Estes são os propósitos que você deve adicionar a sua lista de 2021

92% dos executivos consideram que a pandemia fez sua companhia repensar a forma de trabalhar

No início deste ano, todos tínhamos propósitos a cumprir, mas muitas viagens, planos, metas e outras coisas tiveram que ser deixadas em suspenso por causa da pandemia. Inclusive, chegamos a nos perguntar se este seria um ano perdido. A resposta é não. Foi um ano com desafios, mas também muitos aprendizados e experiências, sobretudo com o trabalho remoto e a inovação tecnológica nas empresas. De acordo com um estudo da ServiceNow, 92% dos executivos consideram que a pandemia fez sua companhia repensar a forma de trabalhar, e é por isso que quero compartilhar os propósitos que deveriam estar na lista das empresas e dos altos executivos para 2021.

1. Digitalize sua empresa: Neste ano, nos demos conta de que muitas empresas não estavam preparadas para mandar todos os seus empregados para casa, e as as que tinham tudo digitalizado e armazenado na nuvem foram as primeiras a conseguir adotar o trabalho remoto quase sem nenhum problema.

2. Inove suas ferramentas de trabalho: Este propósito tem muito a ver com o anterior; ter equipamentos portáteis, como laptop e celular, facilita que os empregados possam mudar do escritório para o modo home office sem necessidade de um processo longo de transição.

3. Experiência do cliente: Sem dúvida, neste ano o atendimento digital aos clientes cresceu, e lhes dar uma boa experiência, agora mais do que nunca, ganhou grande relevância. É por isso que resolver os problemas muito antes que os clientes saibam que esses problemas existem ajudará fazer com que a experiência deles melhore; as empresas que investem em tecnologia de experiência do cliente estão mais bem preparadas para continuar resistentes e impulsionar o crescimento hoje em dia [1].

4. Ambiente de trabalho: Fazer com que os funcionários se sintam à vontade e confiantes em todos os momentos ajudará a torná-los produtivos, por isso você pode utilizar plataformas como o Workplace, que conta com o Virtual Agent da ServiceNow e onde os empregados podem solicitar suporte, receber atualizações e se conectar com atendentes ao vivo com um só clique.

5. Retorne com a ajuda da tecnologia: Se um de seus propósitos for retornar ao local de trabalho, você deve se certificar de que isso ocorra com todas as medidas necessárias e com ferramentas digitais, como o Safe Workplace, que lhe ajudem a ter controle de limpeza, monitoramento de uso de escritórios e de inventário, para que seus empregados se sintam seguros [2].

6. Monitore sua força de trabalho: Se aprendemos alguma coisa neste ano, foi que monitorar a saúde de todos é importante. Em 2021, você pode utilizar aplicações como o Emergency Response Operation em qualquer emergência que houver para compartilhar as medidas de saúde com seus funcionários e para monitorar sintomas de alguma doença que tiverem, bem como suas viagens feitas recentemente ou a necessidade de ficarem isolados.

7. Continuidade do negócio apesar dos obstáculos: Sem dúvida, um de seus propósitos deve ser a continuidade de seu negócio e, para fazer isso, é importante conseguir se adaptar às situações, seja digitalizando seus fluxos de trabalho, seja mudando suas ferramentas de TI, seja se aconselhando com consultores profissionais.

8. Torne o trabalho fácil: Muitas vezes, pensamos que, se o trabalho se torna digital, é necessário ter uma pessoa com conhecimento de TI. Mas a realidade é que, se você implementar as ferramentas certas, que sejam tão intuitivas quanto as aplicações que usamos diariamente, todas as ferramentas digitais podem ser usadas por todos, desde o CEO até cada executivo da companhia.

9. Preste atenção em seu setor: Muitas vezes, pensamos que, porque um setor ou área se desenvolve fora de um escritório, não é possível digitalizar o trabalho. Porém, existem plataformas como a ServiceNow que permitem digitalizar inventários, equipes e horários, tudo em seu dispositivo móvel [3].

10. Equilibre sua vida pessoal e profissional: Com o novo esquema de home office, muitas pessoas não têm conseguido estabelecer um equilíbrio. Em 2021, você deve se propor a automatizar os processos mais maçantes para ter uma gestão mais inteligente de suas tarefas e conseguir liberar tempo, a ser dedicado à família, aos amigos e a si mesmo.

11. Busque o crescimento profissional: Durante este ano, nos demos conta de que não é necessário fazer treinamentos presenciais, e sim que, agora, eles podem ser realizadas em qualquer lugar. Por meio de plataformas digitais, você pode oferecer a seus empregados uma capacitação contínua, que lhes permita explorar suas habilidades e aumentar sua produtividade.

12. Não se esqueça de seus parceiros: Crie programas para abordar o fluxo de trabalho específico de certos setores, assim como as necessidades de transformação digital de clientes, para que seus parceiros possam impulsionar a diferenciação, defender sua experiência em determinadas verticais e liberar novas oportunidades de crescimento.

Em 2020, a pandemia nos pegou de surpresa e muitas empresas não estavam prontas para uma crise sanitária dessa magnitude. No entanto, um novo ano vem aí e, com ele, novas metas a serem atingidas para que tanto empregados como executivos e gestores tornem seu trabalho mais produtivo e eficaz e, sobretudo, o façam com muita felicidade e de qualquer lugar. Que 2021 seja bem-vindo!

[1] A  pesquisa global feita pelo ESI ThoughtLab e pela ServiceNow mostrou que 53% das organizações planejam criar experiências de cliente imersivas e personalizadas nos próximos três anos.
[2] O estudo Work Survey, da ServiceNow, revelou que 46% dos empregados não acreditam que sua empresa dará os passos necessários para garantir sua segurança.
[3] Segundo a pesquisa do ESI ThoughtLab e da ServiceNow, quase nove em cada dez empresas de telecomunicações automatizaram a gestão e o atendimento ao cliente, muito acima da média de 61% de outros setores, incluindo finanças, assistência em saúde, indústria e setor público.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
6ª Edição INDICADOS INFRA FM 2020

Noite de festa na Hípica Paulista e o destaque no perfil corporativo de 33 empresas das 156 indicadas em 2020 reforçam o valor de facilities services no Brasil

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP