Black Friday - Congresso 2025
 

Escritórios fechados e os vazamentos de informações

Sua empresa está preparada para a retomada? Confira ações de prevenção

Por Paulo Murata e Sérgio Barboni*

No início da pandemia, muitas empresas adotaram o home office e os escritórios das empresas foram esvaziados e, em alguns casos, até mesmo abandonados. A falta de monitoramento permanente e controle de acesso eficiente nos ambientes sensíveis das empresas trouxeram um aumento no risco de vazamento de informações confidenciais.

Considerando que em breve teremos o retorno das atividades ao novo normal, visto que vários Estados estão publicando seus planos de reabertura do comércio e serviços, consequentemente os escritórios voltarão a receber reuniões com assuntos confidenciais. Antes de iniciar as atividades, é de suma importância que os gestores das empresas garantam que os ambientes estejam livres de dispositivos ou escutas clandestinas.

Sabemos que muitas empresas adotarão o home office flexível e algumas farão de seus escritórios um ambiente conceito, o que certamente envolverá reformas estruturais e alterações de layout. E são essas mudanças que podem gerar vulnerabilidades antes não existentes. Portanto, é preciso assumir o compromisso de conscientização da sua liderança e a cultura de segurança, implantando ou retomando os programas e políticas necessárias para garantir a proteção da informação, ponderando medidas de prevenção para mitigar os riscos nos ambientes de trabalho.

Ações de prevenção podem ser um fator fundamental neste momento, principalmente por ser um cenário novo para todos. Entre as principais vulnerabilidades apontadas, que precisa de atenção, estão:

1) Com a migração das atividades administrativas das empresas para o home office, os ambientes sensíveis podem ter sido alvos de implantações de dispositivos de escuta clandestina;

2) A alteração de layout de trabalho pode comprometer o grau de segurança da informação, pois o planejamento sem a análise correta sobre os riscos de segurança pode ter permitido ou facilitado as vulnerabilidades;

3) Esquecimento por parte dos funcionários e executivos sobre o conceito e importância da cultura de segurança da informação e contra inteligência.

Como sua empresa planeja a retomada das atividades? As medidas de segurança no ambiente pode ser uma grande aliada para a proteção dos dados e informações sigilosas do seu negócio. É preciso atenção e orientação, pois a pandemia trouxe um movimento inédito nas empresas e isso pode ser a brecha para riscos nunca analisados antes.


*Paulo Murata é Gerente de Segurança Empresarial e Sérgio Barboni é Consultor de Segurança Empresarial, ambos da ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense

Fotos: Divulgação

Comentário(s):

Luiz Neto - [email protected]
Conteúdo importante para gestão de riscos e controle de informações. Parabéns!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP