A limpeza que nunca dorme

Como funciona o processo de higienização em ambientes de ampla circulação no período das férias
Um ambiente limpo e seguro exige um processo de limpeza eficaz e sustentável. No período de férias, espaços de lazer e entretenimento, como shopping centers, hotéis, cinemas e teatros tendem a atrair um número maior de pessoas e, devido a essa movimentação, parte do processo de limpeza precisa ser realizado em períodos não convencionais. Afinal, a limpeza é premissa básica para a garantia de uma boa experiência para o cliente.

Segundo Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), são necessárias equipes para atuar em diversos horários, com demandas específicas de trabalho, de acordo com o local, tamanho, superfícies a serem limpas e o tipo de sujidade a ser removida.

A contratação de empresas especializadas para realização de serviços de limpeza profissional é um ótimo investimento, pois as equipes são treinadas para utilizarem os melhores procedimentos, equipamentos e produtos.

Em grandes centros de compras, por exemplo, é comum se deparar com profissionais de limpeza em horário comercial utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), produtos químicos, máquinas e acessórios específicos para a higienização, principalmente em banheiros e praças de alimentação que requerem agilidade e eficiência. Por sua vez, itens como pisos, vitrines e paredes necessitam ser higienizados de forma bem planejada, de preferência à noite, quando o espaço está fechado, sem o tráfego de usuários, aponta Nathalia.

Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Abralimp

Da mesma forma, gestores de hotéis precisam estar atentos à conservação dos espaços coletivos como recepção, área externa de piscina, corredores e elevadores. Na higienização das cozinhas industriais, é fundamental usar produtos químicos de limpeza que atendem a todas as regulamentações legais da vigilância sanitária.

Uma das principais preocupações dos administradores das salas de cinemas e teatro, por sua vez, está relacionada com as tradicionais guloseimas. No caso dos chicletes, muitas vezes deixados pelos frequentadores, é comum encontrá-los grudados sobre o carpete ou em poltronas, exigindo uma raspagem manual com espátula. Já a pipoca e o refrigerante pedem atenção especial pelo potencial de sujidade, uma vez que podem engordurar carpetes e poltronas.  Além disso, há a produção de lixo pelo consumidor em todos esses locais.

É neste sentido que entram em cena as empresas especializadas e os equipamentos para uso profissional, como aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, lavadoras de piso, sopradoras, carrinhos funcionais e uma série de produtos que o cliente não vê, mas que garantem o conforto, higiene e um ambiente saudável enquanto aproveita as férias.

 Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP