Black Friday - Congresso 2025
 

Empresas de FM no combate ao Coronavírus

O valor das prestadoras de serviços e o que elas estão fazendo para cuidar dos clientes e colaboradores

A disseminação global do coronavírus não ameaça apenas a saúde e o bem-estar da população em geral, mas também provoca um impacto significativo na economia e nos negócios. Neste cenário, o papel do profissional de gestão de facilities é primordial para garantir que as empresas possam fornecer resposta de emergência interna e realizar operações de limpeza, gestão de resíduos, logística, manutenção, vigilância, portaria, mensageria.

Fundamentais para a engrenagem desse processo, as prestadoras de serviços de FM ganham destaque e com um desafio ainda maior: cuidar de seus colaboradores e clientes. Para valorizar a categoria, a INFRA FM ouviu os líderes de algumas das principais empresas do setor para saber quais os desafios que elas têm encontrado e o que estão fazendo para contribuir para a minimização do surto. Confira!

David Drake, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp)

A pandemia do novo coronavírus está mobilizando cada vez mais as empresas e o setor de limpeza profissional para a adoção de medidas que possam conter o avanço do contágio. Nosso segmento de mercado está preparado para apoiar a sociedade rapidamente contra essa ameaça, ciente de que a limpeza profissional é a única arma para evitar a proliferação do vírus. E os profissionais da limpeza são os nossos heróis, estando na linha de frente desta batalha, com os processos, equipamentos e produtos adequados ao momento.

Neste momento desafiador de eminente crise que afeta a nação, o setor de limpeza se uniu por meio da Abralimp e tem demonstrado seu amadurecimento, respondendo rapidamente as crescentes demandas com soluções competentes e equipes engajadas no combate ao Covid-19, seja em áreas contaminadas ou não. A cadeia da limpeza profissional está, desta forma, atuando para dar a sociedade a segurança necessária para a continuidade dos serviços nos ambientes essenciais, como hospitais, supermercados, farmácias entre outros.

A correta limpeza das superfícies em qualquer ambiente previne a contaminação por contato, como: mesas, maçanetas, telefones, computadores, elevadores, controles, mobiliários em geral e outros. A Abralimp tem realizado diversas ações importantes em prol do mercado e de toda a população.

Informação, neste momento, é a palavra-chave. Por isso, estamos munindo todos os nossos canais de comunicação, imprensa e mídia geral com matérias técnicas, notícias, vídeos, depoimentos nacionais e internacionais, sobre as recomendações para a higienização de superfícies de ambientes infectados ou não.

Com o mesmo objetivo, a Associação acaba de disponibilizar um canal para o esclarecimento de dúvidas aos profissionais da Limpeza que atuam diariamente no combate ao Covid-19. Afinal, a higienização é a única barreira de contenção para o Covid-19.

Estamos também disponibilizando o "Manual de Procedimentos de Limpeza Covid-19", visando padronizar os protocolos de limpeza. Ferramenta útil para as empresas especializadas na prestação de serviços de limpeza profissional e para Facilities Management.

Também com o objetivo de informar sobre as melhores práticas do mercado, a Abralimp realizou uma live, com a participação de Rosângela Manteigas, presidente do Grupo Mulheres de Facilities; Denise Cruz, Gerente Executiva da Abralimp; João Roberto Zamboni, da Spartan; e o Diretor de Facilities da Abralimp, Renato Rattis, para dirimir as dúvidas. Na ocasião, foram discutidos os produtos essenciais e como realizar o processo de limpeza adequado em diferentes ambientes.

A sociedade, o setor de Facilities Management e os profissionais de Limpeza podem juntos compartilhar informações e experiências que ajudarão no enfrentamento ao Covid-19. Vamos juntos combater essa pandemia com a nossa única arma, a limpeza. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leonardo Cozac, Diretor da Conforlab

Para nossos clientes, divulgamos informações com recomendações gerais para ambientes fechados. Já a nossa empresa Limpdutos ampliou a oferta do serviço de Desinfecção de Ambientes, com produto eficiente para o combate a microrganismo, incluindo vírus.

A demanda aumentou bastante para os serviços de análise da qualidade do ar interno e higienização de dutos, que têm sido solicitados com mais urgência nesse momento. Também temos atendidos diversos chamados de clientes com dúvidas sobre procedimentos.

Em nosso escritório, adotamos um Protocolo de Procedimento Covid-19. E estamos lidando com o desafio de que alguns escritórios e empresas de varejo e serviço estão fechando por tempo indeterminado, ficando sem necessidade temporária dos serviços.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carolina Garcia Rego, Proprietária da Hineni Terceirização

Desde que a pandemia chegou ao Brasil, em fevereiro de 2020, a procura pelos serviços de limpeza na Hineni Terceirização aumentou aproximadamente 40%. Muitas empresas querem protocolos diferentes dos já contratados devido ao novo Coronavírus.

A Hineni oferece dois tipos de serviço específicos para esse momento de crise, tanto para empresas, quanto para residências. A higienização tem duas etapas: a limpeza e desinfecção de ambientes, com repasse de produto em locais com maior circulação e manuseio como corrimões, elevadores, descargas
e maçanetas. E a sanitização, uma limpeza feita em um período em que não tenha ninguém no local.

Nesse procedimento, é feita a nebulização com saneantes com ação microbicidas, que possuem laudos comprobatórios em laboratórios acreditados pelo ministério da saúde através da ANVISA e INMETRO. O saneante usado pela Hineni combate a todos os tipos de germes, vírus e bactérias, como por exemplo, os vírus envelopados, da família do COVID-19.

De acordo com Thiago Lopes, químico e gerente técnico de uma empresa de produtos químicos em São Paulo, "os vírus envelopados são os micro organismos mais fáceis de serem eliminados com saneantes microbicidas para superfícies de ambientes comuns, alimentares e hospitalares. Esses micro-organismos (bactérias gram positivas, gram negativas, fungos esporulados, micobactérias e esporos) são muito mais resistentes que vírus envelopados. Eliminando esses micro-organismos, naturalmente eliminamos o novo coronavírus".

Além dos novos protocolos adotados, também foi intensificado o treinamento das equipes referente às novas medidas preventivas. Estamos realizando treinamentos técnicos de desinfecção e sanitização diariamente. Também não podemos esquecer o lado emocional dos nossos colaboradores. Por isso, também estamos realizando treinamentos de inteligência emocional com o time de supervisão, para que eles possam ser os multiplicadores das novas medidas que adotamos para minimizar os riscos de proliferação do COVID-19 e também para fortalecer emocionalmente cada colaborador. Vale ressaltar ainda que os nossos profissionais realizam esse trabalho usando sempre EPIs como  luvas, óculos de proteção, macacão de proteção impermeável e descartável e máscara.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fernando P. A. Sodré, Presidente da Limpidus

Temos de entender a Limpeza sob três pilares. O primeiro é o lado estético, visual, como manter pisos brilhando, nenhum papel no chão etc. O segundo é o lado da preservação, do cuidado com o patrimônio, com as instalações. Em terceiro vem a saúde, ponto mais importante, porém o menos valorizadoO verdadeiro valor da limpeza está em garantir a saúde e bem-estar das pessoas. Esta situação que estamos vivendo vem mostrar isso.

Quando o vírus chegou, muitos clientes nos chamaram para ver o que íamos fazer para melhorar a limpeza e nós respondemos que quase nada! Somente aumentar a frequência da limpeza dos pontos de contato de maior risco como maçanetas, trincos, telefones, teclados, que já focamos no dia a dia. De resto, todos os nossos processos do dia a dia já são focados na saúde e investimos muito trabalho, no treinamento das pessoas e na conscientização disso.

Há anos que temos nossa tabela de cores para evitar que o pano do sanitário vá limpar a mesa, telefone; uso de microfibras, uso de peróxido de hidrogênio na limpeza do dia a dia, planos de trabalho com tudo muito planejado. Nossa atenção foi nos preparar para orientar as pessoas em como não se contaminar ao fazer o trabalho, na condução, ao chegar em casa, na ida à creche, na feira, pois ela pode se contaminar em qualquer lugar e nós precisamos delas com saúde.

A situação atual está mostrando a todos como a limpeza feita de forma correta é vital para se evitar contaminações, intoxicações, seja com bactérias ou vírus, evitando gripes e resfriados que depois irão trazer custos para as empresas com o afastamento das pessoas do trabalho e diminuição da produtividade geral.

Começamos a nos preparar para os serviços de desinfecção, comprando equipamentos, roupas etc., e já estamos operando em quase todo o Brasil e fora também, no Panamá, Miami e Colômbia, e trabalhando 24 horas!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Guilherme Salla, Diretor de Novos Negócios da Maxi Service

Nós, da Maxi Service, temos entendido todo este cenário mundial como uma grande oportunidade de valorização e conscientização da Limpeza Profissional. Desde os primeiros casos reportados na China, decidimos preventivamente montar um comitê de crise no início do ano por conta do aumento de contaminações em outros países e entendíamos que em questão de tempo o vírus estaria aqui no Brasil.

O time de limpeza profissional tem um papel extremamente importante na preservação de saúde de todos os ambientes que atuamos, e isso nos ajudou muito a demonstrar este cuidado em todos os nossos clientes.

Este comitê de crise, em parceria com o nosso time de saúde, expandiu os processos da área, equipamentos, EPIs, máquinas e material técnico para aplicarmos de forma imediata em 100% dos nossos clientes. Entre as atitudes tomadas ainda em janeiro, podemos falar sobre a alteração de diluição do Clean By Peroxy, produto que já utilizávamos massivamente em nossos clientes. Com esta nova diluição asseguramos a limpeza com poder desinfetante e aumentamos a prevenção de contaminação em áreas de contato, em casos específicos utilizamos produtos focados em limpeza hospitalar.

Com o aumento dos casos em nosso país elaboramos um informativo impresso que foi entregue a 100% dos nossos colaboradores explicando as formas de prevenção e a nossa importância nesta batalha, e em conjunto com os informativos, alteramos algumas rotinas internas, como suspensão de treinamentos presenciais que causassem aglomerações de pessoas, e adotamos o distanciamento seguro em trocas de turno e inclusive dentro de nossa administração.

Realizamos uma compra preventiva de materiais hospitalares, insumos e produtos para que não tenhamos descontinuidade de nenhum serviço prestado, além de adotarmos um protocolo especial para limpezas técnicas em locais que tiveram casos confirmados da Covid-19.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luis Felipe Fernandes, Diretor Técnico Comercial do Grupo Paineiras

Estamos trabalhando em equipe para combater o novo Coronavírus e cada dia é mais nítido a importância do serviço de limpeza e higienização para a vida das pessoas. Hoje não é feito nada sem antes saber se o ambiente está limpo e seguro.

Entre as ações colocadas em prática pelo Grupo Paineiras:

- Disponibilizamos um canal exclusivo para atendimento aos nossos colaboradores;

- Estabelecemos um Comitê Interno para monitoramento e tomada de decisão;

- Mudança das rotinas de trabalho, desenvolvendo um trabalho contínuo de desinfecção dos objetos e lugares com maior índice de estarem contaminados, por exemplo: torneiras, interruptores, painéis de elevadores, corrimão etc.

- Adotamos uma rotina diferenciada em nosso head office, com desinfecção diária dos objetos e ambientes.

- Permitimos o trabalho no regime home office para os colaboradores que possuem essa flexibilidade;

- Afastamento preventivo dos colaboradores que retornaram de viagem ao exterior e para os que estão dentro do grupo de risco;

- Restringimos viagens corporativas.

- Treinamento da equipe de colaboradores além de enviar materiais diversos, tais como manuais, cartas, informativos e vídeos, para comunicar e orientar nossos colaboradores. Acesse o Guia de Perguntas e Respostas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enrico Vacaro, Gerente de Marketing da RL Higiene

Por amor e respeito à vida, nossas soluções de higiene e limpeza promovem a saúde e o bem-estar das pessoas e contribuem para um mundo mais sustentável. O texto, redigido há cinco anos, sintetiza a missão da Rl Higiene. Nesse período, grande parte da nossa comunicação tem sido direcionada para enfatizar que Limpeza e Saúde são valores inseparáveis e interdependentes. A segunda não pode existir plenamente sem a primeira.

O advento do coronavírus referenda nossas convicções profissionais. Conceitos nos quais trabalhamos incansavelmente há anos - como a necessidade da assepsia correta de mãos e superfícies - passaram a ser assunto central de noticiários e conversas cotidianas.

Temos consciência de que nosso trabalho é mais importante do que nunca, e estamos atuando para que não faltem aos clientes nem produtos nem informações. As entregas seguem feitas normalmente e nossos profissionais estão a postos para informar sobre métodos, produtos e procedimentos de limpeza, ajudando na tomada de decisões.

Atendimento remoto, porém ativo! Nosso sistema operacional foi adaptado para que os colaboradores possam trabalhar remotamente, salvo raríssimas exceções. Juntos, estamos pouco a pouco descobrindo as melhores maneiras de manter as rotinas à distância.

Produtos? Fique tranquilo! O estoque de produtos em geral está abastecido para uma demanda maior. Já os produtos críticos, como álcool-gel e alguns sanitizantes, escasseiam, o que nos obriga a racionar sua distribuição. Nossos clientes terão a preferência na compra, subordinada à prioridade dos segmentos de saúde, de fabricação de alimentos e de remédios, nessa ordem. Não atenderemos pedidos de novos clientes para esses produtos.

Mas a imunidade não vem só do álcool-gel. É importante reforçar que a melhor assepsia para evitar o contágio continua sendo o ato de lavar as mãos com frequência e método, e para isso o combo água + sabonete + papel-toalha é imbatível. Se incorporado com a mesma seriedade na rotina pós-crise, o hábito pode ajudar a combater uma série de doenças corriqueiras, disseminadas pelas mãos ou pelo contato com superfícies contaminadas.

Informação para profissionais. A informação correta é fundamental neste momento.. Ciente disso, a RL reformulou seu site e agregou uma coletânea de conteúdos relevantes orientados para ajudar os profissionais da área de facilities a superar a crise que vivemos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Maurício Almendro, Diretor da Divisão Saúde do Grupo Verzani & Sandrini

Tão logo tomou conhecimento da gravidade da situação, a Verzani & Sandrini prontamente deu andamento a estratégias previamente concebidas para atuação em momentos de crise. É importante dizer que, embora nossa sociedade tenha sido pega de surpresa por essa pandemia, a qualidade e eficiência dos processos de limpeza estão diretamente relacionadas ao que pode desencadear ou interromper a transmissão da doença - e, por isso, têm absolutamente tudo a ver com o que fazemos e empreendemos no nosso dia a dia.

Não à toa, para cada um de nós, do Grupo V&S, está claro que, neste cenário, somos protagonistas; que desempenharemos papel fundamental na luta que levará à contenção da proliferação. Assim sendo, ao passo em que ninguém poderia imaginar ou prever o avanço do Coronavírus, por sermos especialistas na área de limpeza, dispomos de protocolos previamente desenvolvidos, ajustados e testados na desinfecção de ambientes e na eliminação de potenciais focos de contaminação das mais diversas doenças virais - um conhecimento que, num momento como este que estamos atravessando, mostra-se não só essencial, mas decisivo.

O que quero dizer com isso é que, para além das medidas que vou listar na sequência, nós já dispomos de todo o know-how necessário a essa luta. Os produtos, tecnologias e procedimentos mais eficazes do mundo - e cujos resultados são comprovados no extermínio da família do Coronavírus - já estão em nossas mãos, assim como os profissionais treinamentos e habilitados à utilização desses recursos. A nossa grande missão, portanto, é assegurar que esse trabalho continue a ser extensivamente aplicado em prol dos resultados desejados, ou seja, na erradicação da doença que se espalha pelo mundo.

Dito isso, listo, a seguir, as ações tomadas e que permanecem em andamento nas unidades de negócio e na operação do Grupo:

1. Instalação de um Comitê Corporativo de Crise, composto por representantes de todos os departamentos da empresa;

2. Divulgação de protocolo oficial de contingência, com disponibilização de uma linha 0800 para todos os colaboradores;

3. Campanha maciça de conscientização sobre a pandemia e seus efeitos voltada tanto às bases administrativas, como à operação;

4. Intensificação dos treinamentos técnicos através de videoaulas, material impresso e formação de lideranças multiplicadoras;

5. Confirmação de garantia de abastecimento de produtos indispensáveis com nossa cadeia de fornecedores;

6. Reestruturação da política de relacionamento com clientes para adequação das demandas e atendimento de necessidades especiais;

7. Recrutamento emergencial para formação de banco de profissionais para contratação imediata;

8. Revisão de processos internos com foco na minimização do contato entre colaboradores: viagens e reuniões suspensas, home office etc.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Renata Dutra, Diretora Comercial da Vivante

O Brasil e o mundo vivem um momento complicadíssimo, e não sabemos quando e como vai acabar. A Vivante vem trabalhado várias frentes no sentido de cuidar dos seus 6.000 colaboradores e apoiar mais de 200 clientes. Estamos utilizando diariamente diversos canais de comunicação para orientar sobre a prevenção e os cuidados que devem ser tomados em relação ao novo coronavírus.

A sede e escritórios regionais estão trabalhando em home office, e o grande desafio tem sido atender as necessidades dos clientes de forma que cause o menor impacto social e financeiro possível.

A Vivante se estruturou rapidamente e se preparou tecnicamente  para atender demandas spots de limpeza e descontaminação de ambientes, e assim a  procura desses serviços tem crescido substancialmente. Por outro lado, alguns segmentos que atuamos estão sofrendo muito, tais como: Shopping Centers  e Cias Aéreas, onde estão ocorrendo reduções drásticas das equipes e, em contrapartida, temos o segmento de saúde que vem demandando reforço nas equipes. O grande desafio tem sido equacionar esta situação.

Comentário(s):

Antonio Feltes - [email protected]
Excelentes medidas e propostas de atuação. Haveremos de falar muito ainda sobre o corona virus, tamanho o impacto que causou no Planeta e em todas as atividades pensadas. Nesse momento digo que é um chamado, uma "cutucada" importante para pensarmos em estabelecer novos protocolos de higienização para toda uma sociedade, mudança de hábitos e práticas diárias pelas suas empresas de higienização. Também, uma nova janela se apresenta para mostrar à sociedade, da importância em ter espaços mais bem higienizados e esse me parece ser um ponto especial para esse mercado, que exigirá novos equipamentos, produtos químicos, procedimentos para assegurar mais saúde nos ambientes corporativos, residenciais e sociais. Um susto inicial e ainda, mas uma oportunidade salutar pra todos. Nosso abraço às equipes de suas empresas pelo esforço na manutenção das atividades.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP