Black Friday - Congresso 2025
 

Jani-King completa 50 anos com planos de crescimento no Brasil

Presença consolidada em dez países, franquia de limpeza está no País há 28 anos e alinha estratégia para a ampliação da rede

Notícia publicada em 1 de fevereiro de 2019

A história é inspiradora como todos os cases de empreendedorismo de sucesso.

Tudo começou quando Jim Cavanaugh, um universitário de Oklahoma - Estados Unidos - conseguiu um emprego, num hotel, no turno da noite. O plantão era frequentemente preenchido por conversas com o encarregado da empresa de limpeza contratada que, muitas vezes, se queixava da falta de clientes.

Cavanaugh decidiu, então, vender os serviços da empresa em seus horários livres. Em pouco tempo, a empresa de limpeza não conseguia mais atender a tantos contratos. Cavanaugh reuniu um grupo de colegas e, à noite, munidos de baldes e vassouras, os universitários passaram a atender os clientes captados por ele. Menos de um ano depois, em 1968, ele fundava a Jani-King.

Ele já havia descoberto o potencial ilimitado de uma empresa de franquia de limpeza comercial, porém faltava um diferencial. A resposta veio no conceito pioneiro de garantia de negócios, o que significa que a Jani-King oferece uma base inicial de clientes ao seus franqueados, minimizando o risco do investimento.

A reação do mercado foi imediata e a marca se internacionalizou com máster-franquias e subsidiárias na Europa, Américas e Ásia. Ao completar 50 anos a visão empreendedora do universitário americano, tornou-se umas das mais respeitadas franquias de limpeza do mundo, cuja maior conquista é ter formado milhares de empresários que geram empregos e riqueza.

Ampliando a rede no Brasil - A Jani-King chegou ao país em 1991, como máster-franchise, tornando-se, posteriormente subsidiária da marca. A empresa vem mantendo crescimento constante do resultado na ordem de 10% nos últimos 5 anos e, em 2018, o faturamento médio, por franquia, chegou a R$ 185 mil/mês.

"Reestruturamos nossa operação focados no crescimento e fortalecimento de nossos 71 franqueados, nos últimos anos", conta Christian Rojas, diretor da Jani-King Brasil. "Esta estratégia incluiu a transformação digital que, hoje, oferece ferramentas para aferição imediata da satisfação de nossos clientes, coleta de dados em visitas técnicas e outras que aperfeiçoam nossos serviços, resultando em mais vendas".

Paralelamente a empresa se preparou para a ampliação da rede, aprimorando a prestação de serviço ao franqueado. "O mercado de limpeza, as práticas de gestão e a própria legislação tem mudado muito rapidamente. Manter nossos franqueados atualizados sempre foi nosso desafio que num país da dimensão do Brasil pode ser muito oneroso. Mas com investimento em tecnologia superamos este gargalo e hoje temos uma operação perfeitamente afinada, pronta para receber novos franqueados", diz Rojas.

Entre outras inovações, no novo modelo, foi criada uma plataforma exclusiva que armazena todos os manuais de procedimentos, materiais de vendas e marketing como propostas e apresentações que são constantemente ampliados e atualizados. As reciclagens e treinamentos também são disponibilizados, on line no formato de webinars.

"Com a nossa tradição e as novas ferramentas nosso objetivo e ampliar nossa rede. Buscamos, principalmente franqueados nas regiões sul e nordeste e no sudoeste, especificamente no Rio de Janeiro e em São Paulo", completa Rojas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP