A fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, fechada devido à Covid-19, está pronta para reabrir com novas regulamentações para garantir a segurança de seus funcionários. Dada a necessidade de se aplicar um protocolo de proteção contra a pandemia e retomar uma operação segura, a Toyota Argentina realizou uma análise das novas tecnologias no mercado e escolheu a Solução de Monitoramento da Temperatura Térmica da Dahua de olho em qualidade e excelente custo-desempenho.
Devido ao grande número de pessoas que entram e saem da fábrica todos os dias, a montadora precisava de uma solução segura e eficiente para ajudá-los a controlar o fluxo de funcionários (incluindo 1.500 funcionários que pegam ônibus, 900 funcionários que usam estacionamentos e 700 empreiteiros) sem atrasos e sem deixar de cumprir as novas regulamentações governamentais.
A solução incluiu quatro conjuntos de equipamentos térmico de monitoramento da temperatura da Dahua (DHI-NVR4216-I + TPC-BF-5421 + Blackbody). Eles foram instalados em diferentes entradas, proporcionando uma forma não invasiva de verificar a temperatura corporal de seus funcionários.
"Essa situação alterou nosso funcionamento que era de dois turnos de produção antes da pandemia para agora apenas um turno de produção, o que nos forçou a aumentar o número de ônibus que trazem os funcionários e empreiteiros para a fábrica, além de aplicar medidas adicionais de segurança de distanciamento social nos refeitórios, áreas comuns e de linha de produção, bem como medidas suplementares de limpeza e higiene", disse Alberto Martín López, Gerente de Segurança Corporativa da Toyota Motor Corporation.
"Antes dessa implementação, cada turno entrava e saía da fábrica em 30 minutos. Agora, em um ritmo de acesso sem interrupções e mantendo o distanciamento social, fazemos isso em 45 minutos, mas de forma mais segura, garantindo um timing competitivo e maximizando a segurança de nossos colaboradores", explica López sobre o benefício imediato da solução no dia a dia da empresa.
"A instalação e a calibração foram relativamente rápidas. A fábrica em Zárate esteve em funcionamento por 3 dias, com a adição de algumas melhorias de infraestrutura nas áreas de entrada/saída, uma vez que o trabalho era realizado em locais semiabertos e o impacto das mudanças climáticas teve de ser reduzido. Nesse período, também foi realizado o treinamento de pessoal para que todos se familiarizassem com os equipamentos e garantissem a sua vida útil", acrescentou.
Segundo o executivo, o atual protocolo COVID 19 também foi implementado, testando aleatoriamente os funcionários, chegando a marca de cerca de 100 testes diários.
Benefícios
O equipamento térmico de monitoramento da temperatura da Dahua promete ser mais rápido do que os scanners portáteis podendo realizar a triagem de um número maciço de funcionários a uma distância segura, para o acesso eficiente de entrada/saída para os funcionários. "Ele fornece garantia de segurança para a reabertura da Toyota Argentina e para a condução de suas operações rotineiras, atendendo aos requisitos de retomada aos negócios exigidos pelo governo. Essa tecnologia permite que as empresas retomem seus negócios de forma ordenada e estejam em conformidade com as medidas exigidas pelas entidades oficiais. Isso reforça o compromisso da Dahua Technology em fornecer soluções que possam realmente auxiliar no cumprimento das medidas de prevenção durante essa pandemia. O objetivo é poder continuar oferecendo soluções que facilitem o atendimento à comunidade apoiando a retomada dos negócios econômicos das indústrias", diz Franky Su, Country Manager da Dahua Technology para Argentina e Uruguai.
A Toyota Argentina atua no país há 26 anos. Representa 40% das exportações de empresas automotivas em 2019 e atualmente possui uma capacidade de produção anual de 141 mil unidades, exportando 75% de sua produção para 22 países da América Latina e para o Caribe.
Foto: Divulgação