O ano de 2020 serviu para todo mundo como aprendizado. Mas mais do que isso, é um ano que elevou ainda mais a importância de alguns temas, como - estratégia, planejamento, desenvolvimento e inovação. Muitas pessoas que não se importavam com esses assuntos, passaram, pelo menos, a pensar sobre eles. Principalmente porque muitas delas precisaram desses conceitos e ferramentas para conseguir sair de uma situação, na qual foi pega desprevenida. Esse foi o reflexo da pandemia para milhões de pessoas, pois as consequências vieram e doeram no bolso, através da falta de perspectiva financeira, impactando muito nas carreiras e profissões. Para prevenir futuros imprevistos, é necessário realizar uma revisão, definir sua estratégia e elaborar o plano para o futuro. Para qualquer tipo de situação - pessoal ou profissional - e prazo - curto, médio ou longo.
Confira três passos para entrar 2021 com um ótimo planejamento:
1) Revisão do ano de 2020
Relembre todos os momentos do seu ano por trimestre, mensal, semanal, ou como preferir, e escreva quais fatos e acontecimentos foram os mais importantes. Liste as três maiores realizações - O que você fez para alcançá-las? Quem ajudou você a alcançá-las? Como isso aconteceu?
Em seguida, faça uma lista de seus maiores desafios enfrentados - Quem ou o quê ajudou você a superar esses desafios? O que você aprendeu sobre si mesmo enquanto esperava esses desafios? Defina o seu ano de 2020 em três palavras.
2) Quem é você e onde deseja chegar?
Quem sou eu - O que você ama fazer? O que as pessoas precisam, de acordo com a sua visão? Em que você é bom/boa? Pelo o que você pode ser remunerado para fazer? Três coisas que você está pronto (a) para se livrar?
Onde desejo chegar - Complete as frases:
- Em 2021, eu não procrastinarei mais em...
- Em 2021, eu vou extrair mais energia de...
- Meu conselho para eu mesma em 2021 é...
- O ano de 2021 será especial para mim porque...
- Como me vejo em 2021? O que vou realizar?
- Essas pessoas vão me ajudar, caso eu precise de ajuda...
3) Plano para o futuro
Esse é o momento de utilizar todas as informações extraídas dos momentos anteriores e fazer o seu planejamento: O que você precisa desenvolver? Quais são as suas necessidades? Quais são as pessoas que você precisa de ajuda? Que tipo de recurso você precisa (tempo, dinheiro, conhecimento)? O que você pode começar a fazer? Quais serão os pequenos passos que você precisa dar em direção ao seu objetivo maior para o próximo ano?
Um passo importante que você jamais pode deixar de fazer é estabelecer um objetivo, pois sem isso seria a mesma coisa que entrar em um carro desgovernado, e não se planejar, pois mesmo que entre no carro, é preciso saber o caminho a seguir. Portanto, uma vida pessoal e profissional sem destino é a mesma coisa que desperdiçar o nosso precioso tempo de vida. Portanto, assuma o rumo e o controle da sua vida.
Cuidado com as distrações. Caso você esteja focado, sabendo a direção e o rumo a ser tomado, consciente do que é preciso fazer, você dificilmente será abduzido pelas armadilhas do caminho. Por mais que você se deixe levar no começo, vai sentir o distanciamento do seu objetivo e logo volta para o rumo. Além disso, toda a revisão feita do período anterior é também base e alerta para situações semelhantes futuras, ou seja, se aprendeu algo com o que passou, com certeza não repetirá o comportamento no futuro.
É muito comum, em períodos de grande caos, as pessoas se apavorarem e esquecerem daquilo que as mantém firmes na rota. Geralmente, quando nos encontramos nesse tipo de situação, temos a tendência de olhar para fora mudando o nosso foco do interno para o externo. Quando isso acontece, damos mais importância ao outro do que a nós mesmos.
Sendo assim, o que enxergamos é exatamente um mercado saturado, concorrência intensa, sem diferenciação, baixa lucratividade (devido à alta pressão por preços), marcas mal posicionadas e sem estratégia, ações inconsistentes. Um verdadeiro caos. Parece que em uma situação como essa é quase impossível se destacar. Mas com um olhar para dentro, estratégia e planejamento é possível mudar o rumo dessa história. Para isso, você precisa ter claro:
- A sua história, experiência adquirida até o momento
- Seus talentos, conhecimentos e habilidades
- Seus valores inegociáveis
- O seu ponto de excelência - a intersecção dos três pilares: ser apaixonado por algo, ser o melhor nisso e algo que possa te dar retorno financeiro
O mundo mudou e estamos vivendo um "novo normal", ou seja, você deve ficar cada vez mais atento às mudanças no comportamento das pessoas, pois os impactos da COVID-19 foram tão intensos que causaram mudanças drásticas na forma como as pessoas enxergam e lidam com produtos e serviços. Além disso, estar sempre atento aos diversos relatórios e pesquisas de institutos que divulgam informações sobre esse tema (e outros diversos), para que esteja sempre antenado e em posse de informações que possam ser utilizadas ao longo do ano para tomada de decisões.
Érika Gonsales é graduada pela ESPM em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer relationship management), pós-graduada em Gestão de Negócios de Marketing e estrategista em personal branding pela FAAP. Ela também é ex-executiva da Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty
Foto: Divulgação