Condor
 

Enel aposta em móveis recicláveis na ambientação dos escritórios

No total, foram confeccionadas 32 peças em parceria com a Yvy Reciclagem

A Enel Brasil, maior grupo privado do setor elétrico nacional, tem a Sustentabilidade e o cuidado com o Meio Ambiente como pilares importantes a serem tratados não apenas internamente na companhia, mas também em ações que alertam a população para a conscientização do uso consciente e sustentável da energia. Além disso, outro assunto presente nos projetos da companhia é o de levar a conhecimento da população o conceito de upcycling - de reutilizar produtos e/ou matérias-primas para a criação de novas peças.

Entre os vários projetos que trabalham com esta ideia, a Enel trouxe para os escritórios das duas distribuidoras, em São Paulo e no Rio de Janeiro, móveis feitos a partir da reutilização de materiais da concessionária, como as cruzetas de madeira, que têm a finalidade de realizar a sustentação dos cabos e equipamentos nos postes de energia.  As peças são criadas e desenvolvidas pela Yvy Reciclagem, empresa parceira da Enel, que trabalha com foco na logística reversa e na economia circular.

Com design moderno e inspiração minimalista, mais de 30 móveis recicláveis ambientam os novos escritórios. Feitos de madeira, os itens se dividem entre poltronas, banquetas altas, diferentes modelos de mesas de centro e banquetas baixas, além de um mancebo, que são decorativos e modernos e reforçam o comprometimento da empresa com o meio ambiente. 

"A Enel promove diversas iniciativas com foco na economia circular e no consumo mais sustentável. Mas, poder trazer ao nosso ambiente de trabalho um mobiliário feito com componentes usados no nosso dia a dia da operação é muito gratificante. Reaproveitamos os resíduos, como as cruzetas, e permitimos que elas façam parte de novos ciclos, contribuindo assim com nosso compromisso com a economia circular", afirma Ricardo Bomfim, Head de Economia Circular da Enel Brasil.

Nova sede

Em outubro de 2021, a companhia transferiu a sede da holding Enel Brasil, incluindo a presidência do Grupo no país, para a capital paulista. As novas instalações ficam no complexo Parque da Cidade, na Avenida das Nações Unidas. Além da sede da holding, o espaço abriga a Enel Distribuição São Paulo e a empresa de serviços em energia da Enel, a Enel X.  Já no Rio, a companhia transferiu suas instalações de Niterói para o edifício Aqwa Corporate, na Via Binário do Porto, no bairro Santo Cristo. Os escritórios na capital fluminense receberam principalmente a Enel Distribuição Rio, a comercializadora de energia Enel Trading, e a Enel Green Power, linha de negócios de geração renovável, líder em geração solar e eólica no país.

Os espaços de trabalho nos novos escritórios são amplos, integrados e compartilháveis, sem estações fixas, favorecendo a integração entre pessoas de diferentes áreas. Além disso, os novos escritórios contam com áreas de café, lounges e espaços com esteiras e bicicletas ergométricas junto das áreas de trabalho. Os ambientes possuem arquitetura focada em boas práticas de ergonomia, iluminação eficiente e qualidade acústica.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP