Notícia publicada em 25 de fevereiro de 2019
A área de Facilities Management (FM) é focada na prestação de serviços de suporte para a organização que atende, integrando pessoas, lugares e processos com a intenção de melhorar a qualidade de vida e a produtividade do negócio. As atividades do profissional são diversificadas, por tanto, é necessário haver conhecimento de diversas áreas de atuação. Por conta de sua posição estratégica, cada vez mais o profissional desta área vem sendo cobrado quanto a sua qualificação, uma vez que a posição exige preparação de projetos consistentes e eficientes, em linha com as necessidades do mercado em que está inserido, além de atitude estratégica e competências específicas.
Dentro de uma empresa, esta área é responsável pelas atividades de suporte e infraestrutura. Neste sentido, uma formação específica traz ao profissional a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos mais abrangentes para uma gestão com maior eficiência e assertividade em alcançar os objetivos do negócio em que está inserido.
FM em ambientes de incertezas
A característica do planejamento estratégico dos Facilities Manegement nos ambientes de incertezas é simplesmente diferente do que se costuma fazer. Enquanto que que em ambientes saudáveis a área fica centrada em desenvolver ações de suporte, para situações adversas são estabelecidos conceitos chaves oportunos e apropriados que ajudam no dia-a-dia das organizações apoiando as ações dos gestores de facilities (FM). O FM Estratégico é baseado no planejamento, sendo um importante instrumento de gestão. Através dele que o FM e seu time estabelecem os parâmetros para direcionar as ações de infraestrutura e gestão de serviços, bem como a condução da liderança, assim como o controle das atividades. Estas ações ajudam o FM a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no Mercado e cumprindo, portanto, o seu papel estratégico dentro da organização.
Conhecendo o ambiente de negócios
Compreender o ambiente de negócios é o ponto mais importante para o FM, principalmente nos dias de hoje. É importante entender a forma como os negócios e a empresa estão posicionadas no mercado em que atua, e também em relação aos seus concorrentes. O market share e a rentabilidade também necessitam estar na visão do FM. Estes profissionais necessitam analisar as tendências e realizar suas próprias previsões econômicas. O resultado final da análise do ambiente de negócios é uma avaliação das forças externas que afetam uma empresa e os fatores que precisam ser abordados para enfrentar esses desafios do ambiente de negócios. Nos ambientes de incertezas, esta atenção se redobra em função do aumento das dificuldades e agentes externos. Fato, que esta análise se torna mais intensa e importante a fim de determinar cirurgicamente as ações necessárias de controle, gestão, monitoramento e correções de rumo, a fim de apoiar totalmente a estratégia dos negócios da organização.
Cenários de incertezas e mudanças de rumo
Se o cenário corporativo ou de mercado mudar, a organização deve estar preparada para adaptar-se ao novo ambiente, uma vez que predefiniu as métricas que acompanharão a nova direção estratégica. Atualmente é muito importante para a sobrevivência das organizações o gerenciamento dos facilities, pois o peso na gestão de custos é bem significativo em relação à receita líquida. Isto faz com que o compromisso do FM de monitorar o plano estratégico frente aos resultados, se torne extremamente importante para a sustentabilidade dos negócios. Permitirá ajustar as rotas e realinhar as ações estratégicas. A reorganização das ações criará caminhos estratégicos para diferentes cenários e estará pronta para executar medidas eficientes e eficazes.
O Facilities Management Estratégico exige força e compromisso do profissional para pensar fora da zona de conforto, percebendo as tendências e olhando para o futuro. A atenção se redobra. Importante que a alta administração das organizações tenha os FMs próximos. Mas também, é necessário que o especialista, e seu time, estejam capacitados e preparados para estas mudanças e suportar adequadamente as organizações. Enfim, para que haja uma gestão estratégica de facilities nas organizações nos ambientes de incertezas, é necessário que exista influência do FM no planejamento estratégico das organizações. Entretanto, a pessoa deve ter sempre uma postura proativa e comprometido com a visão de negócios da organização.
João De Lucca, National Director Real Estate & Facilities da Laureate Brasil e padrinho do programa de Certificate em Gestão de Facilities da BSP*
*Certificate em Gestão de Facilities
A partir do primeiro semestre de 2019 a BSP - Business School São Paulo, integrante da rede internacional de universidades Laureate, passará a oferecer o Certificate em Gestão de Facilities. Uma pós-graduação de aperfeiçoamento com duração de 180h, que busca desenvolver as competências técnicas necessárias para o desempenho de atividades correlatas com a profissão do aluno.
O Certificate em Gestão de Facilities prepara o gestor para o Gerenciamento de Facilidades; Gestão Financeira; Gestão de Contratos e Projetos; Manutenção Predial; Expansão e Gestão Imobiliária; e Gestão da Terceirização, necessária em alguns setores. O curso destina-se para profissionais com até 3 anos de formado ou em início de carreira que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre Gestão de Facilidades.
A oferta do Certificate em Gestão de Facilities será concentrada no campus Paulista 2, localizado na Rua Treze de Maio, 1266. Os interessados podem se inscrever gratuitamente para o processo de admissão pelo site www.bsp.edu.br.
BSP - Business School São Paulo
Certificate em Gestão de Facilities Inscrições: até 12/04
Valor da inscrição: gratuito
Mais informações pelos telefones: (11) 5095-5656 (São Paulo e demais localidades) ou pelo site www.bsp.edu.br