Jardim Mecânico: o bairro sustentável que será erguido em Paris

Projeto de cinco hectares será construído na zona ferroviária Gare du Nord; obra deve ficar pronta em 2024

Notícia publicada em 16 de outubro de 2019


Paris está em uma onda sustentável. Além dos maiores monumentos da cidade ganharem novos parques ao seu redor, uma nova obra promete reformular completamente uma zona ferroviária até 2024. A zona ferroviária Gare du Nord, região no 18º arrondissement de Paris, vai virar um novo bairro sustentável de 50 mil m².

Quem assina o projeto vencedor do concurso é o escritório dinamarquês SLA, em parceria com os franceses Biecher Architectes. O chamado 'Jardin Mécano' (jardim mecânico) ficará às margens da ferrovia de Ordener-Poissonniers e vai transformar os depósitos ferroviários da região em um ecossistema urbano de uso misto e aberto ao público ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio industrial da região. O espaço vai contemplar casas para 1.000 novos moradores além de 36,5 mil m² destinados a arte, gastronomia e tecnologia.



As áreas públicas incluem uma escola, uma faculdade de design, escritórios, incubadoras de novas empresas de design industrial, um cinema, um teatro, uma praça gastronômica, um centro comercial e fazendas urbanas. Todas as soluções de mobilidade vão priorizar pedestres e bicicletas.





Os prédios se mesclam a enormes jardins, criando uma abundância de espaços públicos voltados a aumentar a qualidade de vida dos habitantes da região. As áreas verdes recebem anfiteatros para apresentações ao vivo e restaurantes abertos. Para constituir a identidade férrea da área, o projeto integra elementos como trilhos de trem e sinais ferroviários.



Os 10 mil m² de área verde também têm a intenção de melhorar o microclima local, fazendo do bairro um espaço mais agradável. As construções terão baixa pegada de carbono e vão otimizar o uso da luz solar e do vento, tudo para reduzir o consumo de energia e de materiais. Segundo os arquitetos, o projeto tem como intenção fazer nascer um novo bairro a partir do solo parisiense existente.

"O projeto Ordener-Poissonniers será um presente generoso para a cidade de Paris. Na transformação da antiga ferrovia pós-industrial, focamos especialmente nos valores e qualidades que queremos que o novo empreendimento devolva ao bairro", afirmam Rasmus Astrup, sócio da SLA, no memorial do projeto.

O início das obras se dá ainda em 2019, e a previsão de conclusão do projeto é 2024.

Fonte: Gazeta do Povo

Fotos: Divulgação SLA

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP