Black Friday - Congresso 2025
 

"Estamos em manutenção"

Benchmarking com Rodrigo Accioli, Gerente Executivo de Infraestrutura e Sustentabilidade da Atlas Schindler

Na Atlas Schindler estamos acompanhando com cautela e serenidade as informações sobre o avanço da Covid-19. Estamos atentos às medidas adotadas pelos órgãos governamentais e às ações do Ministério da Saúde para atuarmos na mitigação dos riscos relativos à integridade de nossos colaboradores e seus familiares, clientes, parceiros prestadores de serviços e fornecedores, contribuindo para prevenção e o controle do avanço do coronavírus na sociedade brasileira.

Mesmo em tempos de isolamento e de permanência em nossas casas, em cidades tão verticalizadas como as brasileiras, o elevador precisa ser mantido em funcionamento seguro e pode necessitar de uma manutenção emergencial. A segurança do usuário nesse momento crítico é de extrema importância. Nessa linha, ressaltamos que nossa atuação na garantia do bom funcionamento dos equipamentos, com segurança, qualidade e confiabilidade, é fundamental para a população, sendo que a nossa atividade foi classificada pelas maiores cidades do país como serviço essencial e isenta do regime de suspensão de circulação e atividades.

Visando garantir a segurança de nossos técnicos de campo e de nossos clientes, disponibilizamos os EPIs necessários e transporte individual, assim como todas as equipes foram devidamente orientadas em relação a como proceder para que haja uma abordagem segura com o cliente, como manter o distanciamento e liberar o cliente da assinatura do protocolo de atendimento feito no celular do técnico.

Ressalto, ainda, a criação de protocolo especial para técnicos que façam atendimento em rotas de hospitais, clínicas e laboratórios, mais do que nunca, essenciais neste momento.

Sendo assim, nossa equipe técnica e áreas correlatas permanecem atuando, dentro dos mais seguros protocolos de saúde e segurança.

Especificamente, a área de Facility da Atlas Schindler continua - mesmo com o time administrativo atuando de forma remota - assegurando a disponibilidade da frota de veículos (abastecimento, manutenção, monitoramento), a segurança, a conservação e a limpeza de nossas unidades operacionais (áreas técnicas, de logística e de suprimentos) que permanecem operando, com produtos adequados e frequência de limpeza redobrada.

IFrame

Em paralelo a isso, programas e capacitações práticas de higienização foram realizados para tornar o time de limpeza melhor preparado para atuar de forma preventiva e mesmo reativa, se houver necessidade.

Todos nossos colaboradores, incluindo os profissionais de campo, têm recebido diariamente informações e esclarecimentos necessários para a prevenção e mitigação da propagação do vírus, além das orientações sobre procedimentos e medidas adotadas nas dependências da companhia em todo o país. Peças e comunicações específicas para clientes também foram desenvolvidas.

Compartilho algumas medidas adotadas pela Atlas Schindler desde o início da crise:

- Instauração do 'Business Continuity Plan' e do Comitê de Crise, que se reúne diariamente para tomar decisões em nome da empresa;

- Trabalho remoto para as equipes administrativas;

- Férias coletivas para equipes de campo do grupo de risco;

- Menores aprendizes em suas residências, sem trabalho remoto;

- Estagiários de férias coletivas;

- Criação de protocolo especial para técnicos que façam atendimento em rotas de hospitais, clínicas e laboratórios;

- Criação de critérios de classificação de risco de contaminação por COVID-19 para fornecimento adequado de EPIs;

- Fornecimento de EPIs para técnicos de campo de acordo com os nossos protocolos e manuais de segurança;

- Fornecimento de transporte individual, seja carro da frota ou reembolso de quilometragem;

- Substituição da assinatura eletrônica do cliente pelo nome indicado na portaria preenchido pelo próprio cliente, mantendo assim o celular somente em posse de nosso técnico;

- Equipes técnica e comercial orientadas para atender às adequações de prevenção adotadas pelos clientes;

- Instituição da quarentena para colaboradores que tenham contato com portadores do vírus ou que apresentem sintomas da COVID-19 (mesmo sem confirmação), além de pessoas que tenham retornado de viagens a localidades com incidência da doença;

- Comunicações diárias a todos os colaboradores para atualização de informações e diretrizes para continuidade das atividades com reforço geral dos protocolos de higiene e etiqueta social;

- Cancelamento de eventos internos e externos;

- Cancelamento das viagens internacionais e nacionais, seja aérea ou terrestre;

- Suspensão de reuniões presenciais e orientação para reuniões virtuais;

- Adequação do layout do refeitório da fábrica, respeitando a distância recomendada de 1 metro e rodízio entre as áreas para evitar aglomerações;

- Os valores do vale-transporte, vale-refeição e vale-alimentação que seriam creditados nos respectivos cartões no mês de abril foram depositados integralmente na conta do colaborador, para facilitar a rotina dos familiares diante deste cenário;

- Expansão da rede de apoio. RH Atende (das 8h às 17h) via e-mail e telefone, para sanar dúvidas sobre o coronavírus. Programa Eleve-se (24h por dia) para atendimento psicológico gratuito e sigiloso.

E como para a Atlas Schindler é tempo de refletir e ressignificar os valores fundamentais da vida e o nosso papel na sociedade, compartilho o vídeo "Estamos em manutenção". Essa mensagem é um convite para a construção do "novo normal". E, enquanto isso, não se preocupe, a equipe Atlas Schindler está lá fora, fazendo a manutenção da segurança daqueles que não podem parar.

Rodrigo Accioli é Gerente Executivo de Infraestrutura e Sustentabilidade na Atlas Schindler

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP