Condor
 

Protocolos sanitários em empresas tiveram aumento de 40% e devem continuar em 2021

Instituições buscam consultorias especializadas para estruturar ambiente de trabalho mais seguro

A transformação organizacional e a reformulação dos processos de trabalho estão entre os pontos mais impactados pela Covid-19 no mercado corporativo. A busca por adaptar os ambientes de trabalho ao cenário de pandemia foi uma dessas mudanças. Como mostra um estudo da consultoria Eden McCallum, 74% das empresas implantaram ou planejavam maior uso da tecnologia para oferecer mais segurança e bem-estar aos colaboradores. Essa preocupação deve se manter mesmo após o controle da transmissão do Coronavírus.​

Prédio corporativo onde foi implantado o protocolo de segurança validado pela Consultoria Sírio-Libanês

Segundo o Gerente da Consultoria Sírio-Libanês, Rafael Saad, a procura por serviços ligados à implementação de protocolos sanitários contra a Covid-19 obteve um aumento de 40% no último semestre de 2020. Empresas dos mais variados setores buscaram a consultoria especializada - serviço que, antes, era prestado pelo Sírio-Libanês majoritariamente para complexos de saúde.

O serviço oferecido inclui avaliação diagnóstica da empresa para identificar os riscos, um plano de ação e protocolos para mitigá-los, um plano de comunicação para colaboradores e clientes, a constituição do gabinete especializado para suporte à tomada de decisão e uma nova avaliação para checagem do cumprimento das medidas estabelecidas. "Nos últimos três meses, identificamos uma procura maior por parte de escolas e espaços culturais, atividades que foram retornando de forma adaptada e que começaram a pensar como voltar a receber o público. Além, é claro, de escritórios, que já estavam pensando em como adaptar sua estrutura para a volta dos colaboradores", afirma Saad.

Um desses novos clientes foi a Engepred, empresa situada no Rio de Janeiro e especializada em gestão de condomínios, manutenção predial e consultoria imobiliária. Para a Diretora Luciana Penna, a busca pelo serviço especializado representa, sobretudo, o compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável e que, além disso, transmita a sensação de segurança e confiabilidade às pessoas. "A ideia é oferecer tudo o que for preciso para que o processo gradual de retorno aos escritórios ocorra de maneira segura. Por isso, buscamos um parceiro especializado no assunto, uma instituição que é referência em saúde e biossegurança. Todo o projeto foi desenvolvido contemplando o adensamento populacional da edificação, a dinâmica do fluxo de pessoas, as últimas recomendações de órgãos oficiais e todas as medidas recomendadas pela Consultoria Sírio-Libanês", explica.

O projeto, criado para um dos edifícios administrados pela empresa (o Palácio Austregésilo de Athayde), contemplou desde mudanças tecnológicas, como automação do controle de acesso e medição automática de temperatura, até mudanças de procedimentos, como o treinamento à recepção para comunicação dos visitantes sobre cuidados para prevenção da doença, limitação de atendimentos paralelos, adaptação estrutural (como uma nova área dedicada ao recebimento e triagem de produtos vindos de fora), entre outras medidas.

Segundo expectativa da Consultoria Sírio-Libanês, a busca por projetos para implantação de medidas preventivas contra o novo Coronavírus deve continuar em 2021. "Com a chegada da vacina, as organizações se mostram mais propensas a reocupar os espaços de trabalho, mas já está claro que os cuidados devem continuar. A pandemia também mostrou o quanto estamos vulneráveis a essas ameaças ocultas, trazendo à tona a necessidade de novos protocolos, comportamentos e mudanças estruturais", observa Saad, que cita como exemplo mudanças de layout de escritórios para promover maior distanciamento e a redução no uso de objetos compartilhados por muitas pessoas.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP