Condor
 

Reciclagem transforma despesa em receita

Grupo Maeda explica como contar com um parceiro adequado para processar resíduos traz vantagens para empresas de qualquer porte ou segmento

​Uma das maneiras de se aumentar o lucro de uma empresa é diminuir os custos da operação. O pensamento é simples no mundo das ideias; mas processos de melhoria são muito mais complexos de se implementar na prática, especialmente quando se tem como uma das premissas manter a qualidade das entregas de produto. Um ponto comum à vasta amplitude de setores dos quais operações industriais atuam é o fato de terem gastos para lidar com resíduos, seja por sobra de matéria-prima, seja por geração de materiais sem utilidade para aqueles processos.

"É aí que entramos", explica Leonardo Maeda, CEO do Grupo Maeda Recicla. "Praticamente tudo que é descartado e, consequentemente, um passivo para aquela empresa, é, para nós, nosso principal insumo. Seja celulose (papelão e papéis em geral), plástico, ou metais nobres como alumínio e cobre, compramos todo esse material, para pré-beneficiar e depois fornecer à indústria, para que ela possa reintegrá-lo à cadeia produtiva como matéria-prima novamente", prossegue.

Diferenciais

Não são muitas as empresas que atuam com diferentes materiais, segundo Leonardo, o que proporciona mais eficiência e, consequentemente, negociação mais competitiva ao Grupo Maeda Recicla. "Nosso diferencial é contar com a tecnologia mais avançada nesses processos de pré-beneficiamento, com maquinário de ponta, o que agrega valor a cada tipo de resíduo. Preciso destacar também o ganho de tempo e logística, pois o mesmo transporte que chega para levar um material pode ser otimizado transportando todos os demais".

Outro grande benefício, senão o mais importante de todos, é ter a certeza de que o passivo ambiental será evitado. "Nossos clientes têm a tranquilidade de saber que toda a destinação é adequada, seguindo todas as normas e protocolos exigidos, comprovados com as respectivas documentações. No final do processo, emitimos o certificado de destinação final de resíduos, garantindo e registrando às empresas que isso acontece", finaliza Leonardo. "A natureza agradece, o futuro do nosso planeta também, e ainda evitamos qualquer problema que poderia vir caso aqueles materiais fossem descartados sem os cuidados e processos adequados".

Sobre o Grupo Maeda Recicla

O Grupo Maeda Recicla é constituído por três empresas que, juntas, atuam na coleta e compra de papéis, papelão, aço, plástico e metais nobres como alumínio e cobre. Sua ampla capacidade fabril permite gerenciar e fazer o pré-beneficiamento desses tipos de resíduos, a fim de preservar o meio ambiente e trazer inúmeros benefícios para a sociedade, com todas as documentações necessárias para a movimentação, transporte e destinação final de resíduos.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP