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ISO ABNT 41001 e o EXCEL

Conheça os benefícios intangíveis

*Por João Romero

Quem não adora uma planilha bem-feita, inteligente, bonita e ainda com gráficos tridimensionais, com cores modernas?

Coletar indicadores, resultados, economias e demonstrá-los assim é uma verdadeira realização. Visualizar rapidamente ROI (retorno sobre investimento), redução de custos, de pessoal, de esforço, é o sonho de qualquer líder, ao realizar um projeto. Só que isso não é tão simples quando se trabalha com pessoas, processos e prevenção de riscos.

A ISO ABNT 41001 é um exemplo. Esta norma produz resultados que não são tão facilmente mensuráveis. O objetivo dela não é aumentar números por sua simples implementação.

A ISO ABNT 9001 propõe redução de desperdício, não gastar; a 14001, não impactar o meio ambiente, a 37301 não perder o Compliance, reduzindo o passivo legal da empresa, e todas as demais são assim. Cheias de "nãos".

Por isso que a ISO ABNT 41001 é a "Norma do SIM" - ela estimula o aumento do conforto, da qualidade de vida e da segurança das pessoas que convivem em um ambiente. Nela, o cliente não é o que paga a conta. O cliente é o usuário, podendo ser o próprio cliente, funcionário, visitante ou fornecedor, que executa serviços no espaço. O que paga a conta é beneficiado pelo aumento da satisfação do usuário, de sua produtividade, foco e alinhamento com as políticas do local.

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Mas por quê não é fácil usar o Excel na ISO ABNT 41001?

Por exemplo: Quando um funcionário chega para trabalhar e o computador dele não funciona, quanto a empresa perde em produtividade? Não somente pelo tempo que ambos (funcionário e computador) estiverem parados, mas pelo "baixo astral" que isso provoca. De repente, ele chegou com a cabeça fervilhando de ideias e...

Ou quando o colaborador chega para trabalhar e a cadeira dele está torta, ou ele é destratado na portaria, a mesa está suja, o lixo cheio ou a sala está quente demais etc. Esses exemplos nos permitem perguntar: Quanto a empresa perdeu?

E se a cadeira está ótima linda, limpa e confortável, foi recebido com um "bom dia" sorridente, o ambiente é agradável e acolhedor quanto a empresa ganhou?

Todo profissional que atuam em Facilitiy Management sabe que quanto melhor tudo funcionar, maior é a sensação de bem-estar e, diretamente, aumento de produtividade.

Como medir o intangível?

Com o tempo, evidentemente os resultados financeiros aparecerão. O bem-estar aumentou a produtividade e isso pode ser medido com facilidade.

As equipes de serviços de Facilities estão muito mais integradas, unidas, reduziram o retrabalho, o desperdício e isso aparece no acompanhamento do "budget".

Mas estes itens não trabalham sozinhos - não é fácil fazer a correlação direta.

E demora.

E, para nós, esse não é o objetivo da norma.

O objetivo da norma é:

Para os usuários - proporcionar conforto, qualidade de vida, segurança, etc.

Para os responsáveis pela gestão - o MELHOR custo, com acompanhamento do orçamento.

Para os acionistas - aumento do retorno do investimento, com usuários satisfeitos, aumento da ocupação / uso do ambiente e diluição dos custos.

Quantas empresas já se certificaram?

Dados de fevereiro de 2022, indicam 59 certificações em todo o mundo.
Para quem não sabe quem somos, nós somos a consultoria que fez 12 das 13 certificações que existem no Brasil: CEMHS | Verzani Sandrini       | Araújo Abreu | SL4 | SBM Offshore        | RV Gestão| EQS Engenharia | Viana Offshore | Innova | Sodexo | RCS     | DL Green | Kantro.

Em ordem Cronológica da Certificação (conhecida)

Por ordem

Empresa

País

Atividade

1

Blue West

Croatia

Facilities Services

2

Commercial Internacional Bank

Egypt

Bank

3

CapGemini

India

Consultoria

4

Denali Man.Services

India

Property

5

JCPEnney

India

Retail

6

Service Master

India

Facilities Services

7

Aeon Delight

Japan

Facilities Services

8

Kintetshju Building

Japan

Property

9

Al Borj

Saudi Arabia

Facilities Services

10

Al Mahmal

Saudi Arabia

Facilities Services

11

Musanadah

Saudi Arabia

Facilities Services

12

El Seif Operacion

Saudi Arabia

Facilities Services

13

National Commercial Bank

Saudi Arabia

Bank

14

Tskamul

Saudi Arabia

Facilities Services

15

Melco (Cassino)

Macau

Resort

16

CBM

Singapore

Facilities Services

17

Yale NUS College

Singapore

Univeresidade

18

Adeeb Group

Emirates

Facilities Services

19

Al Shirawi

Emirates

Facilities Services

20

Al Fajer

Emirates

Facilities Services

21

Facataas

Emirates

Facilities Services

22

Farnek FM

Emirates

Facilities Services

23

Roads and Transport Autority

Emirates

Public Services

24

Al Asmakh

Quatar

Facilities Services

25

Al Beena

Emirates

Facilities Services

26

Alviraq

Iraq

Facilities Services

27

CFES

UK

Construção

28

CLR

India

Facilities Services

29

Edama

Quatar

Facilities Services

30

Emirates Etisalat

Emirates

Facilities Services

31

Enova

Emirates

Facilities Services

32

Higher College Of Tecnolgoia

Emirates

Univeresidade

33

Injaaz

Emirates

Facilities Services

34

Kharafi

Egypt

Construção

35

MERJS

Quatar

Facilities Services

36

Shivam

India

Facilities Services

37

SRACO

Quatar

Consultoria

38

Tenom

India

Facilities Services

39

Toxido

Egypt

Facilities Services

40

Uniserve

India

Facilities Services

41

Smart

Thailand

Property

42

CEMHS

Brazil

FM

43

Verzani Sandrini

Brazil

Facilities Services

44

Araujo Abreu

Brazil

Facilities Services

45

SL4

Brazil

Facilities Services

46

SBM Offshore

Brazil

OffShore

47

RV Gestão

Brazil

FM

48

EQS Enge haria

Brazil

Facilities Services

49

Viana Offshore

Brazil

Retail

50

Sierra ODC

India

Software

51

HFD Group

Escocia

Property

52

Aler Ego

Greece

Facilities Services

53

INNOVA

Brazil

FM

54

Khidmah

Emirates

Facilities Services

55

Sodexo

Brazil

Tickets

56

RCS

Brazil

Facilities Services

57

DL Green

Brazil

Facilities Services

58

Kantro

Brazil

Facilities Services

59

Roche Diagnostics

Suiça

Diagnósticos

​​

(*) João Romero - CEO na Solarplex.

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