Black Friday - Congresso 2025
 

As principais mudanças que as empresas pretendem implementar no local de trabalho em 2021

Apoio à saúde mental é uma das políticas, de acordo com estudo do Indeed

Empresas e funcionários iniciaram o ano de 2021 com novas expectativas sobre o mercado de trabalho. Os avanços em relação à vacina deram a todos uma nova perspectiva de como as coisas podem melhorar no workplace. Mas, no Brasil, ainda há um longo caminho a percorrer antes que toda a população seja imunizada e, por isso, as empresas precisam continuar se adaptando para manterem seus negócios.

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Indeed à Censuswide com mais de 250 empresas e 1.000 funcionários, 64% das empresas afirmam estarem 'muito preparadas' para implementar as medidas de segurança da Covid-19 no local de trabalho. 



​Para 66% das empresas pesquisadas, oferecer opções de trabalho em casa é uma das medidas que planejam implementar em 2021. Principalmente para pequenas empresas com até 49 funcionários (75%) e também para os setores de Vendas, Mídia e Marketing (77%). As outras políticas e medidas que foram mais selecionadas são implementar lembretes de higiene e uso de máscara (59%) no local de trabalho, apoio à saúde mental (59%), lembretes para manter o distanciamento social (51%) e melhora nas opções de flexibilidade no trabalho, com 47% das respostas. 

Para Felipe Calbucci, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil, para que as empresas continuem crescendo e retendo talentos, elas terão que se adequar para atender às necessidades do funcionário. "Nossa pesquisa mostrou que, além de melhores salários e benefícios, uma das coisas mais importantes para o funcionário no ambiente de trabalho é a possibilidade do distanciamento social. Além disso, 28% afirmam que sua saúde mental vem diminuindo durante a pandemia, então focar em dar suporte para seus colaboradores é o que fará com que eles sintam que seu bem-estar está sendo levado em consideração", disse ele. 

O futuro do trabalho

De acordo com a pesquisa, tanto as empresas quanto os funcionários têm pensamentos similares quando se trata do que acham que será uma mudança permanente no local de trabalho no futuro. Para mais da metade dos respondentes, maior consideração à higiene, saúde, segurança no trabalho e ao bem-estar e saúde mental são as duas mudanças mais prováveis que as empresas enfrentarão no futuro. Maior conscientização dos líderes/gestores sobre os cuidados necessários fora do horário de trabalho e uma abordagem mais humana no ambiente de trabalho, foram outras das opções mais selecionadas. 

"A pesquisa mostra que horários flexíveis e a oportunidade de trabalhar em casa estão presentes na lista de mudanças tanto de empregadores quanto de funcionários. Para 34% das empresas, um dos principais pontos de mudança no local de trabalho seria maior flexibilidade de líderes/gerentes com os compromissos de suas equipes fora do trabalho. Já para os funcionários, 28% acreditam que uma das mudanças será empregadores criando oportunidades com opções de trabalho flexíveis incorporadas desde o início", afirma Calbucci.

1) Maior consideração dada à higiene, saúde e segurança no local de trabalho;
2) Maior consideração dada ao bem-estar e saúde mental no local de trabalho;
3) Maior conscientização dos líderes/gerentes sobre os desafios da prestação de cuidados fora do trabalho;
4) Mais empregadores criando oportunidades com opções de trabalho flexíveis incorporadas desde o início;
5) Uma abordagem mais humana no ambiente de trabalho.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP