Black Friday - Congresso 2025
 

São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional

Empreendimento da JHSF dedicado exclusivamente à aviação executiva, recebeu da ANAC a autorização para operar voos internacionais

Neste mês de junho, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, empreendimento da JHSF dedicado exclusivamente à aviação executiva, recebeu da Agência Nacional de Aviação Executiva (ANAC), pelas mãos do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a autorização para operar voos internacionais. A partir de agora, passa a ser denominado São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional.

Esta designação acontece em seguida a autorizações expedidas por Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para a operação de voos internacionais.

Com esta conquista, o São Paulo Catarina torna-se o primeiro aeroporto internacional totalmente privado do Brasil a operar como aeródromo público sob o regime de autorização, com a permissão para realizar pousos de aeronaves vindas de outros países e decolagens para fora do Brasil. O equipamento se consolida como a mais atrativa e moderna porta de entrada para viajantes que vêm a São Paulo a negócios. Criado com essa vocação, o aeroporto é próximo à capital e conta com toda segurança a estrutura necessária para atender esse público.

A partir da designação expedida pela ANAC, o São Paulo Catarina vai iniciar o processo de operacionalização de voos internacionais, o que vai conferir uma nova escala ao empreendimento.  A mudança vai permitir que os clientes realizem decolagens e pousos de voos internacionais no mesmo aeroporto em que o avião tem sua base, reduzindo custos e tempo de deslocamento da aeronave para outros aeroportos. A mudança também facilita chegadas e saídas domésticas e internacionais, com a utilização de pátios contíguos.

A estrutura e o atendimento do aeroporto destacam-se pela qualidade e excelência, tendo o projeto arquitetônico dos hangares desenvolvido pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, tendo como referência os melhores aeroportos do mundo. Já o escritório do arquiteto Sig Bergamin foi responsável pelo FBO (Fixed Base Operator) - terminal dedicado à aviação executiva, assim como o novo terminal Internacional.

O São Paulo Catarina conta com uma pista de 2470m e tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano com a infraestrutura necessária para receber com conforto e segurança jatos intercontinentais como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream.

Desenvolvido e operado pela JHSF, o São Paulo Catarina foi inaugurado em dezembro de 2019 e atingiu a plena de capacidade dos seus hangares já no seu primeiro ano de operação. Com isso, no final de 2020, o plano de expansão do empreendimento foi antecipado em cerca de um ano elevando a capacidade para 16 mil m² distribuídos em 5 amplos e modernos hangares e mais de 39 mil m² de pátio. 

Serviços:

- FBO com serviços de atendimento a passageiros, pilotos e tripulação com Concierge 24/7, lounges exclusivos, sala de cinema, salas para reuniões

- Hangares para longos períodos e pernoite;

- Centro de Serviços Autorizado Pilatus;

- Operação 24 horas, IFR diurno e noturno sem restrição de horários de operação , Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC) Cat 5, Parque de Abastecimento de Aeronaves (PAA) Próprio, Rádio.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP