Em março, quando o período mais restritivo da pandemia do novo coronavírus teve início, muitas pessoas se perguntavam: como será a volta ao trabalho presencial? Essa pergunta ainda não tem uma única resposta correta, mas estamos cada vez mais próximos de um novo normal e, com isso, a preocupação do retorno às atividades se torna cada vez mais presente. O coronavírus continua por aqui e teremos que aprender a conviver com ele no futuro. A abertura do comércio e empresas já faz parte das medidas adotadas pelos governadores e prefeitos. Para as empresas, o desafio é manter a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo que garante a segurança de sua equipe e clientes. Por isso, criar protocolos rígidos de segurança é parte fundamental desse retorno.
Além das medidas impostas pelas normas regulamentadoras, que tornaram obrigatórias uma série de medidas de prevenção, mitigação e controle da Covid-19, as empresas deverão ter seus processos minunciosamente pensados para que a prevenção seja efetiva na sua realidade. E mostrar assertividade, sabendo transmitir informações, engajando os trabalhadores nas medidas de prevenção para que se sintam seguros e confiantes na volta ao seu dia a dia.
Co-fundadora da Lynx, empresa que desde 1996 auxilia empresas a desenvolverem projetos com impacto positivo exponencial, a Dra. Bettina Grajcer desenvolveu um plano de resposta à COVID-19, com ações planejadas para proteger os funcionários e a empresa. Nasce, assim, o SaúdeX, uma plataforma com base médica científica que prepara empresas e equipes para operarem com segurança, com procedimentos para identificação precoce de casos da doença, rastreamento de contatos e prevenção.
Para a Dra. Bettina Grajcer, fundadora do SaúdeX, o mais importante, neste momento de retomada, é a organização. "O fundamento do nosso trabalho está na base médica e científica. Nós não inventamos ou supomos soluções. Todos os procedimentos foram pensados à exaustão, de maneira que gestores de empresas se preocupem com a parte prática do retorno de seus funcionários", afirma. "Nosso trabalho é ficar com a parte mais complicada, garantindo que todos voltem às suas funções de maneira segura. Mais do que nunca estamos conscientes do papel e da responsabilidade de cada um de nós, pessoas físicas e empresas e, por isso, desenvolvemos uma solução rápida, simples e, principalmente, acessível", completa.
O SaúdeX é dividido em três frentes de atuação:
Protocolos - Nesta frente, o SaúdeX cuida da criação de procedimentos para prevenção, identificação precoce de infectados e proteção eficaz dos funcionários. São protocolos que se adaptam às necessidades de cada empresa e englobam a criação de matriz para classificação de risco e organização de calendário para retorno ao trabalho dos funcionários, treinamento do time, mobilização dos colaboradores, elaboração de cartilha com medidas de higiene e prevenção e desenvolvimento de política e procedimentos para monitoramento, testagem e isolamento de suspeitos.
Monitoramento - Para evitar o contágio, é preciso evitar o contato. O SaúdeX desenvolveu uma ferramenta exclusiva que permite identificar precocemente quem está infectado e mapear os seus pontos de contato. Na plataforma, totalmente online, há um chatbot que estabelece uma conversa fácil e rápida com os funcionários e traz perguntas que eles devem responder todos os dias antes de sair de casa. Desta maneira, a empresa pode monitorar sintomas e informações de saúde. Com isso, é possível identificar rapidamente os possíveis riscos e conectar imediatamente os protocolos e medidas para cada caso - partindo de testagem e passando por outras recomendações. Com um Dashboard customizado, o gestor tem acesso aos dados em tempo real, possibilitando uma rápida atuação.
Testagem - Testar é uma forma de proteger colaboradores e o negócio. Identificar rapidamente os infectados e seus contatos, testando todos, garante a manutenção da operação com segurança e evita afastamentos desnecessários. O SaúdeX conta com uma rede nacional de parceiros que permite oferecer o tipo de teste mais adequado para cada empresa. Numa operação in company, a empresa oferece opções inovadoras que possibilitam a redução de custos para testagem em larga-escala.
Foto: Divulgação