Condor
 

Cuidados necessários com a rede elétrica em casos de umidade

Engenheiro aponta cuidados essenciais antes de conectar aparelhos às tomadas após alagamentos e outras situações de umidade

Durante o período de chuvas fortes e alagamentos pela cidade, um cuidado que muitas vezes passa despercebido é a umidade na rede elétrica de estabelecimentos comerciais, prédios e residências. É importante ficar atento antes de conectar novamente aparelhos domésticos e eletrônicos à tomada. O engenheiro da Instrutherm, Cristiano Mollica, aponta medidas essenciais para resguardar as instalações e equipamentos.

Em caso de enchente, por exemplo, a primeira prática é desligar a chave geral do quadro de energia e todos os equipamentos da tomada, para evitar curto-circuito. Além de encontrar um lugar no alto para que possa acomodar os produtos e evitar o contato com água, o que também pode danificar. 

Após a água escoar completamente do ambiente, o engenheiro orienta para nunca ligar imediatamente os aparelhos. A rede elétrica precisa ser vistoriada, e certificada de que todas as tomadas e interruptores estejam totalmente secos. "É importante certificar-se de que todas as tubulações estejam secas e, em muitos casos, é necessário solicitar o auxílio de um profissional especializado para ter essa garantia, evitando ainda mais prejuízos", comenta Mollica. 

O engenheiro ressalta que, "caso estejam com água e não seja possível secar, é imprescindível esperar que seque naturalmente, mesmo que isso leve um tempo longo. Religar a energia com água nas tubulações é extremamente perigoso, podendo inclusive ocasionar choques graves. Por isso, se tiver dúvidas, procure por um eletricista de confiança", explica Mollica.  

Alguns aparelhos de medição profissionais contribuem para que eletricistas, engenheiros e até arquitetos confiram as condições da rede elétrica. Mas também é possível identificar se as tomadas estão energizadas utilizando equipamentos mais simples de manuseio. Há diversas opções que compõem as linhas de multímetros e detectores de tensão, por exemplo, que podem atender aos diferentes perfis de usuários.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP