Black Friday - Congresso 2025
 

Semáforo solar móvel no Aeroporto de Congonhas

Equipamento visa evitar acidentes e oferecer maior segurança aos motoristas e pedestres nas áreas de obras do empreendimento

A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), está em obras para a recuperação do pavimento asfáltico, o que exigiu o fechamento total da pista por 32 dias para aplicação de uma camada porosa de atrito (CPA). Esta tecnologia melhora a capacidade de drenagem, aumentando a aderência do pneu das aeronaves ao pavimento, reduzindo a possibilidade de aquaplanagem.

Com investimento de R$ 11,5 milhões, as obras começaram em 5 de agosto e devem estar concluídas no dia 5 de setembro. Neste período, apenas a pista auxiliar do Aeroporto está em operação. Para a execução dos serviços dentro do prazo estabelecido, foram alocadas equipes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para evitar acidentes durante os pousos e decolagens e também entre veículos que levam cargas aos aviões estão sendo instalados sinalizadores que alertam onde há interdição de tráfego, indicando o caminho a seguir.

Para orientar o tráfego de veículos, a LedsAirports, empresa responsável pela instalação dos sinalizadores, está utilizando semáforo solar móvel, desenvolvido pela Damata Solar, empresa paulista que produz sinalizadores de balizamento nas áreas de segurança aérea, náutica e terrestre.

A tecnologia foi criada com o objetivo de oferecer maior segurança aos motoristas e pedestres em áreas onde há necessidade de redução de velocidade por motivo de fiscalizações, radares móveis, obras viárias, saída de caminhões e treminhões de estradas vicinais para vias expressas e para organizar entrada de veículos em estacionamentos de grandes espetáculos.

"Estivemos na Damata comprando sinalizadores e eles me mostraram um semáforo móvel alimentado por energia solar. Aluguei o equipamento para fazer o controle de fluxo de caminhões no aeroporto. Chegando ao aeroporto, em alguns minutos instalamos o semáforo solar, que foi logo aceito por todos", afirmou João Teixeira, proprietário da LedsAirports.

​Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP