Congresso 2025 - Palestrantes Renomados
 

Arezzo&Co moderniza sistema de viagens e reembolsos

Ferramenta atende 650 funcionários e 49 lojas próprias, com ganhos de produtividade e economia de tempo

Notícia publicada em 14 de março de 2019


Arezzo&Co - empresa com 3 mil funcionários, líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil e dona das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Owme - implementou o SAP Concur Expense para gerenciamento do reembolso de despesas e prestação de contas de adiantamentos recebidos pelos colaboradores da empresa. A solução, adotada no início deste ano, está disponível, via aplicativo no celular ou plataforma web, para cerca de 650 colaboradores, espalhados por diversas regiões do país, sendo que 130 funcionários, principalmente dos times de vendas, usam a plataforma de forma contínua.

Bianca Valau, gestora global de Viagens da empresa, procurou as áreas de TI e de Transformação Digital da empresa para modernizar os processos de reembolso de viagens corporativas para melhorar a experiência dos viajantes, que vinham demandando por maior agilidade e menos burocracia nos processos de reembolsos. O principal objetivo era automatizar os processos e diminuir os prazos para recebimentos, que podiam chegar a até 20 dias, sem considerar riscos de extravios das notas fiscais originais, que precisavam ser enviadas pelos colaboradores, via correio, para a sede da empresa no Rio Grande do Sul. Outra demanda era diminuir o tempo da equipe envolvida, com os processos de reembolso, direcionando para outras atividades da área, com maior suporte aos objetivos de negócios da companhia.  

O projeto foi apresentado ao CFO da Arezzo&Co pela área de viagens e compras corporativas com o suporte do diretor de TI, Julio Baião, e pelo diretor-executivo de Transformação Digital, Mauricio Bastos, como um projeto para trazer agilidade e simplificação dos processos e apontou os ganhos considerando a economia de tempo e o reflexo na produtividade de todos os profissionais envolvidos, desde o colaborador na ponta, até o pagamento pelo departamento financeiro.

A partir da implementação, concluída no início de fevereiro, o tempo de reembolso diminuiu para até 5 dias em média, com forte economia de tempo de todas as áreas e profissionais envolvidos. "O grande benefício da adoção do SAP Concur foi permitir que eliminássemos alguns processos desnecessários, como o gestor ter que validar um reembolso de uma viagem que ele já tinha aprovado e despesas já previstas, como alimentação. Com a plataforma SAP Concur, se a despesa está coberta pela política de viagens da empresa, a aprovação é automática, mediante a apresentação dos comprovantes digitalizados usando o próprio aplicativo", explica Bianca.

A ferramenta SAP Concur Expense permite a digitalização e leitura dos comprovantes de despesas a partir do aplicativo para celular ou da plataforma web. Outro benefício é que a solução pode ser totalmente parametrizada com a política de viagens da empresa e já sinaliza qualquer incompatibilidade no processo no momento em que o funcionário solicita o reembolso. A empresa também incorporou no SAP Concur Expense o reembolso das 49 lojas próprias do grupo, que contam com uma verba administrativa para despesas de manutenção e gastos extras e que precisam prestar contas mensalmente. A empresa foi pioneira no Brasil na utilização da ferramenta SAP Concur para gerenciamento do fluxo de despesas extras nas lojas próprias.

A gestora também aponta a integração simplificada com os demais sistemas SAP adotados pela Arezzo&Co, incluindo o ERP e sistemas contábeis e também com momento de Transformação Digital pelo qual passa a empresa, como fatores importantes para o sucesso da implementação. "Tivemos um retorno muito positivo dos colaboradores, desde o piloto do projeto, com os funcionários nos procurando para utilizar o sistema, mesmo não integrando o grupo selecionado para participar desta etapa da implementação. Os profissionais envolvidos neste início contribuíram sobre a usabilidade da ferramenta e compartilharam insights positivos sobre a agilidade e simplicidade do novo processo", completa.

Para Valéria Soska, diretora geral da SAP Concur, "iniciativas como a da Arezzo&Co demonstram o potencial da digitalização de processos para ampliar a produtividade e permitir que os profissionais gastem menos tempo com tarefas repetitivas e dediquem mais energia para trazer resultados impactantes para os negócios".

Foto: Divulgação | Pixabay

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Visitas Técnicas

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP