Por dentro do projeto do Hotel Parque das Palmeiras

[Vitrine Facilities] E do software Tekla Structures: ferramenta ágil de modelagem 3D

O município sergipano de Lagarto, localizado a 75 km da capital Aracaju, contará com um inovador e moderno edifício: o Hotel Parque das Palmeiras. O empreendimento, parte do grupo referência no manejo e criação de quarto de milha, o Haras Fábio José, foi projetado pela empresa Almeida & Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas, que utilizou o software Tekla Structures como ferramenta ágil de modelagem 3D.

O Hotel Parque das Palmeiras dispõe de 11 pavimentos para o serviço de hotelaria, com apartamentos variados com o objetivo de melhor atender os diversos públicos. Cada pavimento destinado ao serviço de hotelaria possui uma área total construída de 465 m². Além disso, tem espaço completo destinado ao lazer (restaurante, academia e piscina) e à realização de eventos e negócios (auditório, sala de reuniões e espaço para lojas).

A área total construída é de 5.950 m² e altura total de 45m. Desde o início da elaboração do projeto, foi idealizada a utilização de estruturas metálicas de aço.

Pertencente à Trimble, o Tekla é considerado o mais avançado software BIM (Building Information Modeling) do mercado. Entre os principais benefícios do seu uso está o aumento expressivo da produtividade na fase de detalhamento, por causa da facilidade em elaborar desde projetos simples até os mais complexos, em qualquer tipo de material.

A diretora de Novos Negócios da Trimble, Fátima Gonçalves, explica que, no projeto do Hotel Parque das Palmeiras, o software possibilitou a modelagem de inúmeros detalhes, como escadas metálicas, elementos da fachada do edifício, conexões metálicas, entre outros.

"Com modelagem 3D, idealizada no Tekla Structures, da estrutura principal a todos os elementos complementares, foram criados projetos 2D capazes de expressar de maneira clara e simplificada todos os detalhes necessários para o desenvolvimento do projeto de fabricação e montagem", explica Ricardo Almeida, sócio-diretor da Almeida & Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP