Black Friday - Congresso 2025
 

Lã de PET, utilizada em revestimento de paredes, é material inflamável?

Trisoft detalha a diferença entre espuma de Poliuretano (presente no incêndio da Boate Kiss) e o preenchimento de Lã de Poliéster

Notícia publicada em 19 de fevereiro de 2019

No dia 8 de fevereiro, dez atletas da base do time do Flamengo morreram em um incêndio ocasionado dentro do alojamento no Centro de Treinamento do clube. A Polícia Civil constatou através de uma análise preliminar que o fogo teve início a partir de um curto-circuito gerado no ar-condicionado e que pôde ser agravado através das amostras de espumas encontradas no local, utilizadas possivelmente no revestimento das paredes, configurando um provável uso do Poliuretano no revestimento do contêiner.

Especulações no mercado

Especialistas do setor apontam a espuma do Poliuretano como a grande vilã do acidente, por se tratar de um material altamente inflamável, capaz de liberar gases tóxicos através da queima da espuma. Segundo a Trisoft, maior empresa da América Latina em produção de itens derivados de fibras de garrafas PET e fabricante de produtos voltados para acústica arquitetônicaNos vídeos divulgados, os indícios de fumaça preta deixam dúvida quanto à presença dessa substância nas instalações, visto que o Poliuretano apresenta esse tipo de característica quando a espuma entra em combustão. Vale lembrar que há seis anos, em Santa Maria, município do Rio Grande do Sul, registrou 242 mortos no incêndio da Boate Kiss, que teve o Poliuretano considerado oprincipal causador da tragédia.

O mercado disponibiliza outras opções mais seguras e sustentáveis para o revestimento termoacústico de paredes, como por exemplo, a Lã de Pet, fabricada com lã de poliéster. Confira abaixo seus benefícios.

Lã de Poliéster

1) Conhecida como Lã de PET, é um material termoacústico fabricado a partir do reaproveitamento de garrafas PET, desenvolvida sem a necessidade de adicionar resinas ou água durante a fabricação no processo.

2) É a solução ecologicamente correta para o isolamento termoacústico, podendo, durante o processo de fabricação sofrer o acréscimo de outras fibras capazes de oferecer resistência ao fogo, ao impacto e a corrosão.

3) São materiais resistentes ao fogo, leves, hipoalergênicos, não proliferam fungos, bactérias ou mofo.

4) É 100% reciclável, preserva o meio ambiente, impede proliferação de fungos e bactérias, gera melhor custo-benefício, são fáceis de instalar e manter, autoextinguíveis (não propaga chamas), não leva resina em sua fabricação, dispensa o uso de EPI, é atóxica e também não se deteriora em contato com a água.

Foto: Divulgação Trisoft

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP