Nos dias 11 e 12 de março, o 3º INFRA FM Shoppings movimentou a capital paulista ao reunir cerca de 140 gestores de infraestrutura e serviços de ambientes de varejo.
São profissionais de empreendimentos como: Shopping Penha, Minas Shopping, Passo Fundo Shopping, Grupo Bimbo, Shopping Rio Claro, Shopping Vitória, Pátio Limeira Shopping, Shopping Pátio Paulista, Shopping Parque da Cidade, Shopping Pelotas, Shopping Praça da Moça, Goiabeiras Shopping, Mercado Livre, Tietê Plaza Shopping, Shopping ABC, Shopping Jaraguá, Farol Shopping, Shopping Tivoli e muitos outros.
Conhecer as principais tendências do setor e técnicas que mudam para melhor a experiência no cliente; discutir a convivência saudável entre tecnologia, privacidade e proteção de dados em shoppings; ter acesso a ferramentas para planejar e controlar uma segurança integrada; discutir tecnologias de última geração para eficiência energética e tratamento e reúso de água foram alguns dos pontos-altos do encontro, que também ofereceu a chance de ficar por dentro dos diferenciais de gestão do Shopping Parque da Cidade.
Os congressistas ainda participaram das visitas técnicas a empreendimentos que são referência em gestão competitiva: Shopping Center Norte, Parque D. Pedro Shopping e Shopping Light.
Confira a seguir alguns destaques das palestras e o depoimento de quem esteve lá!
"Meu propósito de vida é transformar e impactar pessoas positivamente por onde eu passo. Conectar o facility manager em todos os lugares, o tempo todo, com informação relevante e de qualidade". Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM
"Quem usar esse binômio 'tecnologia e afeto' sai na frente. O papel do FM nos shopping centers é valorizar o tempo do cliente, com segurança. É necessário oferecer uma experiência memorável". Manoel Carlos Junior, Consultor da Experiencialize!
"Percepção de valor é o que mais impacta na satisfação do cliente. E mais satisfação é gerar lealdade". Rhuann Destro, Gerente de Marketing Corporativo da Gazit Brasil
"O shopping trabalha com reconhecimento facial, com criança, estacionamento, ou seja: tem várias oportunidades e situações em que o ambiente interage com pessoas e com seus dados". Ênio Klein, CEO e CMO da Doxa Advisers
"Segurança competitiva depende ter o foco no todo, sem deixar de entender qual é o seu negócio. É lançar mão de uma cadeia de valor que inclui: experiência no negócio; agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta frente às ocorrências; racionalização e otimização dos recursos; uso de tecnologias como ferramenta de evolução constante; comprometimento com SLAs; e aprendizado contínuo". Edvilson Leite, Gerente de Segurança do Shopping Metrô Itaquera
"Quando falamos em segurança, é importante trazer novos conceitos. E um deles é o Vulka, conceito militar usado pelos EUA na década de 1990, e que depois dos anos 2000 veio para o mundo corporativo". Adauto Lopes, Diretor de Segurança e Riscos da SegOne
"Nossa gestão operacional tem diretrizes baseadas em um forte Projeto de Sustentabilidade que contempla olhar para dentro da edificação, mas sobretudo ser exemplo de melhores práticas para lojistas, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e visitantes. Várias ações são colocadas em prática. Alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes é uma delas, além de reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; e garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável. É preciso lembrar: um edifício inteligente perde 50% de sua eficiência sem uma operação bem feita". Raul Menezes, Gerente de Operações do Shopping Parque da Cidade
"A Cogeração - produção simultânea e sequenciada de, pelo menos, duas formas de energia (elétrica e térmica) a partir de uma fonte primária de energia (gás natural) - oferece muitas vantagens, como: energia de melhor qualidade, oferta de utilidades energéticas, confiabilidade operacional e eficiência energética. Também apresenta benefícios ao meio ambiente pela geração customizada de energia elétrica e térmica no local de consumo; instalação localizada no 'site de produção' e menor impacto/melhor distribuição espacial". Ronaldo Andreos, Consultor de Negócios da Comgás
"A tecnologia OPV (filme fotovoltaico orgânico) é algo que pode transformar positivamente tanto as cidades quanto edificações em geral a exemplo dos shoppings com relação à eficiência energética. Além de muito leves os paineis são flexíveis, podendo ser aplicados em estruturas curvas, fachadas de vidro, incorporados ao mobiliário urbano etc. O conforto térmico comprovado é outra vantagem; há casos em que a temperatura do ambiente foi reduzida em 5,2oC". Filipe Ivo, Diretor de Novos Negócios da Sunew
"O reúso da água em shopping centers depende dos seguintes fatores: uma análise de viabilidade técnica (soluções compatíveis com a infraestrutura existente) e análise de viabilidade econômica (custo por m³ inferior ao de água potável). Neste último, por exemplo, o CAPEX para ETEs é representativo". Diogo Fonseca Carbonari de Almeida, Sócio-diretor da ShareWater
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS DE QUEM ESTEVE LÁ!
Priscilla Alves, Gerente de Operações do Shopping Penha
Raquel Pereira Silva, Arquiteta do Minas Shopping
João Paulo Rodrigues, Gerente Operacional do Farol Shopping
Afonso Lobato, Gerente de Operações do Shopping Pátio Belém
Lincoln Santos Ferreira, Líder de Manutenção do Tivolli Shopping
Equipe de Produção: Erica Marcondes, Fabio Pinfildi, Larissa Gregorutti e Marcela Moraes
Fotos: Koi Films