Notícia publicada em 27 de maio de 2019
A Carrier - especialista no fornecimento de tecnologias inovadoras de HVAC, refrigeração, incêndio, segurança e automação predial - anunciou que sua sede mundial, o Centro de Edifícios Inteligentes da UTC, é o primeiro edifício comercial da Flórida a receber a certificação LEED® Platinum. A classificação, a mais alta designação, foi concedida por conta do rigoroso programa de construção ecológica versão 4 do Selo LEED® do Green BuildingCouncil® dos EUA.
A Carrier é uma unidade da United Technologies Corp. "Ganhar a certificação LEED® Platinum é uma conquista significativa, já que a sustentabilidade é um valor essencial de nossa organização e de nosso portfólio de produtos", disse Bob McDonough, presidente da Carrier.
"Projetamos o Centrode Edifícios Inteligentes da UTC para superar os limites em projeto de construção sustentável e fornecer aos nossos funcionários e clientes um modelo que demonstra o que é possível quando as melhores tecnologias da Carrier são implementadas em construções ecológicas. Ganhar o Selo LEED Platinum é um testemunho do que pode ser conquistado quando tecnologias avançadas de construção se somam ao design de edifícios inteligentes", reforçou McDonough.
O primeiro edifício da Carrier foi projetado como um case real sobre o que é possível obter por meio da integração da tecnologia para aumentar a eficiência, proteger pessoas e propriedades e aprimorar a experiência dos ocupantes. Além de apoiar a certificação LEED Platinum, as inovações presentes nos produtos da Carrier também fornecem um modelo escalável e que pode ser reproduzido para outros projetos de construções verdes. Exemplos de integrações e soluções sustentáveis incluem:
- O sistema de gerenciamento predial pode usar dados de ocupação para auto-ajustar o fluxo de ar e as temperaturas dos sistemas de HVAC Carrier para conforto e eficiência ideais.
- Os chillers AquaEdge 23XRV da Carrier operam em uma configuração em série contrafluxo e são continuamente monitorados para garantir melhor desempenho, maior eficiência e identificação proativa de problemas.
Outro benefício gerado pela certificação LEED é a produtividade e o bem-estar dos funcionários que utilizam a construção. O Centro de Edifícios Inteligentes da UTC foi projetado para atender aos padrões COGfx - especificações de qualidade do ar interior definidas por pesquisadores da Universidade de Harvard para pontuar os testes de função cognitiva de ocupantes em comparação com um ambiente de construção convencional.
A liderança em sustentabilidade da Carrier teve início em 1993, quando colaborou com o lançamento do Green Building Council, tornando-se a primeira empresa a unir-se à organização. A certificação LEED Platinum de sua sede global é um reflexo deste compromisso contínuo com a sustentabilidade. "As tecnologias inovadoras encontradas no Centro de Edifícios Inteligentes da UTC são um exemplo inspirador para futuros edifícios sustentáveis na Flórida e outras partes do mundo", disse Mahesh Ramanujam, presidente e CEO do Green Building Council e Green Business Certification Inc. "E a Carrier continua a ser um valioso membro para a nossa organização, abrindo caminho para um futuro onde os edifícios possam coexistir harmoniosamente com o meio ambiente", conclui.
Em apenas um ano de existência o Centro de Edifícios Inteligentes da UTC já recebeu mais de 15.000 visitantes do mundo inteiro, entre eles, alguns convidados da Midea Carrier Brasil, que foram recepcionados pelo Coordenador de Engenharia de Aplicação, Cristiano Brasil, e pelo Gerente Nacional Building, Systems & Service, Georges Ghanem. "Neste prédio tivemos a oportunidade de verificar as instalações com as mais avançadas tecnologias do mercado e disponibilizadas pelas empresas do Grupo UTC. Em particular, nos sistemas de ar condicionado e automação comprovamos a aplicação de equipamentos e soluções que disponibilizamos para o mercado brasileiro e até implementado em diversos empreendimentos no Brasil. Isso nos orgulha por termos certeza que estamos em sintonia e provendo ao nosso mercado o que há de melhor em inovação", disse Georges Ghanem.
Foto: Divulgação