Black Friday - Congresso 2025
 

Checklists para a contenção do novo coronavírus

Software permite o cruzamento de dados das operações para avaliar os indicadores de desempenho e tomar decisões muito mais assertivas

A rápida propagação do COVID-19 está impactando todos os tipos de empresa. Diante deste contexto, as equipes de manutenção e facilities ganham destaque, pois sabem que executar um plano de prevenção com excelentes padrões de higiene, ajuda a impedir a propagação do vírus e auxilia os gestores nas avaliações dos riscos e efeitos da pandemia. E, utilizar a tecnologia a favor das operações de manutenção predial permite planejar e controlar os checklists com agilidade aumentando a eficiência das equipes. Neste cenário crítico, as medidas preventivas que veremos em seguida, irão garantir a manutenção da qualidade de vida e a saúde das pessoas em seus locais de trabalho.

Como proteger os ambientes de trabalho do novo Coronavírus?

Segundo profissionais da área da saúde, uma das formas de transmissão do vírus acontece através do ar. Por isso realizar a manutenção preventiva dos equipamentos de ar condicionado é uma ação de prioridade máxima para manter a qualidade do ambiente e diminuir a propagação de qualquer vírus no local.  

Outra ação é manter uma comunicação clara e informar funcionários e equipes de hard e soft service quanto às formas de contaminação, sintomas e prevenção do COVID-19. Além disso, orientá-los a iniciar imediatamente os procedimentos básicos de cuidados e proteção pessoal.

Porém, reforçar os métodos de prevenção individual para o COVID-19 não é o bastante para conter a transmissão. Por se tratar de um vírus altamente contagioso, é preciso adotar Planos de Contingência com medidas rigorosas de higienização, atividades de limpeza, desinfecção de superfícies e equipamentos. Para que a sua empresa aja com segurança, os planos devem seguir as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde competentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um sistema pode ajudar na prevenção do COVID-19 nos ambientes de trabalho?

Softwares voltados para operação e manutenção predial auxiliam gestores no planejamento e controle das atividades, ainda permitem que equipes façam o trabalho em campo de forma rápida e eficaz. Portanto, um sistema pode, sim, ser uma ferramenta facilitadora na prevenção do dia a dia.

Pensando em uma solução ágil e prática para ajudar nesse momento de pandemia, o Software Leankeep desenvolveu 3 planos com Checklists para contenção do COVID-19, que seguem à risca as orientações e exigências sanitárias. São as seguintes operações:

ANVISA COVID-19 - Limpeza de ambientes;

ANVISA COVID-19 - Desinfecção de ambientes;

ANVISA COVID-19 - Dicas para proteger você e a sua empresa no dia a dia.

Os planos que já estão disponíveis para os usuários do software contemplam diversas informações dos ambientes a serem higienizados e desinfetados.

Com facilidade, o gestor conseguirá fazer o planejamento das ações e definir sua periodicidade de uma única vez no software. Os checklists serão organizados na agenda de atividades dos técnicos, através do aplicativo, será possível acessar as informações rapidamente e cadastrar os dados do trabalho em campo pelo celular. A fácil visualização da agenda permitirá ter mais controle sobre as atividades e aumento da produtividade das equipes de manutenção e facilities. Com isso, o gestor poderá acompanhar no sistema o trabalho realizado de forma prática e transparente. O software possui diversos relatórios, sendo assim, o gestor poderá cruzar dados das operações para avaliar os indicadores de desempenho e tomar decisões muito mais assertivas.

A importância de proteger a sua empresa no dia a dia

As medidas de proteção contra o coronavírus nos ambientes de trabalho somadas às boas práticas de higiene promovem a segurança não só de seus colaboradores, mas também de equipes terceiras, fornecedores e clientes.

Como muitas equipes de manutenção operam em locais diferentes ou até mesmo fora de suas instalações é essencial manter uma comunicação clara e alinhada sobre as orientações de prevenção ao COVID-19. Dessa forma, o Plano Modelo de Contenção do software que oferece dicas e cuidados diários contra o vírus se faz necessário, para proteger não só os ambientes da empresa, mas também a vida todos. 

A planilha com os checklists de prevenção do COVID-19, permite treinar equipes e agregar mais valor aos serviços prestados.

Clique aqui e acesse o checklist de proteção e transforme os seus serviços em um diferencial para seus clientes no combate ao vírus!

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP