Black Friday - Congresso 2025
 

Liberdade a favor do trabalho colaborativo

Nova sede do C6 Bank tem projeto inspirado nos coworkings para estimular a criatividade e a interação

Notícia publicada em 24 de setembro de 2019


Liberdade a favor do trabalho colaborativo é o conceito da sede do C6 Bank, assinada pela Perkins and Will e implantada pela Athié Wohnrath. Foi idealizado um escritório moderno, flexível e fun em um edifício de oito andares e 8.000m² na Av. 9 de Julho, em São Paulo.  Desenvolvido simultaneamente ao próprio C6 Bank, o projeto incorpora os valores de inovação, bom humor, liberdade e ética da empresa.

"O processo de criação foi interessante e desafiador, realizado a quatro mãos com o cliente", conta o arquiteto Fernando Vidal, Managing Director do estúdio São Paulo da Perkins and Will.  A ocupação total do edifício foi fundamental para disseminar a cultura empresarial no projeto arquitetônico. "A interação com o banco começa já no térreo, onde há uma grande recepção e uma arena externa para eventos. No subsolo, os colaboradores contam com um bicicletário e vestiário", explica a arquiteta Danielle Superti, Project Manager da Perkins and Will.

"Participar da efetivação de um sonho. Foi com este objetivo que a A|W assumiu a obra da nova casa do C6 Bank. Com uma proposta inspiradora, de usar o carbono (C6) como base do escritório, a obra preza pelos mesmos preceitos do banco: integração, flexibilidade e ética. O carbono pode se apresentar na transparência de um diamante ou na opacidade do grafite. Essa versatilidade está no DNA do novo banco que nasce para dar vida a uma nova forma de usar o seu banco", destaca Sérgio Athié, Arquiteto e Sócio-diretor da Athié Wohnrath.

Conhecendo os espaços

Destinado a um hub de startups, o 1º andar tem conceito de coworking, proporcionando liberdade de escolha do local de trabalho com mobiliários modulares e áreas para reuniões informais. O pavimento tem acesso independente por meio de uma escada na parte externa.  

A atmosfera colaborativa permeia o restante do prédio. Do 2º ao 6º andar, grandes mesas e estações de trabalho não endereçadas acomodam os colaboradores. Nas varandas, bancos e nichos oferecem locais para reuniões informais ou atividades que exijam mais concentração, fora da movimentação do escritório. O 7º andar abriga recepção e salas de reunião para clientes. "Neste pavimento, divisórias de vidro polarizado dão a opção de fechá-las para reuniões mais reservadas", explica Vidal.  

Finalmente, o 8º pavimento tem um auditório em formato de arena, com arquibancadas e mobiliário flexível para se adaptar a diversos usos. Um amplo e bem iluminado rooftop, com churrasqueira e choppeira, recebe eventos da empresa e confraternizações, e disponibiliza bancos e balcões para trabalhar ao ar livre. Uma área de descompressão disponibiliza mesas de jogos, televisão e uma grande cafeteria. "A ideia é oferecer serviços que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, estimulando a criatividade e, consequentemente, a produtividade", conta Vidal.  

Premissa fundamental do banco, a integração entre pessoas é estimulada em diversos detalhes do projeto. "Posicionamos pequenas cafeterias em pavimentos intercalados para estimular a circulação e, consequentemente, incentivar a interação entre colaboradores alocados em andares diferentes", explica Vidal.  Vidal conta que a referência à inovação e criatividade também está nos materiais utilizados no projeto. "Aplicamos revestimentos que aludem à fibra do carbono, elemento escolhido para representar o C6 Bank por sua modernidade e flexibilidade. Assim, criamos uma atmosfera mais contemporânea e tecnológica", conta. Formas e linhas orgânicas contribuem com o conceito.  O resultado final é um escritório acolhedor e flexível, que estimula as relações humanas e criação em conjunto por meio da liberdade de uso dos espaços.

ASSISTA AO VÍDEO PARA CONHECER MAIS DO PROJETO.

Fotos: Divulgação Perkins and Will

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP