Black Friday - Congresso 2025
 

Parque Minhocão

Elevado Presidente João Goulart será desativado para dar lugar à parque suspenso com 17.500 metros quadrados de jardins

Notícia publicada em 22 de fevereiro de 2019


O Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, passará por uma transformação profunda a partir do segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21/2) pela Prefeitura de São Paulo, que prevê um investimento de R$ 38 milhões nesta primeira de três fases para a construção de um parque suspenso com 17.500 metros quadrados de jardins, além de floreiras e deques, dispostos em módulos pré-fabricados. O projeto é semelhante a vários outros pelo mundo inspirados no High Line em Nova York.

Rampas e acessos para prédios

Segundo divulgou o portal Terra, as obras não devem interromper todo o tráfego, mas precisarão de esquema especial. Serão construídos nove pontos de acesso, entre escadas e elevadores, e serviços para garantir a segurança dos pedestres do lugar, como mudanças nas grades laterais. A ideia é que, além de áreas verdes e bancos, os apartamentos de prédios vizinhos ao Minhocão possam construir passarelas os conectando ao elevado e, nesses imóveis, transformá-los em pontos comerciais, como bares e restaurantes.

A expectativa é que o primeiro trecho do parque (900 metros da pista, nos dois sentidos sobre a Avenida Amaral Gurgel, da Praça Roosevelt até o Largo do Arouche) fique pronto já no ano que vem.

Palcos móveis (em vermelho) para eventos ao ar livre

O Minhocão, que liga o centro à zona oeste de São Paulo, foi inaugurado em 1971, durante a ditadura militar, pelo então prefeito Paulo Maluf. A necessidade de desativá-lo foi determinada pelo Plano Diretor da cidade de 2016, criado na gestão de Fernando Haddad (PT).

Imagens: Projeções Lerner Arquitetos Associados/Divulgação

Com informações da Veja e Terra

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP