Black Friday - Congresso 2025
 

ABSpk completa 10 anos de atividades

E reforça seu propósito de continuar fomentando uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios

Você sabia que, em 2019, foram contabilizadas 866 ocorrências de incêndios estruturais noticiadas pela imprensa? Os estabelecimentos comerciais, que contemplam lojas, shopping centers e supermercados, foram os que registraram o maior número de notícias divulgadas na mídia, com um total de 215 matérias, seguida por depósito, com 187. A grande maioria dos casos foi causada pela combinação de estrutura e/ou a armazenagem e a falta de um sistema de proteção eficaz, resultando em perda de patrimônio e vidas. Por isso, a Associação Brasileira de Sprinklers trabalha cada vez mais para fomentar o uso do sistema mais seguro contra incêndios: os sprinklers, ou chuveiros automáticos.

Nesta quarta-feira (24 de fevereiro) a Associação comemorou 10 anos de atuação nos mais variados setores da sociedade para disseminar informação correta e segura sobre sistemas de proteção contra incêndio. Junto a outras medidas, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores portáteis e hidrantes, por exemplo, o sistema de 'sprinklers' - ajuda a evitar a perda do patrimônio e, o mais importante, a salvar vidas. É um dos componentes de maior importância de uma rede de combate a incêndio, pois tem a capacidade de controlar ou suprimir a propagação das chamas.

Mas, você sabe o que é e como funciona o sprinkler?

O sprinkler é um componente de um sistema de combate a incêndios, que descarrega água quando detecta um foco de chamas, isso acontece devido a um dispositivo termo sensível dentro do equipamento, que é acionado quando a temperatura predeterminada é excedida, liberando assim, a água para combater o fogo, essencial para preservar vidas e patrimônio, podendo controlar ou apagar um pequeno foco, dando possibilidade de fuga até a chegada dos serviços de emergência. Vale ressaltar que o sistema de sprinklers atua independentemente da atuação humana, automática e localmente pela ação do calor.

De acordo com Felipe Melo, presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), se instalado de maneira correta e com manutenção em dia, o sprinkler entra em operação automaticamente, liberando água de forma rápida e de maneira circular, atingindo uma área aproximada de 16m², propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local. Além do alastramento do fogo, consequentemente, o sprinkler também ajuda a evitar a propagação de fumaça tóxica e falta de visibilidade.

Sem os sprinklers, as chamas demoram até cinco minutos para consumir totalmente um ambiente, tirando chances de escape. Em grandes edificações, a instalação de sprinklers é obrigatória e indispensável para diminuir o risco de grandes incêndios. Para isso, o Corpo de Bombeiros é encarregado de emitir um documento certificando que, durante a vistoria, a edificação estava em conformidade quanto à segurança contra fogo. Contudo, caso haja inadequações, o Corpo de Bombeiros tem o dever de fiscalizar, orientar, apontar as irregularidades e realizar nova vistoria.

Para Felipe, a elaboração de projetos de prevenção de incêndios com sprinklers precisa ser a peça-chave e um aliado importante em todo tipo de construção. Afinal, a instalação desses sistemas apresenta um investimento baixo, se comparado com a proteção eficaz que oferece.

"O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios", completa.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Gestão inteligente de estacionamentos

Após crescimento operacional de 280% nos últimos dois anos, Rei Park reforça sua plataforma de serviços e tecnologias para continuar avançando

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP