Indústrias registram aumento de 224,74% no uso de placas solares

Ranking de quem mais instalou energia solar em 2018 no Brasil traz também os números de empresas, prédios, serviços públicos

Notícia publicada em 27 de fevereiro de 2019

Aproveitar a luz do sol para gerar a própria energia elétrica e economizar 95% do valor gasto com a conta de luz. Soa interessante, não é mesmo?

Pois isso já é possível no Brasil desde 2012, ano em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou o segmento de geração distribuída, no qual moradores produzem sua energia através de geradores próprios e podem trocar com a energia da rede da distribuidora.

Através de um sistema de créditos energéticos, a energia gerada durante o dia compensa o consumo da rede no período noturno, permitindo zerar o consumo da rede do imóvel e, ainda, utilizar os créditos excedentes em outros imóveis do mesmo titular.

Essa possibilidade veio como a solução para os brasileiros que pagam a quinta mais cara energia do mundo, e criaram uma enorme procura pela tecnologia e tudo sobre a energia solar como fonte de geração elétrica.

Com crescimento consecutivo a cada ano, hoje o segmento já engloba mais de 54 mil consumidores, devendo atingir um público de 886.700 deles até 2024, segundo projeção oficial da ANEEL.

E 2018 foi o melhor ano até agora, foram 32.023 novos sistemas instalados em todo o país e divididos entre todas as classes de consumidores, desde pequenas residências até grande indústrias.

Mas, entre todo o público da energia solar no país, os consumidores rurais foram os que mais instalaram a tecnologia em 2018, saltando de apenas 493 sistemas em 2017 para 1.916 ao final de 2018, um crescimento surpreendente de 288,64%.

Indústrias também apresentaram um grande aumento no uso das placas solares, subindo de 299 conexões para 971, crescimento de 224,74%.

As empresas, que em 2017 registraram 2.075, ficaram em terceiro lugar no ranking, com um aumento de 173,83% e chegando ao final do ano com 5.682.

Os consumidores residenciais, maior público da tecnologia no país, ficaram em quarto lugar com um crescimento de 118,66%, de 10.648 sistemas para 23.283 deles ao final de 2018.

Em um distante último lugar ficaram os prédios e serviços públicos, que subiram apenas 12,5%, de 152 sistemas para 171. Veja o gráfico do ranking completo:

Foto: Banco de Imagens | Pixabay

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP