Black Friday - Congresso 2025
 

Além do conforto térmico, avalie a qualidade do ar

A manutenção dos sistemas de climatização pode evitar doenças nos ocupantes. Sem ventilação há um mês, hospital em Salvador aumenta o risco de proliferação de bactérias

Durante o ápice da pandemia, enquanto os escritórios permaneceram fechados com os seus colaboradores trabalhando em home office, a umidade do ar parado propiciou a criação de fungos e bactérias, proliferando o mofo não apenas em carpetes, tecidos e móveis, mas também nos equipamentos de ar-condicionado.

Segundo o engenheiro Arnaldo Parra, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), assim como uma casa de praia precisa de reparos quando fica fechada por longos períodos, o mesmo acontece com os sistemas de ar condicionado em ambientes corporativos, que devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), para não expor os funcionários às infecções bacterianas, que são tão letais quanto a Covid-19.

O manual de Qualidade do Ar Interno da Abrava, é bem específico ao mencionar os avanços que o PMOC trouxe para o setor de HVAC-R. Segundo o estudo, "a Lei 13.589/18 determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados, devem dispor de um PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes".

Seja o aparelho voltado para a ventilação, circulação ou renovação do ar, ele deve obedecer aos parâmetros de qualidade do ar seguindo métodos de controle que possam avaliar as condições biológicas, químicas e físicas do local, de modo que os sistemas de climatização mantenham o ar limpo e saudável, gerando conforto aos usuários.

Pacientes da unidade pediátrica ficam sem ventilação em hospital

Apesar da constante luta do setor HVAC-R para a adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, casos como do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), em Salvador, ainda acontecem com frequência em todo o País.

Para entender, no dia 25 de abril um vídeo publicado na internet mostrou uma mãe abanando um bebê internado no hospital com a tampa de uma marmita. Segundo os pacientes, há mais de um mês o hospital está sem ar condicionado, com crianças e familiares sofrendo de calor na unidade de pediatria.

Em nota, a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), informou que o sistema de refrigeração da Unidade Pediátrica encontra-se em fase de manutenção e que a empresa responsável já foi acionada para realizar a inspeção.

Com o uso de ventiladores proibido em ambiente hospitalar devido a NBR-7256, que dispõe que Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), precisam de sistemas de controle para propor condições de conforto higrotérmico e de qualidade do ar diferentes, com exigências específicas para setores críticos, destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berçário, nutrição parenteral, etc. Nesse sentido, a solução encontrada pelos pais diante o calor, é deixar as crianças sem roupa.

Mesmo com o alto risco de proliferação de bactérias, o hospital não apresentou um prazo para finalizar os ajustes e também não informou se o problema está restrito à Unidade Pediátrica ou se afeta todo o local.

Para se manter atualizado sobre as tendências do setor de Climatização e Manutenção para uma gestão mais estratégica e eficiente, a Infra FM te espera nos dias 28 e 29 de junho no 2º Fórum Infra FM Climatização & Manutenção para aproveitar visitas técnicas, palestras de peso e muito networking entre os profissionais do setor. CLIQUE AQUI para conferir a programação e inscreva-se!

Fotos: Divulgação


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP