Black Friday - Congresso 2025
 

Mercado imobiliário multiuso de alto padrão está com tudo

Mas vendas dependem de encantamento do cliente; fique por dentro do complexo de experiências virtuais interativas do Parque Global

A pandemia da Covid-19 e suas consequências nos fizeram duvidar do amanhã: negócios interrompidos, lojas fechadas, a sensação de que nada mais seria como antes. Foram muitas as incertezas, os desencontros, os abraços adiados, mas foi também com a pandemia que aprendemos a valorizar pequenas coisas, que sempre estiveram lá, como o lugar onde moramos, o carinho da nossa família, o privilégio de estar ao lado de quem a gente ama. Nunca foi tão importante ter um espaço para dividir experiências.

A pandemia mostrou que as pessoas querem ter o que é seu. Não à toa, em 2020, apenas em São Paulo, foram comercializadas nada menos que 51.417 unidades residenciais novas, um recorde na série histórica iniciada em 2004 pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Mesmo com as ações de isolamento social, que obrigaram muitos estandes de vendas a fecharem as portas, 2020 registrou alta de 4,5% sobre o 2019, ano que já era considerado excepcional para o mercado, com 49,2 mil unidades vendidas.

É claro que, se for considerado apenas o número de lançamentos, houve retração de 8% no ano, visto que, com as incertezas geradas sobretudo pelos meses parados, muitas incorporadoras decidiram adiar novos projetos. Esse movimento, no entanto, se reverteu a partir de outubro e novembro, quando o mercado de lançamentos começou a voltar mais intensamente. Não por acaso, o Secovi, que antes previa uma estabilidade nas vendas em 2021, agora estima uma alta de 5% a 10% neste ano.

Juros baixos

Não foi só a pandemia que impulsionou o mercado imobiliário. Nunca antes o Brasil teve juros tão baixos para a compra da casa própria. Com isso, o investimento em imóveis voltou a fazer sentido. Esse é um movimento que deve se repetir pelos próximos anos, porque, ainda que a expectativa seja de uma pequena alta dos juros, o cenário permanece bastante convidativo para a compra de imóveis. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) projeta alta de 21% na concessão de crédito em 2021, considerando recursos tanto do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) quanto do FGTS.

Com mais crédito, ganha não apenas o consumidor, mas toda a cadeia do setor imobiliário. O apetite do comprador faz incorporadoras planejarem novos lançamentos, movimentando todo setor, que vai desde construtoras e consultorias de arquitetura e engenharia a imobiliárias e agências de marketing e propaganda, que pensam e executam soluções criativas para cativar consumidores no estande de vendas.

Essa é uma etapa importante sobretudo para o mercado de alto padrão, que depende diretamente da experiência do showroom e do encantamento do cliente para fechar a compra. Com uma demanda menos urgente, a venda de imóveis mais caros tem relação direta com a experiência no showroom. É por isso que ações como a executada pela Not So Impossible Media para o Parque Global, em São Paulo, fazem a diferença.

Experiências

Produtora que espera inovar em projetos de publicidade, conteúdo, storytelling e live experience, a Not So Impossible Media desenvolveu para a Bueno Netto e a Related Brasil um complexo de experiências virtuais interativas para o maior empreendimento imobiliário da América Latina. Com valor geral de venda (VGV) estimado em R$ 11,5 bilhões, o Parque Global vai abranger cinco torres residenciais, shopping center e empreendimento de uso misto que inclui complexo de saúde e hotel.

A showroom experience pensada pela Not So Impossible Media foi concebida como uma mostra de arte, um complexo tecnológico e imersivo de quatro ambientes que, juntos, apresentam as instalações e residências do Parque Global de maneira criativa. O primeiro ambiente traz 34 monitores posicionados em forma de mosaico, formando uma tela que ocupa duas paredes com luzes de LED e áudio 5.1, contando a história do empreendimento. O segundo ambiente abriga uma maquete de 120 m² de todo o Parque Global e uma tela de 180 graus de quatro metros de altura, permitindo que o cliente possa vivenciar cada espaço do empreendimento. As outras duas salas apresentam as soluções sustentáveis do projeto e, também, vistas dos apartamentos do 10º ao 45º andar, ampliando a sensação de imersão.

Tudo para fazer com que o cliente possa ter uma experiência de viver no espaço, criando conexões que beneficiem a decisão de compra. As ações, inclusive, trouxeram resultado imediato: já no primeiro mês de lançamento, 80% das unidades foram comercializadas, sendo dois terços delas para famílias e apenas um terço para investidores, deixando claro que a experiência no ponto de venda é fundamental para garantir a compra de unidades mais caras.

O que fica claro é que, em um mercado dominado por altas cifras, investimentos bilionários e de longo prazo, a experiência do showroom precisa ser reinventada. A pandemia e os juros baixos dão uma força para a decisão de compra, mas a iniciativa de sair de casa cada vez mais dependerá do que temos a oferecer ao cliente. Menos números, mais experiências. Mais memórias e menos maquetes estáticas. Estamos todos vivendo a expectativa de anos incríveis para o mercado imobiliário. Vendas, lançamentos. Mas, sem colocar o cliente no centro do nosso planejamento, seguiremos vendendo projetos por valor de metro quadrado.

Giancarlo Barone e Paulo Blassioli, fundadores da Not So Impossible Media

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP