Tecnologia monitora o uso dos espaços

Utilization IQ mostra, em tempo real, o volume de pessoas em um ambiente, facilitando o controle de acesso e reduzindo risco de contaminação

Uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço do coronavírus é manter a distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas. Isso muda a dinâmica de ocupação dos espaços, como é possível ver na Itália, por exemplo, onde as pessoas fazem fila do lado de fora e entram aos poucos nos supermercados para evitar lotação.

Esse monitoramento do volume de pessoas em um determinado local pode ser automatizado com o Utilization IQ, plataforma da JLL que recebe informações de várias fontes, como sensores de presença, crachá e conexões às redes sem fio, e gera insights para planejar o uso dos espaços de maneira mais inteligente.

"O Utilization IQ consegue dar visibilidade de quantas pessoas há no ambiente em tempo real", explica Poliana Brandão, diretora da área de Digital Solutions da JLL.

Na ferramenta, é possível criar alertas que avisam quando o número ideal de pessoas em um local for atingido. Ao fazer o controle de acesso, limita-se o contato entre elas e, consequentemente, diminui o risco de disseminação do vírus.

O monitoramento do volume de pessoas pode ser feito em vários espaços, como recepção, salas de espera, refeitórios, salas de atendimento, escritórios, galpões, entre outros. É possível customizar quem terá acesso aos dados ou não. Por exemplo, os funcionários de uma fábrica podem acompanhar pelo celular como está a lotação do refeitório para escolher o melhor momento para fazer sua refeição através da integração com o Employee Experience app. No caso do acesso a outros estabelecimentos, as informações ficam disponíveis para a equipe de segurança. 

Vários tipos de empresas podem se beneficiar da solução:

- Hospitais;

- Laboratórios;

- Supermercados;

- Indústrias;

- Outros espaços corporativos.

Ferramenta tem outros benefícios

Esta é só uma das possibilidades de aplicação do Utilization IQ. "É um novo olhar para os dados gerados pela tecnologia, de acordo com a necessidade do momento", aponta Poliana.

Mas a ferramenta traz outras vantagens - já falamos sobre elas aqui. A análise da utilização dos espaços minimiza o risco da alta ocupação ou da ineficiência dos espaços e como consequência auxilia na análise de redução de custos operacionais. Soluções tecnológicas como Utilization IQ aliadas a um processo de análise quantitativo-qualitativo dos dados gerados e processo de gestão de mudanças estruturado são ferramentas essenciais para tomada de decisão tornando os espaços muito mais eficientes promovendo economias significativas para as empresas.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP