Black Friday - Congresso 2025
 

Como tornar sua marca pessoal atraente para 2021

A personal branding Érika Gonsales explica o passo a passo para você não cair em armadilhas no ano novo

O ano de 2020 serviu para todo mundo como aprendizado. Mas mais do que isso, é um ano que elevou ainda mais a importância de alguns temas, como - estratégia, planejamento, desenvolvimento e inovação. Muitas pessoas que não se importavam com esses assuntos, passaram, pelo menos, a pensar sobre eles. Principalmente porque muitas delas precisaram desses conceitos e ferramentas para conseguir sair de uma situação, na qual foi pega desprevenida. Esse foi o reflexo da pandemia para milhões de pessoas, pois as consequências vieram e doeram no bolso, através da falta de perspectiva financeira, impactando muito nas carreiras e profissões. Para prevenir futuros imprevistos, é necessário realizar uma revisão, definir sua estratégia e elaborar o plano para o futuro. Para qualquer tipo de situação - pessoal ou profissional - e prazo - curto, médio ou longo.

Confira três passos para entrar 2021 com um ótimo planejamento:

1) Revisão do ano de 2020

Relembre todos os momentos do seu ano por trimestre, mensal, semanal, ou como preferir, e escreva quais fatos e acontecimentos foram os mais importantes. Liste as três maiores realizações - O que você fez para alcançá-las? Quem ajudou você a alcançá-las? Como isso aconteceu?

Em seguida, faça uma lista de seus maiores desafios enfrentados - Quem ou o quê ajudou você a superar esses desafios? O que você aprendeu sobre si mesmo enquanto esperava esses desafios?  Defina o seu ano de 2020 em três palavras.

2) Quem é você e onde deseja chegar?

Quem sou eu - O que você ama fazer? O que as pessoas precisam, de acordo com a sua visão?  Em que você é bom/boa? Pelo o que você pode ser remunerado para fazer? Três coisas que você está pronto (a) para se livrar?

Onde desejo chegar - Complete as frases:

- Em 2021, eu não procrastinarei mais em...

- Em 2021, eu vou extrair mais energia de...

- Meu conselho para eu mesma em 2021 é...

- O ano de 2021 será especial para mim porque...

- Como me vejo em 2021? O que vou realizar?

- Essas pessoas vão me ajudar, caso eu precise de ajuda...

3) Plano para o futuro

Esse é o momento de utilizar todas as informações extraídas dos momentos anteriores e fazer o seu planejamento: O que você precisa desenvolver? Quais são as suas necessidades? Quais são as pessoas que você precisa de ajuda? Que tipo de recurso você precisa (tempo, dinheiro, conhecimento)? O que você pode começar a fazer? Quais serão os pequenos passos que você precisa dar em direção ao seu objetivo maior para o próximo ano?

Um passo importante que você jamais pode deixar de fazer é estabelecer um objetivo, pois sem isso seria a mesma coisa que entrar em um carro desgovernado, e não se planejar, pois mesmo que entre no carro, é preciso saber o caminho a seguir. Portanto, uma vida pessoal e profissional sem destino é a mesma coisa que desperdiçar o nosso precioso tempo de vida. Portanto, assuma o rumo e o controle da sua vida.

Cuidado com as distrações. Caso você esteja focado, sabendo a direção e o rumo a ser tomado, consciente do que é preciso fazer, você dificilmente será abduzido pelas armadilhas do caminho. Por mais que você se deixe levar no começo, vai sentir o distanciamento do seu objetivo e logo volta para o rumo. Além disso, toda a revisão feita do período anterior é também base e alerta para situações semelhantes futuras, ou seja, se aprendeu algo com o que passou, com certeza não repetirá o comportamento no futuro.

É muito comum, em períodos de grande caos, as pessoas se apavorarem e esquecerem daquilo que as mantém firmes na rota. Geralmente, quando nos encontramos nesse tipo de situação, temos a tendência de olhar para fora mudando o nosso foco do interno para o externo. Quando isso acontece, damos mais importância ao outro do que a nós mesmos.

Sendo assim, o que enxergamos é exatamente um mercado saturado, concorrência intensa, sem diferenciação, baixa lucratividade (devido à alta pressão por preços), marcas mal posicionadas e sem estratégia, ações inconsistentes. Um verdadeiro caos. Parece que em uma situação como essa é quase impossível se destacar. Mas com um olhar para dentro, estratégia e planejamento é possível mudar o rumo dessa história. Para isso, você precisa ter claro:

- A sua história, experiência adquirida até o momento

- Seus talentos, conhecimentos e habilidades

- Seus valores inegociáveis

- O seu ponto de excelência - a intersecção dos três pilares: ser apaixonado por algo, ser o melhor nisso e algo que possa te dar retorno financeiro

O mundo mudou e estamos vivendo um "novo normal", ou seja, você deve ficar cada vez mais atento às mudanças no comportamento das pessoas, pois os impactos da COVID-19 foram tão intensos que causaram mudanças drásticas na forma como as pessoas enxergam e lidam com produtos e serviços. Além disso, estar sempre atento aos diversos relatórios e pesquisas de institutos que divulgam informações sobre esse tema (e outros diversos), para que esteja sempre antenado e em posse de informações que possam ser utilizadas ao longo do ano para tomada de decisões.


Érika Gonsales é graduada pela ESPM em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer relationship management), pós-graduada em Gestão de Negócios de Marketing e estrategista em personal branding pela FAAP. Ela também é ex-executiva da Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP