*Por João Romero
Quem não adora uma planilha bem-feita, inteligente, bonita e ainda com gráficos tridimensionais, com cores modernas?
Coletar indicadores, resultados, economias e demonstrá-los assim é uma verdadeira realização. Visualizar rapidamente ROI (retorno sobre investimento), redução de custos, de pessoal, de esforço, é o sonho de qualquer líder, ao realizar um projeto. Só que isso não é tão simples quando se trabalha com pessoas, processos e prevenção de riscos.
A ISO ABNT 41001 é um exemplo. Esta norma produz resultados que não são tão facilmente mensuráveis. O objetivo dela não é aumentar números por sua simples implementação.
A ISO ABNT 9001 propõe redução de desperdício, não gastar; a 14001, não impactar o meio ambiente, a 37301 não perder o Compliance, reduzindo o passivo legal da empresa, e todas as demais são assim. Cheias de "nãos".
Por isso que a ISO ABNT 41001 é a "Norma do SIM" - ela estimula o aumento do conforto, da qualidade de vida e da segurança das pessoas que convivem em um ambiente. Nela, o cliente não é o que paga a conta. O cliente é o usuário, podendo ser o próprio cliente, funcionário, visitante ou fornecedor, que executa serviços no espaço. O que paga a conta é beneficiado pelo aumento da satisfação do usuário, de sua produtividade, foco e alinhamento com as políticas do local.
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Mas por quê não é fácil usar o Excel na ISO ABNT 41001?
Por exemplo: Quando um funcionário chega para trabalhar e o computador dele não funciona, quanto a empresa perde em produtividade? Não somente pelo tempo que ambos (funcionário e computador) estiverem parados, mas pelo "baixo astral" que isso provoca. De repente, ele chegou com a cabeça fervilhando de ideias e...
Ou quando o colaborador chega para trabalhar e a cadeira dele está torta, ou ele é destratado na portaria, a mesa está suja, o lixo cheio ou a sala está quente demais etc. Esses exemplos nos permitem perguntar: Quanto a empresa perdeu?
E se a cadeira está ótima linda, limpa e confortável, foi recebido com um "bom dia" sorridente, o ambiente é agradável e acolhedor quanto a empresa ganhou?
Todo profissional que atuam em Facilitiy Management sabe que quanto melhor tudo funcionar, maior é a sensação de bem-estar e, diretamente, aumento de produtividade.
Como medir o intangível?
Com o tempo, evidentemente os resultados financeiros aparecerão. O bem-estar aumentou a produtividade e isso pode ser medido com facilidade.
As equipes de serviços de Facilities estão muito mais integradas, unidas, reduziram o retrabalho, o desperdício e isso aparece no acompanhamento do "budget".
Mas estes itens não trabalham sozinhos - não é fácil fazer a correlação direta.
E demora.
E, para nós, esse não é o objetivo da norma.
O objetivo da norma é:
Para os usuários - proporcionar conforto, qualidade de vida, segurança, etc.
Para os responsáveis pela gestão - o MELHOR custo, com acompanhamento do orçamento.
Para os acionistas - aumento do retorno do investimento, com usuários satisfeitos, aumento da ocupação / uso do ambiente e diluição dos custos.
Quantas empresas já se certificaram?
Dados de fevereiro de 2022, indicam 59 certificações em todo o mundo.
Para quem não sabe quem somos, nós somos a consultoria que fez 12 das 13 certificações que existem no Brasil: CEMHS | Verzani Sandrini | Araújo Abreu | SL4 | SBM Offshore | RV Gestão| EQS Engenharia | Viana Offshore | Innova | Sodexo | RCS | DL Green | Kantro.
Em ordem Cronológica da Certificação (conhecida) |
Por ordem | Empresa | País | Atividade |
1 | Blue West | Croatia | Facilities Services |
2 | Commercial Internacional Bank | Egypt | Bank |
3 | CapGemini | India | Consultoria |
4 | Denali Man.Services | India | Property |
5 | JCPEnney | India | Retail |
6 | Service Master | India | Facilities Services |
7 | Aeon Delight | Japan | Facilities Services |
8 | Kintetshju Building | Japan | Property |
9 | Al Borj | Saudi Arabia | Facilities Services |
10 | Al Mahmal | Saudi Arabia | Facilities Services |
11 | Musanadah | Saudi Arabia | Facilities Services |
12 | El Seif Operacion | Saudi Arabia | Facilities Services |
13 | National Commercial Bank | Saudi Arabia | Bank |
14 | Tskamul | Saudi Arabia | Facilities Services |
15 | Melco (Cassino) | Macau | Resort |
16 | CBM | Singapore | Facilities Services |
17 | Yale NUS College | Singapore | Univeresidade |
18 | Adeeb Group | Emirates | Facilities Services |
19 | Al Shirawi | Emirates | Facilities Services |
20 | Al Fajer | Emirates | Facilities Services |
21 | Facataas | Emirates | Facilities Services |
22 | Farnek FM | Emirates | Facilities Services |
23 | Roads and Transport Autority | Emirates | Public Services |
24 | Al Asmakh | Quatar | Facilities Services |
25 | Al Beena | Emirates | Facilities Services |
26 | Alviraq | Iraq | Facilities Services |
27 | CFES | UK | Construção |
28 | CLR | India | Facilities Services |
29 | Edama | Quatar | Facilities Services |
30 | Emirates Etisalat | Emirates | Facilities Services |
31 | Enova | Emirates | Facilities Services |
32 | Higher College Of Tecnolgoia | Emirates | Univeresidade |
33 | Injaaz | Emirates | Facilities Services |
34 | Kharafi | Egypt | Construção |
35 | MERJS | Quatar | Facilities Services |
36 | Shivam | India | Facilities Services |
37 | SRACO | Quatar | Consultoria |
38 | Tenom | India | Facilities Services |
39 | Toxido | Egypt | Facilities Services |
40 | Uniserve | India | Facilities Services |
41 | Smart | Thailand | Property |
42 | CEMHS | Brazil | FM |
43 | Verzani Sandrini | Brazil | Facilities Services |
44 | Araujo Abreu | Brazil | Facilities Services |
45 | SL4 | Brazil | Facilities Services |
46 | SBM Offshore | Brazil | OffShore |
47 | RV Gestão | Brazil | FM |
48 | EQS Enge haria | Brazil | Facilities Services |
49 | Viana Offshore | Brazil | Retail |
50 | Sierra ODC | India | Software |
51 | HFD Group | Escocia | Property |
52 | Aler Ego | Greece | Facilities Services |
53 | INNOVA | Brazil | FM |
54 | Khidmah | Emirates | Facilities Services |
55 | Sodexo | Brazil | Tickets |
56 | RCS | Brazil | Facilities Services |
57 | DL Green | Brazil | Facilities Services |
58 | Kantro | Brazil | Facilities Services |
59 | Roche Diagnostics | Suiça | Diagnósticos |
(*) João Romero - CEO na Solarplex.