Notícia publicada em 20 de março de 2019
Por Léa Lobo
Buscar entender cada vez mais as necessidades dos contratantes dos diversos serviços que compõem o escopo de Facility Management e difundir essas informações de maneira estratégica para que os profissionais da área tenham referências de mercado continua sendo uma das principais missões da revista INFRA. Por isso, no mês de fevereiro, fizemos uma pesquisa com nossos leitores denominada "Pesquisa INFRA 2019: Terceirização de Serviços no escopo do Facilities Management".
Nosso objetivo, além de entender o perfil dos contratantes de serviços terceirizados, é também compartilhar dados e informações que poderão ajudar o segmento a pensar melhor as estratégias da sua gestão.
Nossos respondentes, em sua grande maioria em cargos de facilities manager e/ou similares, têm em média 42 anos de idade, sendo que 59,01% deles trabalham em empresas de vários segmentos de atuação com menos de mil funcionários, e 40,99% em empresa com mais de 1.001 funcionários. Somado a isso temos gestores com um portfólio de até 20 mil m2 (52,09%) sob a sua gestão, sendo que acima de 20.001 m2 temos 31,94% dos gestores, e 15,97% com grandes plantas industriais/empresariais sob sua gestão.
Uma informação importante da pesquisa é que, quando perguntamos sobre o modelo de contratação da atividade de Facilities Management adotado pelas empresas, somente 8,33% são gerenciados por uma empresa terceira e 54,16% possuem um mix entre gestão própria e gestão terceirizada, enquanto que em 25,71% todos os serviços são executados por profissional CLT/Contratado. Ou seja, a atividade terceirizada de FM tem um grande mercado ainda a ser conquistado. Veja:
Questionados sobre os receios que têm em terceirizar, mesmo com a nova legislação da terceirização, 9,02% continuam com a apreensão de gerar vínculos trabalhistas, 14,58% de não ter controle sobre os serviços terceirizados, 31,25% com o desalinhamento de culturas e 45,15% de não obter um bom custo benefício. Esse último dado é um chamado aos fornecedores de serviços terceirizados a mostrar com mais clareza os reais benefícios que suas empresas têm a ofertar para os contratantes, incluindo aí a automação, com o objetivo de gerar maior confiança nos controles dos serviços prestados. Veja a sistematização:
Os respondentes da pesquisa, em sua grande maioria (68,05%), administram budgets de até R$ 15 milhões. 18,77% deles de R$ 15,1 a 50 milhões; 8,32% têm em suas mãos valores que superam a casa dos R$ 50 milhões até R$ 100 milhões; e 4,86% com budgets de mais de R$ 100 milhões/ano. Acompanhe:
Outro ponto alto da pesquisa é que 65,98% dos profissionais respondem em C-Level (presidentes e diretores); e 22,91% para gerência. Isso demonstra que a atividade vem ganhando relevância dentro das organizações empresariais. Os respondentes também estão em cargos relevantes, sendo 13,88% diretores, 32,63% gerentes, 53,49% em áreas de supervisão e coordenação. Outro ponto que reforça a importância do profissional de FM diz respeito ao processo de compras: 51,4% decidem; 47,22% especificam, indicam ou influenciam; e, somente, 1,38% não tem influência. Veja:
A pesquisa nos indica ainda as movimentações dos espaços de trabalho nos próximos meses de 2019, em que 43,75% planejam expandir os m2; 10,41% vão reduzir; 40,98% não terão nenhuma mudança no espaço atual; e 4,86% vão mudar de endereço. Enfim, uma boa notícia para as empresas e consultores que trabalham em arquitetura, projetos e real estate. Acompanhe:
Por fim, o leitor pode averiguar quais as atividades que fazem parte do escopo do FM estão sendo terceirizadas ou não e o que o mercado contratante pretende terceirizar ainda este ano.
SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DE FM
A Pesquisa de 2019 da INFRA, trouxe as médias abaixo:
Vale observar que, em maio de 2018, a revista INFRA divulgou uma entrevista com a Michael Page, em que os salários, em média, permanecem similares, conforme tabela abaixo:
Clique aqui para conferir a matéria completa de 2018, denominada "Você é um profissional híbrido?".