte do projeto do Novo Rio Pinheiros do Governo de São Paulo, com o intuito de revitalizar e transformar os entornos do local.

Com 91 metros de altura, a "Roda Rico" possui 4,5 mil metros quadrados de área construída e com 42 cabines de última geração, todas monitoradas, climatizadas, monitoradas e com sistema de wi-fi, interfone e capacidade para dez pessoas cada por giro completo.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP